Qual a importância do estudo da Sociologia para o nosso dia a dia?

 Por que as pessoas pensam e agem de forma tão diferente umas das outras? Por que o que parece certo para uma é totalmente errado para outra? É comum ter dúvidas sobre a sociedade em que vivemos, desta forma a Sociologia tem o objetivo de responder essas questões e ensinar o funcionamento das interações pessoais. 

Não é à toa que, desde 2008, a matéria não é considerada mais extracurricular. Pelo contrário, há três anos foi aprovada a lei 11.684, que obriga o ensino de Sociologia no Ensino Médio em todas as escolas brasileiras.


Tire suas dúvidas sobre a importância dessa matéria:

O QUE É A SOCIOLOGIA
É a ciência que estuda a sociedade e as regras de seu funcionamento. Ela avalia a interação entre os indivíduos e seus desdobramentos na formação de grupos, associações e instituições.

ESTUDAR SOCIOLOGIA É IMPORTANTE
O conhecimento da matéria introduz noções de cidadania, ensinamentos sobre as regras de trânsito, respeito ao próximo, situações cotidianas de exclusão, privação ou conflitos que causam inquietação e insegurança.

Voltar

A importância da sociologia na nossas vidas

639 palavras 3 páginas

Exibir mais

A importância da sociologia na nossas vidas

A pesquisa feita na disciplina 05 Educação, Sociedade e Trabalho me ajudou a encontrar que, foram as profundas mudanças trazidas pelas revoluções industrial e francesa que serviu de cenário para o surgimento da sociologia.
Para entender o surgimento e o desenvolvimento da sociologia é preciso mostrar o que somos, seres históricos, ir lá bem ao fundo do baú e buscar os acontecimentos que fez com que aflorasse mais uma ciência para estudar a vida social do ser humano.
Com a Revolução francesa e a revolução industrial veio as máquinas que trouxe lucro e praticidade para as pessoas esse foi o lado bom, mais houve também o lado ruim: violência, famílias desestruturadas, doenças e muito mais, pela falta de planejamento e estrutura vindo da burguesia que, explorava homens, mulheres e crianças de forma desumana trabalhando 16 horas por dia. Foi ai que surgiu a sociologia ou ciência da crise.
Através dos estudos sobre a vida social ajuda-me a entender que um dos problemas vividos hoje é o individualismo das pessoas se insolando cada vez mais, talvez por decepção dos acontecimentos do passado até os dias de hoje não permitindo que se abra para vida publica, deixando de lado o egoísmo e as boas ações feitas por pena e não por solidariedade, apesar da situação econômica do povo brasileiro ter melhorado chega junto à falta de confiança e hábitos de cooperação e participação.
Na sociologia do trabalho desde outras épocas até os dias atuais podemos conviver com o homem vezes a maquina, a loucura do mundo moderno onde o homem precisa estar se atualizando todos os dias para não ser excluído do mundo de trabalho que aumenta suas exigências cada vez mais com os avanços da tecnologia que mudou os hábitos da sociedade e as relações de trabalho. Quanto na educação vê a importância dessa matéria para ajudar a entender o funcionamento da sociedade do ponto de vista das relações sociais, para ter uma compreensão do mundo que nos

A Sociologia pode ser entendida como uma ciência humana que trata de questões da vida cotidiana de forma sistemática, elaborando conceitos e metodologias para o entendimento de determinadas “realidades” sociais. Por ser uma ciência que reflete o dia a dia das relações sociais, tem forte importância ao suscitar questões que envolvem conflitos, convergência de interesses, estruturas de poder etc.

A Sociologia procura estudar o homem em sociedade. Nesse sentido, as análises sociológicas envolvem desde questões relativas às condições materiais de vida até o conjunto de valores, de elementos culturais, que produzem as teias de relações humanas na vida coletiva. Assim, surgem estudos sobre sociedades agrárias e sociedades industriais, indicando certas especificidades históricas que delineiam as interações entre os homens em um determinado contexto social.

A gama variada de motivações atuantes da vida coletiva se torna objeto do estudo sociológico. Quando um sociólogo aborda um tema, este logo é reconhecido pelos integrantes de uma dada sociedade analisada. Afinal, o sociólogo pode estar tocando em “feridas” que marcam o conjunto daquele grupo humano. Pode ser a questão racial, por exemplo.

O sociólogo inicia um debate sobre o preconceito racial ou o conflito étnico no interior de uma sociedade, buscando encontrar os elementos que iluminem a questão. É óbvio que muitos dos assuntos tratados além de serem reconhecidos pelo conjunto social podem ser controversos. A importância de tratá-los pela sociologia é, entre outros aspectos, sair do lugar comum do “achismo”, da opinião, para algo mais complexo e dotado de capacidade crítica.

Um professor de Sociologia dos Estados Unidos pode abordar a questão do “racismo” naquela sociedade, mesmo estando em um estado sulista, por exemplo, a Virgínia. Para muitos dos estudantes, a princípio aquilo não será novidade. Eles provavelmente conhecem histórias a respeito, pois vivem naquela sociedade marcada pelo preconceito.

Talvez o assunto escolhido pelo professor seja até mesmo entediante para muitos naquela sala de aula. Porém, o professor, como estratégia de sensibilização, desloca a discussão para a Índia, tratando daquele tema delicado ao falar da sociedade de castas na terra dos indianos.

O professor poderia discutir o que seria este tipo de organização social, quais os problemas dos relacionamentos sexuais entre grupos de castas diferentes na visão hindu, quais as interdições existentes nas relações entre uma casta e outra, além da exploração econômica decorrente desse modelo de organização social.

Qual a importância do estudo da Sociologia para o nosso dia a dia?
Qual a importância do estudo da Sociologia para o nosso dia a dia?
Questões como a discriminação racial e a xenofobia podem ser tratadas pela Sociologia

Depois de desenvolver determinados conceitos e trabalhá-los historicamente na Índia, o professor poderá voltar para a questão do racismo nos Estados Unidos. É possível que alunos vejam a sua aula como esclarecedora de uma sociabilidade desenvolvida nos estados sulistas dos Estados Unidos. Ali não existiu uma organização social de castas, mas uma experiência de escravidão africana e de discriminação racial que, em alguns aspectos, pode se assemelhar ao modelo de sociabilidade indiano.

Não se afirma aqui que a sociedade norte-americana é constituída por castas, mas a elaboração de categorias de análise pela Sociologia pode elucidar certas tensões vividas socialmente. São feitas análises mais profundas, descortinando determinadas funções e relações sociais que talvez aqueles estudantes não conseguissem realizar em conversas domésticas ou pela leitura de jornais. Por isso tudo, já se percebe a importância da Sociologia como uma ciência humana.

O sociólogo está próximo do mundo que estuda, por isso os termos que utiliza são familiares ao conjunto da sociedade que, muitas vezes, considera sua investigação simples e óbvia. Entretanto, a profundidade conferida às categorias de análise abre uma perspectiva nova a determinadas situações sociais, garantindo conhecimentos até ali não compreensíveis a muitos. O trabalho do sociólogo permite a aquisição de novos conhecimentos e a possibilidade de disseminá-los. Isso contribui para o pensar do conjunto social sobre as suas práticas.

Pode-se afirmar que a Sociologia é uma forma de conhecimento científico que possibilita a compreensão de certos fenômenos sociais, de certa organicidade do coletivo, de suas interações e dinâmicas, saindo do que se denomina senso comum.

A Sociologia não pode ser vista como uma ciência que afirma a existência de leis da mesma forma que um físico pode fazer afirmações a respeito da natureza. E isso se rela­ciona com a compreensão de que não é possível reduzir rea­lidades sociais múltiplas e repletas de motivações a alguma lei universal e atemporal. As sociedades são dinâmicas, mo­dificam-se não apenas por refletirem linhas de força oriundas do passado, da tradição, mas por estarem sempre em tensão e conjugarem os atritos de formas variadas, cabendo sempre um espaço à criatividade que modifica condições de vida e disposições sociais.

Qual a importância do estudo da Sociologia para o nosso dia a dia?
Qual a importância do estudo da Sociologia para o nosso dia a dia?
O estudo sociológico envolve necessariamente a adoção de um sistema conceitual, a construção de categorias de análise, teorias que possam conferir inteligibilidade a processos sociais.
Nesse sentido, é possível existirem diferenças teóricas que definam visões diferentes sobre o mesmo fenômeno.

Nesse sentido, a construção de categorias de análise e de sistemas interpretativos é fruto da sociedade em que o estudioso está inserido, portanto marcada por uma historicidade. As perspectivas são várias dependendo da adoção deste ou daquele sistema de interpretação considerado válido para análises da sociedade. Pode-se falar, então, em sociologias.

A pluralidade de interpretação analítica não reduz o caráter científico do estudo sociológico, mas o coloca como um problema a ser enfrentado pelo sociólogo. A responsabilidade é necessária e a aceitação desta ou daquela teoria sociológica é, também, uma forma de atuação social. Daí certas questões levantadas pela Sociologia terem conteúdo político, pois elas estão sempre associadas a relações de poder.

O trabalho do sociólogo opera, em geral, a constituição de consciências sociais, vai além das fachadas das convenções e procura, no edifício social, as estruturas, as funções, as arquiteturas que estabelecem certos padrões de sociabilidade. E isso envolve a compreensão das linhas de força, dos comandos, das instituições, dos valores formados no interior da sociedade. É essa operação cognitiva que possibilita a construção de determinadas consciências a respeito de elementos que existem, mas não são imediatamente vistos e compreendidos pelo conjunto social.

Qual a importância da sociologia para o nosso dia a dia?

A importância da sociologia A compreensão da sociedade, das relações humanas e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais.

Qual a importância de um estudo sobre a sociedade?

Qual a importância das ciências sociais? A existência das ciências sociais é importante para ajudar a compreender melhor o funcionamento de uma sociedade, sua diversidade cultural e o modo de comportamento dos indivíduos, como seres que fazem parte de um grupo social.

Qual a importância do conhecimento sociológico para a sociedade?

O Conhecimento Sociológico é importante para a compreensão dos fatos sociais, que são as ações e fenômenos diários presentes em nossa sociedade. Neste sentido, a Sociologia tem o objetivo de estudar e interpretar tais fenômenos sociais, de forma que a sociedade e o homem possam ser analisados.

O que é sociologia e qual sua importância e utilidade para a compreensão da sociedade?

Sociologia é, grosso modo, a ciência que estuda a sociedade. Com o auxílio da economia, da ciência política, da antropologia e da psicologia, a sociologia busca compreender, de maneira estritamente científica, como os agrupamentos sociais humanos desenvolveram-se e como é possível intervir nesse desenvolvimento.