Qual a diferença entre sensação e percepção na psicologia

Sensação e Percepção from Nilson Dias Castelano

Diferença chave: As sensações são coisas em nosso ambiente que são registradas pelos cinco principais órgãos sensoriais. Sensação é o que vemos, ouvimos, cheiramos, saboreamos e sentimos. Percepção é como interpretamos essas sensações. A percepção nos ajuda a entender nossas sensações.

As palavras "sensação" e "percepção" estão inter-relacionadas, o que torna muito fácil misturar a definição das duas palavras. Sensação é essencialmente o "sentimento" que sentimos com nossos sentidos. Sensações são coisas em nosso meio que são registradas pelos cinco principais órgãos sensoriais. Sensação é o que vemos, ouvimos, cheiramos, saboreamos e sentimos. Percepção é como interpretamos essas sensações. A percepção nos ajuda a entender nossas sensações.

Dictionary.com define 'sensação' como:

  • A operação ou função dos sentidos; percepção ou consciência de estímulos através dos sentidos.
  • Uma condição mental ou sensação física resultante da estimulação de um órgão dos sentidos ou da mudança corporal interna, como frio ou dor.
  • Fisiologia. A faculdade de percepção de estímulos.
  • Um sentimento geral não diretamente atribuível a qualquer estímulo dado, como desconforto, ansiedade ou dúvida.
  • Um sentimento mental, especialmente um estado de sentimento animado.
  • Um estado de sentimento animado ou interesse causado entre várias pessoas ou em toda a comunidade, como por algum boato ou ocorrência.
  • Uma causa desse sentimento ou interesse: O novo filme brasileiro foi a sensação do festival de cinema.

Dictionary.com define 'percepção' como:

  • O ato ou faculdade de apreender por meio dos sentidos ou da mente; conhecimento; compreensão.
  • Reconhecimento ou apreciação imediata ou intuitiva, como de qualidades morais, psicológicas ou estéticas; discernimento; intuição; discernimento: um artista de percepção rara.
  • O resultado ou produto da percepção, distinto do ato de perceber; percepção.
  • Psicologia. Uma única consciência unificada derivou de processos sensoriais enquanto um estímulo está presente.

A principal diferença entre sensação e percepção é que as sensações são o processo passivo de trazer informações do mundo exterior para o corpo e para o cérebro. A percepção, por outro lado, é o processo ativo de selecionar, organizar e interpretar as informações trazidas ao cérebro pelos sentidos.

As sensações são passivas, no sentido de que não precisamos nos engajar conscientemente em um processo de "sensoriamento". É o que nossos sentidos fazem naturalmente e em todos os momentos. No entanto, a percepção é o que nosso cérebro faz ativamente: interpreta as sensações.

Sensação é o processo pelo qual nossos sentidos coletam informações e enviam para o cérebro. Os seres humanos são capazes de detectar uma grande quantidade de informações como em qualquer momento, como temperatura ambiente, brilho das luzes, alguém falando, um trem distante ou o cheiro de perfume. No entanto, devido a muita informação, nosso cérebro não interpreta tudo.

Por exemplo, se você estiver conversando com alguém, você pode não perceber que alguém acabou de entrar na sala, mesmo que você provavelmente tenha ouvido a porta rangendo e seus passos. É só que o seu cérebro não interpretou a informação e, portanto, você não percebeu a pessoa entrando. Devido a isso, a maior parte do nosso mundo não é percebida por nós. Os cientistas estimam que nós observamos 11.000.000 bits de informação por segundo. No entanto, nós interpretamos apenas 40 bits.

Além disso, a percepção pode ser moldada pelo aprendizado, memória e expectativa. Um exemplo disso e uma maneira fácil de distinguir entre sensação e percepção é que: Quando vemos um edifício de longe, parece pequeno. Quando caminhamos em direção ao prédio, parece ficar maior, pelo menos é o que nossos olhos vêem. No entanto, não exclamar, surpresos, que o prédio está crescendo ou que estamos encolhendo. É porque sabemos que o edifício é do mesmo tamanho que sempre foi, como estamos também, é apenas a nossa distância relativa do edifício que faz o edifício parecer assim.

Outro exemplo de percepção moldada pela aprendizagem, memória e expectativa é quando entramos em uma sala. Se alguma coisa está errada, ou se alguma coisa foi movida ou removida completamente, podemos dizer a diferença. Nossos olhos veem a sala e percebemos que algo é diferente de antes.

Qual a diferença de percepção e sensação?

A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.

O que é percepção segundo a psicologia?

A percepção é a habilidade para captar, processar e entender a informação que nossos sentidos recebem. É o processo cognitivo que permite interpretar o ambiente com os estímulos que recebemos através dos órgãos sensoriais.

O que vem primeiro a sensação ou a percepção?

A sensação depende do estímulo e da capacidade do indivíduo de captá-lo; a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmo estímulo (ou outros semelhantes) e que afetam a interpretação da sensação pelo cérebro.

Qual a importância da sensação e da percepção?

Qual a importância do estudo da sensação e percepção para se compreender melhor o comportamento humano? R: Traz a noção do ser humano como um processador de informações. As informações do meio externo são processadas em dois níveis: níveis da sensação e da percepção.

Toplist

Última postagem

Tag