Qual a importância da agricultura e da domesticação de animais para a história da humanidade?

Não podemos dizer que a descoberta da agricultura foi um avanço que fatalmente determinou o abandono das antigas formas de obtenção dos alimentos.

Show

Qual a importância da agricultura e da domesticação de animais para a história da humanidade?
O domínio da agricultura significou o alcance de um ganho inquestionável?

Por Rainer Sousa

Durante muito tempo, os historiadores colocaram a coleta e a agricultura como duas experiências que marcam uma completa ruptura na civilização. Contudo, novas pesquisas apontam que essas duas atividades conviveram durante muito tempo na história do homem. A princípio, a agricultura ocupava uma função complementar na alimentação, sendo assim colocada como outra via de sobrevivência paralela à caça e a busca de frutos ou plantas.

Sendo assim, não podemos dizer que a descoberta da agricultura foi um avanço que fatalmente determinou o abandono das antigas formas de obtenção dos alimentos. Vale aqui destacar que a caça envolvia toda uma preparação onde os caçadores se encontravam promovendo a interação entre os grupos e o desenvolvimento de hábitos culturais diversos. Não é possível, assim, sugerir que a busca por alimentos se dava em função apenas da urgente necessidade de sobrevivência.

Só após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C., foi que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola. Com o passar do tempo, a vida sedentária permitiu que casas e povoados tivessem cada vez mais destaque entre as comunidades humanas. Ao mesmo tempo, as trocas comerciais e a domesticação de animais passavam também a incorporar a construção desse novo cotidiano responsável pelo aparecimento das primeiras civilizações.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observando essa nova realidade, muitos leigos e especialistas detectaram o alcance de uma melhora qualitativa no estilo de vida do homem. Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. A sobrevivência deixava de lado uma série de riscos para então se transformar em uma ação planejada com base na capacidade intelectual do homem.

Apesar de tais justificativas, existem aqueles que discordam desse ponto de vista ao acreditar que a opção pela agricultura foi uma das piores escolhas realizadas pela civilização. O biólogo Jared Diamod, por exemplo, acredita que a sedentarização pela agricultura minou o desenvolvimento do tom igualitário que permeava as sociedades coletoras. A agricultura seria a grande responsável pelo desmatamento, a superpopulação, os conflitos militares e a constituição das diferenças sociais.

Para muitos, é quase impossível imaginar a viabilidade da vida humana sem a utilização das técnicas agrícolas. Por outro lado, vemos que a atualidade tem a expressa preocupação em repensar os seus paradigmas de desenvolvimento e consumo. Não seria esse um indício de que a simples ampliação do domínio sobre a natureza não garante a sustentação da vida na Terra? Essa é uma resposta que apenas o futuro tem a competência de nos fornecer.

Por Rainer Gonçalves Sousa

Qual foi a importância da domesticação dos animais?

Sistema utilizado desde o período pré-histórico, a domesticação de plantas e animais consiste em adaptar e selecionar um grupo de seres vivos que possui características úteis para facilitar a vida dos humanos. ... Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos.

O que é a domesticação de animais?

A domesticação é um processo evolutivo no qual, através dos anos, muitas características do comportamento mudaram de um animal selvagem para um animal doméstico.

Quais as fases de domesticação?

Segundo Wilkens (1888) podemos distinguir duas fases de domesticação: 1 - Fase Primária - Também chamada de remota que ocorreu na Pré-história. 2 - Fase Secundária - Também chamada de recente já em plena civilização e diz respeito às espécies de menor importância. Ex: Abelha, pato, galinha, avestruz, faisão e coelho.

Quando o homem começou a domesticar os animais e por que fez isso?

Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados. Os cientistas apenas supõem como os cães e os humanos iniciaram sua aproximação.

Como ocorreu o processo de domesticação de plantas e animais?

Domesticação é o processo de adaptação de plantas e animais selvagens para uso humano. ... As plantas e os animais domesticados devem ser criados e cuidados por seres humanos. As espécies domesticadas não são selvagens. A domesticação é o processo de converter (animais, plantas, etc.)

Qual foi a primeira grande invenção da humanidade ligada à produção de alimentos?

Nascia a agricultura! Reza a lenda que foi um grupo de mulheres na Mesopotâmia, atual Oriente Médio, que iniciou a primeira forma de cultivo com trigo, há cerca de 12 mil anos. Selecionaram as melhores sementes, cavaram um buraco no chão, plantaram e observaram as sementes se desenvolverem em novos grãos. Voilà!

Em qual região do mundo começou a revolução agrícola?

Grã-Bretanha

Quando e como surgiu a agricultura?

A agricultura foi inventada várias vezes ao longo da história humana e em diferentes partes do mundo. Mas surgiu pela primeira vez – ou é o que os registros arqueológicos sustentam – em uma região apelidada de Crescente Fértil, uma área banhada por rios no Oriente Médio.

Como surgiu a agricultura e a pecuária?

A agricultura surgiu quando o ser humano deixou de ser nômade, no Período Neolítico, passando a domesticar animais. Com o tempo e diante do aumento da população, foi preciso aperfeiçoar as técnicas de produção. Na atualidade, grandes máquinas agrícolas dominam as fazendas bem organizadas e o gado vive em confinamento.

Qual foi a importância do surgimento da agricultura para a história do homem?

Historicamente a agricultura foi essencial no processo de fixação das comunidades humanas, sendo por meio dela que as civilizações se desenvolverem e a população cresceu.

Qual foi a importância da descoberta da agricultura para os seres humanos?

A descoberta da agricultura marca o fim do paleolítico e o início do neolítico, sendo um acontecimento que teve e tem uma importância essencial para o aparecimento e continuidade de civilizações. ... Até o início do neolítico, todas as populações humanas nas diferentes partes do mundo eram caçadoras e coletoras.

Qual é a importância da agricultura para a humanidade?

1 - A agricultura é de fundamental importância para a humanidade, visto que é através dela que são produzidos os alimentos e os produtos primários usados pelas indústrias. Interfere na ocupação e na organização do espaço devido à exploração do espaço.

Qual a importância da agricultura para o homem Neolitico?

A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.

Qual é a importância da agricultura para o país?

A agricultura é um setor econômico que influencia de forma muito significativa no desenvolvimento do Brasil. – gerar matérias-primas para fabricar álcool, e combustível alternativo brasileiro, e para favorecer as indústrias.

Porque a vida humana Transformou-se radicalmente no período neolítico?

Resposta: Pois por volta de 8000 a.C., homem começou a fabricar enxadas, foices, pilões e machados com pedras polidas. Em vez de apenas caçar, pescar e coletar, o ser humano começou também a plantar, a colher e a pastorear. E resumindo tudo, a vida humana transformou-se radicalmente. Espero ter ajudado !!

Qual a principal mudança que o período Neolítico trouxe na vida dos seres humanos?

Explicação: Com o domínio da pedra polida e de novas técnicas de agricultura e domesticação de animais, o período Neolítico transformou a sociedade. Neste último, o homem passou a tratar a pedra de forma diferenciada, além de dominar técnicas de agricultura. ..

Quais as principais mudanças do período Neolitico?

As principais transformações ocorridas no período Neolítico foram a descoberta da agricultura, criação de ferramentas mais sofisticadas, domínio de novas técnicas produtivas, maior controle sobre o fogo e o surgimento das primeiras cidades.

Quais foram as mudanças ocorridas no período neolítico?

Duas grandes mudanças ocorreram com a prática do cultivo de alimentos, a saber, a mudança do estilo de vida dos coletores e caçadores, antes nômades, para sedentários ou semi-sedentários, e o impacto que essa nova forma de vida teve na fertilidade tanto masculina quanto feminina.

Quais foram as mudanças que a agricultura provocou na vida dos seres humanos?

Outras consequências da agricultura de espécies muito produtivas são o nascimento da propriedade privada, o aumento da quantidade e qualidade dos utensílio, uma maior especialização dando origem a novos ofícios, o uso de roupas feitas de tecido e não apenas peles de animais.

Quais foram as principais consequências do desenvolvimento da agricultura?

O desmatamento, o aumento das emissões de gases-estufa, a contaminação das águas e do solo são problemas que impactam a atualidade, mas cuja origem se dá há algumas décadas, por ocasião da intensificação do processo de industrialização e a utilização irracional dos recursos naturais orientados para atividades agrícolas ...

Porque as técnicas agrícolas provocaram grandes transformações no modo de vida dos seres humanos?

As técnicas agrícolas mudaram o modo de vida dos seres humanos pois permitiram que eles cultivassem grandes quantidades de alimento, de modo que não mais precisavam se mudar de tempos em tempos em busca de recursos para garantir a sua subsistência, abandonado o modo nômade e adotaram o modo sedentário de vida.

Como os seres humanos puderam desenvolver a agricultura quando isso aconteceu?

Quando isso aconteceu? A posição de domínio da espécie humana na Terra seria inconcebível se não lhe tivesse ocorrido, desde seus primeiros ensaios de vida em grupo, metodizar e incrementar a extração de alimentos que a natureza espontaneamente lhe dava. ...

Por que a agricultura foi desenvolvida tão tarde considerando a nossa história evolutiva?

No Período Neolítico, a constituição das primeiras técnicas e materiais utilizados para o cultivo de plantas e confinamento de animais foi a principal causa para aquilo que se denominou como a sedentarização do ser humano, o que permitiu a sua moradia fixa em uma dada localidade, embora a coleta e a caça tenham ...

Quais foram os fatores que proporcionaram o desenvolvimento da agricultura por alguns povos primitivos da humanidade?

Afinal de contas, a agricultura permitia a estocagem de alimentos e o planejamento das colheitas em função das transformações climáticas decorridas ao longo de um tempo. ... A agricultura seria a grande responsável pelo desmatamento, a superpopulação, os conflitos militares e a constituição das diferenças sociais.

Como é que o homem descobriu a prática da agricultura?

Avanço da tecnologia no Neolítico A descoberta da agricultura, foi lenta e gradual, porque, o homem descobriu que as sementes geravam outras plantas mas para isso era preciso um novo tipo de trabalho.

Qual a importância do desenvolvimento da agricultura e da domesticação de animais?

Em seu estado natural, a tendência é que os animais se defendam dos seres humanos ou os cacem como predadores. Porém, com a domesticação, os animais começam a ter um comportamento dócil e submisso aos humanos. Ocorre um processo evolutivo em que as espécies interagem e vivem com os seres humanos.

Qual a importância da domesticação das plantas e animais para a humanidade?

As plantas domesticadoras marcaram um grande ponto de viragem para os seres humanos: o início de um modo de vida agrícola e civilizações mais permanentes. Os seres humanos já não tinham de vagar para caçar animais e recolher plantas para os seus alimentos.

Qual a importância da domesticação dos animais para a sociedade?

Quando nossos ancestrais deixaram de ser caçadores-coletores passando a ser fazendeiros algumas espécies de animais começaram a ser domesticadas para proporcionar a seus donos conforto, alimentação e ajudar nos trabalhos pesados.

Qual a importância do desenvolvimento da agricultura para a história da humanidade?

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.