Qual a Estrutura Conceitual para Elaboração e divulgação de relatório contábil

As sociedades cooperativas distribuem sobras diferentemente das demais sociedades, proporcional à produção/serviços prestados aos associados. Assim, há diferença de tratamento quando não atualiza monetariamente seu capital social, transferindo patrimônio de um para outro sócio. Para elimina-la, a Contabilidade deve adotar procedimentos alternativos que propomos neste trabalho, que não é definitivo, mas o tiro de partida.

Qual é a estrutura conceitual da Contabilidade?

A Estrutura Conceitual estabelece os conceitos que devem amparar tais estimativas, julgamentos e modelos. Os conceitos representam o objetivo que este Comitê de Pronunciamentos Contábeis e os elaboradores dos relatórios contábil-financeiros devem se empenhar em alcançar.

Como o relatório contábil é elaborado?

Geralmente, os relatórios são feitos mensalmente, trimestralmente ou anualmente — essa frequência varia de acordo com as normas estipuladas pelos estabelecimentos. Para que possam ser acessadas sempre que houver necessidade, essas informações podem ser impressas, ou permanecerem armazenadas em arquivos digitais.

Quais são as estruturas conceituais que as empresas devem observar nas práticas contábeis?

As quatro principais características qualitativas são: compreensibilidade, relevância, confiabilidade e comparabilidade.

São finalidades da estrutura conceitual da Contabilidade?

A finalidade desta Estrutura Conceitual é: (a) auxiliar o desenvolvimento das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) para que tenham base em conceitos consistentes; (b) auxiliar os responsáveis pela elaboração (preparadores) dos relatórios financeiros a desenvolver políticas contábeis consistentes quando nenhum ...