Qual a melhor forma de tomar homeopatia?

Ir para o conteúdo

  • HOME
  • TRATAMENTOS
  • SOBRE
  • BLOG
  • AGENDE SUA CONSULTA

10 dúvidas frequentes sobre a Homeopatia

Quando o assunto é Homeopatia é comum que muitas questões apareçam. A seguir, algumas dúvidas frequentes sobre a Homeopatia. Confira:

01. A Homeopatia é uma especialidade médica?

Sim, a Homeopatia é uma especialidade médica reconhecida em vários países dos diversos continentes mundiais. No Brasil o reconhecimento pelo Conselho Federal de Medicina ocorreu em 1980. A Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) foi fundada em 1979 e é o órgão que representa a classe de médicos homeopatas no Brasil

02. Existe diferença entre medicamento homeopático de bolinhas ou gotas?

Não, os medicamentos homeopáticos podem ser manipulados em glóbulos (bolinhas) ou em gotas. Os resultados são obtidos nos dois tipos de manipulações sem diferenças. Os glóbulos são usados principalmente em crianças fazendo com que elas aceitem melhor o tratamento.

03. Homeopatia é a mesma coisa que fitoterapia e floral?

Não, fitoterapia é o estudo da ação de remédios produzidos a partir de plantas. Os florais são remédios produzidos a partir de flores ou partes das plantas. A Homeopatia utiliza para produção de seus medicamentos produtos naturais de origem vegetal, animal ou mineral. Além da diferença entre as origens dos remédios, a Homeopatia se baseia em 4 princípios: princípio da semelhança, experimentação em homem são, medicamento único e doses infinitesimais. Esses são os princípios que embasam todo o pensamento homeopático desenvolvido pelo médico alemão Samuel Hahnemann.

04. Quem pode se tratar com a Homeopatia?

Todos podem ser tratados com Homeopatia. Os medicamentos homeopáticos podem ser usados em todas as faixas etárias inclusive recém-nascidos e gestantes.

05. O tratamento homeopático é demorado?

Não, o tratamento homeopático é baseado nos sintomas que cada paciente apresenta quando está doente e não na doença especificamente. A partir do momento que o medicamento é definido espera-se que os resultados ocorram nas primeiras horas nos casos agudos. E a maneira como cada caso evolui determinará mudanças ou a manutenção do tratamento.

06. Eu preciso de receita para comprar um remédio homeopático?

Sim, a princípio o remédio homeopático deveria ser prescrito por um médico homeopata embora seja possível comprar sem a receita. A prescrição do remédio homeopático feita por um médico homeopático obedece aos princípios da Homeopatia criada por Hahnemann e está baseada nos sintomas que cada pessoa apresenta.  Um remédio comprado sem prescrição pode não ser o melhor para o caso, não apresentar os efeitos esperados ou ainda desencadear alguns sintomas que não estavam presentes no início do quadro.

07. O remédio homeopático causa efeitos colaterais?

Não, o remédio homeopático não causa efeitos colaterais. Em Homeopatia pode ocorrer a exacerbação dos sintomas já presentes ou o aparecimento, em pessoas sensíveis, de alguns sintomas relacionados às características naturais do medicamento que está sendo usado.

08. O remédio homeopático pode piorar os sintomas?

Sim, nos casos em que a doença já está presente há mais tempo ou nas chamadas doenças crônicas, pode ocorrer inicialmente um pequeno agravamento dos sintomas antes que o paciente observe uma melhora gradual dos sintomas. Já nos quadros agudos espera-se que os sintomas melhorem sem que ocorra um agravamento dos sintomas.

09. É possível tomar remédio homeopático mesmo usando um remédio alopático?

Sim, não há nenhum problema em se usar medicamento homeopático e alopático ao mesmo tempo. Na maioria das situações um não terá interferência no campo de ação do outro.

10. O tratamento homeopático melhora a imunidade?

Sim, mesmo que o principal objetivo do tratamento homeopático não seja melhorar a resposta imunológica, ao tratar integralmente o indivíduo, a Homeopatia possibilita que o organismo se equilibre e responda de maneira adequada às situações adversas que se apresentem.

Agende sua consulta!

Gostou de esclarecer as dúvidas frequentes sobre Homeopatia? Então agende uma consulta e invista na sua saúde!

Deixe seu comentário

Gostou do post? Compartilhe!

A Dra. Angélica Pacheco é Médica e possui formação acadêmica em Dermatologia Cosmética com Pós-Graduação em Dermatologia e Ênfase em Cosmiatria. Atende na Clínica Med Square que se encontra em local de fácil acesso e com uma estrutura física moderna e extremamente confortável,  no bairro Jardim Karaíba, Uberlândia / MG.

Posts Relacionados

Qual o jeito certo de tomar homeopatia?

Cuidados com medicamentos homeopáticos Tomar em torno de 15 minutos antes ou depois das refeições. Evitar o contato das mãos nos glóbulos, comprimidos, tabletes. Evitar o contato do conta-gotas na boca. Não reutilizar o frasco de um medicamento para outro.

Qual o melhor horário para tomar remédio homeopático?

Medicamentos homeopáticos ao longo do dia Não ingerir nada durante 30 minutos antes e após tomar o medicamento homeopático, exceto água. Ou seja, se você vai tomar 5 glóbulos às 9h da manhã, por exemplo, de 8h30 até 9h30 você deve ingerir apenas água. Nada de alimentos, sucos, balas, etc.

O que anula o efeito da homeopatia?

Produtos canforados, mentolados ou que contenham salicilato de metila não devem ser usados em conjunto, pois anulam o efeito dos medicamentos homeopáticos.

Pode mastigar glóbulos homeopatia?

Glóbulos não podem entrar em contato com as mãos, deve ir do vidro para a boca sem encostar na língua. Não pode ser mastigado, deverá derreter na língua.