Qual a diferença entre megacidade e cidade global de exemplos das duas *?

Qual a diferença entre megacidade e cidade global de exemplos das duas *?

Em nossa postagem de hoje vamos falar sobre a preparação para as questões de geografia para o Enem 2019. Vamos falar sobre alguns conceitos relacionados a cidades. O nosso objetivo de hoje é explicar a diferença entre metrópole, megalópole, megacidade e cidade global. Para isso, vamos explicar cada um destes conceitos, deixando clara a sua diferença.

Quando falamos em cidades, chamamos algumas de metrópoles, ou grandes cidades. Mas será que estamos utilizando os termos corretos? Após este artigo você será capaz de identificar cada uma destas cidades, utilizando os conceitos aqui apresentados. Vamos começar pela metrópole.

  • Metrópole
  • Megalópoles: Metrópole global ?
  • Megacidade
  • Cidade Global
    • Leia mais:

Quando falamos em uma metrópole, podemos considera-la uma “cidade matriz” capaz de oferecer recursos, serviços e bens para as cidades que estão ao seu redor. Sendo assim, podemos entender as metrópoles como as cidades de maior destaque no cenário nacional.

Ainda, podemos dividir as metrópoles de duas maneiras, que são as metrópoles regionais e as metrópoles nacionais. E isso está diretamente relacionado com a região de influência desta metrópole. Quando a cidade é de extrema importância para a região ao seu entorno, e exerce influência moderada no cenário nacional, podemos classificá-la como uma metrópole regional, como é o caso de Curitiba, por exemplo.

Qual a diferença entre megacidade e cidade global de exemplos das duas *?

Quando a cidade, além de extremamente importante para o seu entorno, possui também grande relevância nacional, podemos classifica-la como metrópole nacional, como é o caso da cidade do Rio de Janeiro e de Brasília.

A região que recebe influência direta de sua metrópole é denominada região metropolitana, e é formada pelas cidades que estão no entorno da metrópole.

Qual a diferença entre megacidade e cidade global de exemplos das duas *?

Megalópoles: Metrópole global ?

As megalópoles, por sua vez, podem ser classificadas com o encontro entre duas metrópoles nacionais, que são (como já deve ter sido imaginado) uma grande aglomeração urbana, onde a região metropolitana é influenciada diretamente por duas grandes metrópoles. Para entender a dimensão e importância de uma megalópole, podemos tratá-la como uma “metrópole global” pois é de fundamental importância para todo o mundo. Podemos destacar mundialmente as megalópoles:

  • Bos-Wash: Esta megalópole está localizada nos Estados Unidos, entre Boston e Washington DC. Esta megalópole envolve cidades importantíssimas, como Nova York, Baltimore e Filadélfia. Veja na imagem a seguir a dimensão desta megalópole.

Qual a diferença entre megacidade e cidade global de exemplos das duas *?

  • Londres-Birmingham-Manchester: Localizada na Inglaterra, esta megalópole é de fundamental importância econômica para a Inglaterra.
  • Tokaido: Localizada no Japão, e envolvendo cidades de grande importância, como Tokyo e Osaka.

No Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro caminham para formar uma megalópole, abrangendo as regiões metropolitanas das duas cidades por meio do Vale do Paraíba.

Megacidade

As megacidades não procuram avaliar a influência das cidades sobre o seu entorno, avaliando somente dados quantitativos. Por definição, as megacidades são cidades que apresentam um número de habitantes superior a 10 milhões. As megacidades estão normalmente presentes em grandes centros, que certamente também terão muita importância para o seu entorno. São Paulo é classificada como uma megacidade brasileira.

Cidade Global

Uma cidade global é entendida como uma cidade que agrupa grande poder decisório em uma escala global. Ou seja, são cidades sedes de grandes grupos multinacionais, ou centros que detêm grande quantidade de tecnologia e mão de obra especializada, ou ainda grandes centros de consultoria, marketing e telecomunicações. Desta maneira, são cidades detentoras de grande quantidade de decisões, focadas principalmente na tecnologia. Como exemplo, podemos citar a cidade de Nova York, como uma importante cidade global.

Desta maneira, estudamos a diferença entre estes quatro importantes conceitos de geografia. É importante compreender o que cada um dos termos significa, e também a sua importância para a realidade dos países, além de ser um assunto que ganha cada vez mais espaço nas provas do Enem!

Qual é a diferença entre megacidade e cidade global exemplos?

O conceito de megacidade é similar ao de uma cidade global, visto que ambas são cidades que possuem mais de 10 milhões de habitantes e um crescente grau de urbanização e de desenvolvimento. A diferença apontada pela autora Saskia Sassen é referente a hierarquia de importância geopolítica das cidades.

O que é uma cidade global de exemplos?

Correspondem assim, aos centros mundiais urbanos, culturais, financeiros, econômicos, políticos e industriais de maior desenvolvimento do mundo. Além disso, geralmente apresentam elevada densidade populacional e qualidade de vida, por exemplo, Nova Iorque, Londres, Paris e Tóquio.

Quais as principais diferenças entre megacidades e metrópoles globais?

Diferença entre Metrópole e Megalópole Enquanto a metrópole é uma grande cidade, a megalópole é a aglomeração de várias metrópoles. E essa aglomeração ocorre a partir do fenômeno da conurbação. Esse é o contexto dos aglomerados urbanos, de complexidade espacial e social.

Quais as cidades globais?

Cidades Globais do Grupo Alfa: Nova York (EUA), Londres (Inglaterra), Paris (França), Tóquio (Japão) etc. Cidades Globais do Grupo Beta: Madrid (Espanha), São Paulo (Brasil), Sidney (Austrália) etc. Cidades Globais do Grupo Gama: Roma (Itália), Rio de Janeiro (Brasil), Pequim (China) etc.