Qual a influência da cultura organizacional no planejamento estratégico?

O grande desafio das empresas é tentar sobreviver e, para isso, elas precisam buscar meios eficientes para se diferenciarem no mercado competitivo . Os colaboradores são fundamentais neste caso, pois o envolvimento e o comprometimento deles, tornam as empresas mais competitivas

A missão, visão e valores de uma empresa representam um norte para os colaboradores e, todas as ações referentes aos processos de uma empresa, envolvem de alguma maneira a participação da equipe. Assim o entendimento da cultura organizacional reflete na comunicação, produtividade, desempenho e eficiência de seus processos. No que diz respeito ao planejamento estratégico, a cultura organizacional é a orientação, o caminho inicialmente trilhado, sendo: o futuro, o presente - sem perder o foco principal.


FISCMANN E ALMEIDA (1991) abordam o planejamento estratégico como uma técnica administrativa que permite ao gestor perceber as oportunidades e ameaças dos pontos fortes e fracos da organização, para o cumprimento de sua missão, determinando a intenção que a organização deverá seguir, no sentido de aproveitar as oportunidades e minimizar os riscos. Desta maneira, planejamento estratégico pode ser considerado como o estabelecimento de recursos previamente estimados, no sentido de alcançar os objetivos da organização num ambiente altamente competitivo.

Por esta razão é possível dizer que 50% do sucesso do negócio esta relacionado à cultura organizacional. A outra metade se remete ao esforço coletivo da equipe de colaboradores. Para que o planejamento estratégico seja executado com sucesso é essencial que todos saibam o papel que desempenham dentro da organização. Quando os norteadores são claramente internalizados pelos integrantes que atuam na empresa, não há falhas na execução do que fora planejado. A disseminação da cultura organizacional é extremamente importante no que diz respeito ao planejamento estratégico.

No entanto, cabe ressaltar que de nada adianta declarar esses conceitos se eles não forem praticados e bem trabalhados pela empresa. Para SCOTT, JAFFE E TOBE (1998) "[...] se o processo de criação da visão estiver voltado para fora somente, fica difícil imaginar que pessoas sem entusiasmo forneçam um serviço com entusiasmo".

Para que a empresa consiga, de fato, praticar esses conceitos e não apenas externá-los, ela precisa construí-los a partir de sua verdadeira identidade. Usar valores que ela é realmente capaz de seguir. Assim, o ambiente organizacional deve transmitir para o colaborador o que a cultura representa dentro da composição do planejamento estratégico.

As empresas que realmente trabalham respeitando seus norteadores conseguem de fato transmitir seus valores a sua equipe. Para manter esses três princípios vivos em uma empresa, o discurso e as ações devem estar alinhados. Não é possível criar um ambiente motivador sem que as pessoas não pratiquem o que pregam. O compromisso vem de todos os lados.

SCOTT, JAFFE E TOBE (1998) destaca que: uma das qualidades-chave das organizações e equipes de alto desempenho é que elas têm um panorama claro do que estão tentando criar juntas. A declaração de visão coloca em palavras ou cenários o futuro desejado de sua organização. Criar paixão e comprometimento em relação a ações alinhadas é a essência de gerenciar um ambiente que muda rapidamente. A chave para esta ação alinhada é a visão compartilhada. Ela não é um processo de um único encontro em que os empregados participam e depois esquecem. É uma habilidade que é aprendida e usada repetidamente – o processo que evoca mais soluções criativas para os desafios do negócio.

A credibilidade e a confiança são conquistadas por meio de atitudes, e não somente com palavras. Muitas organizações pregam sua missão, sua visão e seus valores na parede, mas não os transformam em ações. Essas perdem o sentido de sua existência, pois na verdade não sabem o que significa a cultura organizacional.

A cultura da empresa deve ser relacionada com suas ações e todos são responsáveis por sua perpetuação. Corporações que não conhecem o seu ambiente e não vivem os seus valores estabelecidos acabam não conquistando uma vantagem competitiva e nem atingindo os objetivos pretendidos.

Para que ela adquira esses conceitos é necessário entender o seu ambiente, "uma vez que a compreensão do ambiente é sempre uma projeção de si própria" (MONTEIRO, VENTURA & CRUZ, 1999).

Para tanto, fica claro a importância dos norteadores para uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Os norteadores são a expressão descrita de tudo ao qual a empresa se propõe a fazer. A compreensão do significado de cada palavra impacta diretamente na execução dos processos, além de ser essencial para que o colaborador tenha suporte ao desempenhar seu papel dentro do planejamento estratégico.

Bibliografia

FISCHERMANN, A. A.; ALMEIDA, M.I.R. Planejamento estratégico na prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1991.164p.


SCOTT, Cynthia D.; JAFFE, Dennis T.; TOBE, Glenn R. Visão, valores e missão organizacional: construindo a organização do futuro. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998. 104p.


MONTEIRO, C. D.; VENTURA, E. C.; CRUZ, P. N. Cultura organizacional: em busca da compreensão sobre o dilema das organizações. In: Caderno de Pesquisa em Administração. São Paulo v. 1, n° 8, 1° TRIM./99. p. 69-80.

Qual a importância da cultura organizacional para o planejamento estratégico?

Cultura Organizacional com planejamento estratégico promove ótimos resultados. Uma das principais responsabilidades dos líderes estratégicos dentro de uma empresa é criar e manter características e diretrizes organizacionais que recompensem e incentivem o esforço coletivo.

Qual a influência da cultura organizacional no processo de gestão estratégica?

Verificou-se, nas empresas analisadas, que a cultura organizacional exerce influência significativa na consecução da estratégia e percebeu-se que a preocupação em conhecer o modelo de cultura antes de implementar a estratégia é fundamental para garantir adesão e comprometimento de todos os envolvidos.

Qual a influência da cultura organizacional?

A cultura organizacional representa os hábitos, as crenças, os valores e as políticas internas e externas de uma empresa. Tais fatores ajudam a otimizar a produtividade do trabalho da equipe, uma vez que, implementada uma boa cultura, cresce o nível de satisfação e de motivação dos colaboradores.

Qual a influência da cultura organizacional no sucesso do projeto?

Com os resultados obtidos pôde-se observar que a cultura organizacional pode apresentar impactos diretos no desenvolvimento dos projetos, ajudando o mesmo a alcançar o sucesso esperado e, além disso, pode proporcionar maior competitividade para a organização e satisfação para o cliente.