Qual a função da unidade central de processamento?

A CPU ou o processador é o “cérebro” de todo computador e celular do planeta: trata-se do componente responsável por executar todas as operações necessárias para o funcionamento do dispositivo. Sem ele, não dá para fazer muita coisa no seu aparelho. Entenda a seguir o que é CPU e como ela funciona.

  • Quem inventou o computador?
  • O que diz a Lei de Moore?
Qual a função da unidade central de processamento?
O que é CPU? (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

CPU é a sigla em inglês para Unidade Central de Processamento, o componente do computador que concentra todas as principais operações que permitem a seu PC, celular, tablet ou videogame a funcionar. Não é exagero, portanto, se referir à CPU como o “cérebro” desses dispositivos.

A estrutura básica de uma CPU é dividida entre três partes principais:

  • Unidade Lógica e Aritmética (ULA ou ALU): a encarregada de executar as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e operações lógicas de Álgebra Booleana (IF, AND e OR);
  • Unidade de Controle (UC): responsável por extrair dados da memória, decodifica-los e executa-los, consultado a ULA quando necessários;
  • Registradores: unidades de memória da CPU, as mais rápidas e consequentemente, as mais caras de sua categoria, sendo reservadas ao uso apenas em CPU, que dependem de velocidades de acesso altas.

Em suma, a CPU é a responsável por processar todas as principais operações de funcionamento de um computador. Por isso, ela é comumente chamada de processador.

Como o processador funciona?

Os processadores modernos funcionam com um oscilador a cristal, que utiliza o efeito piezoelétrico (emissão de tensão elétrica por pressão mecânica) para sincronizar e informar a medida de tempo de transferência de dados. Essa velocidade é medida em ciclos por segundo ou Hertz (Hz), sendo atribuída à velocidade do processador em si. Nós também costumamos chamar essa velocidade do processador de “clock”.

Quando um processador traz impresso nele um clock de 2 GHz, isso significa que ele transfere dados a uma velocidade de 2 bilhões de ciclos por segundo. No entanto, a potência do componente depende de outros fatores além do clock, como largura dos barramentos, a quantidade de memória cache, a arquitetura e etc.

Qual a função da unidade central de processamento?
Processador Core de 11ª geração (imagem: divulgação/Intel)

CPU não é o gabinete?

Não. Muita gente costuma chamar de “CPU” o gabinete dos desktops, onde estão contidos a placa-mãe, unidades de armazenamento e outros componentes. No entanto, o termo diz respeito tão somente ao processador, o componente mais importante de qualquer computador ou celular.

Com informações: Techopedia

computaçãoCPUProcessador

Definição - O que significa Unidade Central de Processamento (CPU)?

A unidade central de processamento (CPU) é a unidade que realiza a maior parte do processamento dentro de um computador. Para controlar as instruções e o fluxo de dados de e para outras partes do computador, a CPU depende muito de um chipset, que é um grupo de microchips localizado na placa-mãe.

A CPU possui dois componentes:

  • Unidade de controle: extrai instruções da memória e decodifica e as executa
  • Unidade lógica aritmética (ALU): lida com operações aritméticas e lógicas

Para funcionar corretamente, a CPU depende do relógio do sistema, memória, armazenamento secundário e barramentos de dados e endereço.

Este termo também é conhecido como processador central, microprocessador ou chip.

A CPU é o coração e o cérebro de um computador. Ele recebe entrada de dados, executa instruções e processa informações. Ele se comunica com dispositivos de entrada / saída (E / S), que enviam e recebem dados de e para a CPU. Além disso, a CPU possui um barramento interno para comunicação com a memória cache interna, denominada barramento traseiro. O barramento principal para transferência de dados de e para a CPU, memória, chipset e soquete AGP é chamado de barramento frontal.

A CPU contém unidades de memória interna, chamadas de registradores. Esses registros contêm dados, instruções, contadores e endereços usados ​​no processamento de informações da ALU.

Alguns computadores utilizam dois ou mais processadores. Eles consistem em CPUs físicas separadas, localizadas lado a lado na mesma placa ou em placas separadas. Cada CPU possui uma interface independente, cache separado e caminhos individuais para o barramento frontal do sistema. Vários processadores são ideais para tarefas paralelas intensivas que exigem multitarefa. CPUs multicore também são comuns, nas quais um único chip contém várias CPUs.

Qual é a função da unidade central de processamento?

A unidade central de processamento ou processador central tem por função executar os programas armazenados na memória principal, buscando cada instrução, interpretando-a e depois a executando.

Qual a função da unidade central de processamento UCP em um processador?

A função controle é exercida pelos componentes da UCP que se encarregam das atividades de busca (endereçamento/mapeamento), interpretação e controle da execução das instruções, bem como do controle da ação dos demais componentes do sistema de computação (habilitação) tais como memória, discos e barramentos.

O que significa a sigla CPU e qual sua função?

Para começar, é importante destacar que essa sigla se refere a Central Processing Unit, ou seja, Unidade de Central de Processamento, também conhecida como processador. Além disso, a CPU é simplesmente o item mais relevante de hardware que existe em seu computador.

Qual a finalidade da ULA e da UC?

Unidade de Controle (UC): busca instruções na MP e determina o tipo de cada instrução. Unidade Lógica e Aritmética (ULA): realiza um conjunto de operações necessárias à execução das instruções.