Qual a importância da cultura para a vida em sociedade?

371 palavras 2 páginas

MATERIA: SOCIOLOGIA . NOME:ELOISA CASTILHO 3 MAG

A importancia do ensino da cultura

Cultura é a somatória de costumes, tradições e valores – um jeito próprio de ser estar e sentir o mundo,jeito esse que leva o individuo a expressar-se de forma característica.Ora ser é também pertencer – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo , seja família, amigos ou povos.Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social e social, um modelo de comportamento que integra os individuo e fomenta sua interação com o grupo é um fator essencial na promoção da saída; na medida em que o individuo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
Desde os primórdio da historia o homem confronta com a necessidade de conhecer a fim de explicar os fatos e fenômeno, dominar a natureza ou facilitar sua existência.
A humanidade construiu conhecimento a partir dos desafios necessários a sua sobrevivência. O conhecimento surgiu e foi se acumulando em decorrência das experiências vividas.A dimensão histórica e social do tempo permite a compreensão da historia como produção do ser humano, na dinâmica das relações sociais e de diferentes conjunturas,em épocas e localizar no tempo o modelo de sociedade no qual esta inserido.Permitir ao aluno que a sociedade atual e a evolução histórica de um processo político,social, cultural e econômico que se originou no passado e que continua a ser construído no seu dia a dia, através de ação do sujeito na historia.
O .homem cria cultura na medida que integra –se nas condições de seu contexto de viola reflete sobre ela e da respostas aos desafio que encontra.Cultura é todo resultado da atividade humana, do esforço criador e recriador do homem, de seu trabalho por transformar e estabelecer relações dialogais com outros homens

A escola é defendida como entidade socializadora que deve incorporar as diversas culturas, afim que haja um ambiente sociável onde todos possam manifestar seus ideais sem medo de serrem


Relacionados

  • O indivíduo e a cultura como elementos base das sociedades

    1370 palavras | 6 páginas

    esgueira O indivíduo e a cultura como elementos base das sociedades STC Nuno Henrique Malveira Gomes Curso Técnico de instalações eletricas EFA – 3 21-10-2014 Qual a importância do indivíduo e da cultura na sociedade Índice 3 Introdução 4 O que é a cultura? 5 O que é a sociedade? 7 A cultura e a identidade pessoal A Influência da Sociedade na De (Formação) do Indivíduo em Face da Violência 10 As Culturas de Indivíduo, Grupo, e Sociedade 12 Bibliografia….

  • jardineiro fiel

    3540 palavras | 15 páginas

    existentes ( importância) para que o respeito às regras e normas seja exercitado de maneira cotidiana e contínua”. P: Com base nesse pensamento o que extraímos nesse sentido do filme? Farmacêuticas de países ricos usam cada vez mais nações pobres para testar seus remédios — e são acusadas de experimentos antiéticos 2- 3- Aula 2: “Segundo porque o estudo da ética envolve valores, o que leva aos mais diferentes conceitos, pois os valores estão ligados à cultura de uma determinada sociedade” Qual….

  • Povos

    553 palavras | 3 páginas

    UNESCO ....:::::::: Cultura dos Povos ::::::::::::::..... 1. Conceito de Comunidade 2. Conceito de Sociedade 3. Conceito de Cultura 4. Explicar 3 caracteristicas que identifiquem da comunidade na qual está inserido. 5. Identificar 3 traços culturais que identifiquem a cultura portuguesa. (Gastronomia, música, religião) 6. Cultura no mundo e apresenta la .....:::::: Religião :::::::::::::......... 1. Escolher uma religiao chinesa e apresenta la. 2. Importancia da religiao no mundo….

  • O que é Cultura?

    1085 palavras | 5 páginas

    Pesquise e defina com as palavras suas, o que é cultura? Podemos definir cultura como conjunto de significados que dão sentido ao mundo que cerca um individuo, ou seja, a sociedade. Esse conjunto inclui: Língua, costumes, rituais, culinária, vestuário e religião. Através desse conjunto o homem se adapta as condições de existência e transforma a realidade. 2- Em que momento os homens começaram a produzir cultura? Justifique. O homem começou a produzir cultura a partir do momento que houve interação social….

  • indice para ajudar

    12000 palavras | 48 páginas

    ..............................................8 * A importância do estilo pessoalPrincipais Expoentes ..................................................................................9 * Nacionais * Internacionais Hip Hop no Brasil....................................................................................12 Hip Hop e a música eletrônica .................................................................13 Influência da sociedade......................................................….

  • caso concreto 1

    1276 palavras | 6 páginas

    CASO CONCRETO 1 1 - Em relação a importancia da palavra política no discurso são de um modelo de escola e de educação superior para o país. É um discurso voltado para o ensinamento relacionando a educação e o ensinamento. Desenvolver a sociedade sobre os pontos de capacitação, incentivos cienficos e tecnologicos, inclusão social e desenvolvimento cultura na sociedade brasileira. 2- O discurso em relação a retórica é a arte da palavra. Ela articula e organiza os recursos….

  • PLANEJAMENTO DE HISTORIA 2015 arrumado

    4613 palavras | 19 páginas

    no tempo. - As culturas locais e a cultura comum. - Introdução aos estudos históricos. - A origem e evolução dos seres humanos. -Períodos Paleolítico, Neolítico e a Revolução Agrícola. - O povoamento da América. - Como viviam os primeiros americanos. - O povoamento do Brasil - A vida dos primeiros habitantes do Brasil: história dos povos indígenas do Brasil. - Relações de trabalho e cultura indígena no Brasil. -História e cultura das etnias ciganas no Brasil. A importância desses conteúdos específicos….

  • Eleiçoes

    3570 palavras | 15 páginas

    do Estado Novo, as necessidades tecnológicas para o desenvolvimento de uma cultura de massa, encontram subsídios de se estabelecerem de forma definitiva e, ainda, determinante para todo o cenário cultural, que até então, apesar de esforços de intelectuais e artistas, não haviam logrado voltar efetivamente os olhos do Estado para o trato da política cultural enquanto setor de extrema importância para a gestão da sociedade brasileira.Introdução Com a fixação de uma política industrial no Brasil, a….

  • A influ^encia do povo nordestino na formação do povo brasileiro

    2524 palavras | 11 páginas

    Podemos definir cultura como uma somatória de costumes, crenças, valores e tradições de uma região, país ou até mesmo de uma comunidade. Assim, conhecendo a própria cultura, o indivíduo compreenderá a importância de mantê-la viva, protegê-la e preservá-la como parte de sua história e de sua identidade. A cultura é uma forte agente de identificação pessoal e social, onde o ser apresenta-se diante da sociedade. Ao nos depararmos com uma pessoa, é de extrema importância reconhecer a que cultura esta pertence….

  • Pedir ajuda

    5542 palavras | 23 páginas

    Dia da Consciência Negra O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil , e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.1 A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). Algumas entidades como o Movimento Negro….

Outros Trabalhos Populares

Qual é a importância da vida em sociedade e da cultura para o ser humano?

Resposta: A importância da vida em sociedade para o ser humano atual, é a relação e a interação que temos com as outras pessoas, nos ajudando a viver com ela. E a importância da cultura para o ser humano , é o desenvolvimento.

Qual é a importância da cultura na vida social Brainly?

Resposta:A cultura proporciona prazer em SER, FAZER e PERTENCER, sendo este o prazer sadio de viver e é uma força capaz de reverter muitos problemas, como os das drogas e criminalidade dentro de uma sociedade. Ela fortalece os aspectos e a identidade pessoal e social do indivíduo e condições de bem-estar.

Qual a influência da cultura na vida das pessoas?

A cultura interfere diretamente no comportamento humano. A cultura inclui as crenças, a arte, a moral, a Lei, a ética, os costumes, os hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade e família.

Qual é a relação entre a cultura e a sociedade?

A cultura também deriva da sociedade, uma vez que é construída paulatinamente pelas interações entre os sujeitos ao longo do tempo, mas ela só pode ser concebida e transformada através da linguagem, pois é o processo de comunicação que irá atribuir significados à realidade e, assim, atuar na produção de valores, ...