Qual a ordem das vacinas do cachorro?

Existem variadíssimos esquemas de vacinação, dependendo da preferência do médico veterinário.

Contudo, regra geral, um cachorro pode ser vacinado a partir das seis semanas de idade. As vacinas consideradas essenciais para um cão são: 1. Parvovirose; 2. Esgana; 3. Leptospirose; 4. Hepatite; 5. Raiva.

Para iniciar a vacinação, começamos com uma vacina que engloba as primeiras quatro doenças, e fazemos o reforço três semanas depois. Até esta altura, deverá evitar trazer o cachorrinho à rua (a não ser que ande ao colo) e contactar com cães que não estejam vacinados.

O banho também não é aconselhável neste período. Uns dias depois de feito o reforço da primeira vacina já poderá iniciar os primeiros passeios e dar-lhe uma banhoca, com grande segurança.

A vacina da raiva, obrigatória em Portugal como forma de manter erradicada a doença, pode ser feita mais tarde, quando o animal tiver cerca de seis meses.

Podemos aproveitar esta altura para colocar também o microchip de identificação, que passou a ser obrigatório para todos os cães nascidos depois de 01 de Julho de 2008.

A partir daqui, o seu cão deverá ser vacinado todos os anos.

Pode ainda ponderar a administração das chamadas vacinas “opcionais” em função do tipo de vida que o seu cão vai ter: 6. Babesiose; 7. Doença de Lyme; 8. Tosse do Canil; 9. Leishmaniose.

A Babesiose e a Doença de Lyme são doenças provocadas por vectores transmitidos pelas carraças (chamadas vulgarmente de “Febre da Carraça”). Aconselha-se no caso de animais que se encontrem ou passeiem em zonas de muito mato.

A Tosse do Canil, embora sendo uma doença pouco grave e facilmente curável, é altamente contagiosa, pelo que deve ser considerada para cães que vivam juntamente com outros ou que frequentem canis e/ou exposições de cães.

A Leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito flebótomo; é uma doença grave e não tem cura. Até há poucos anos não havia vacina para a mesma, mas hoje já é possível fazê-la, caso o deseje. Deverá considerá-la como um recurso importante especialmente se o seu cão dormir no exterior.

Peça-nos os esclarecimentos que entender necessários e, em conjunto, poderemos decidir o que será melhor para o seu cão.

Um conselho Bola de Pêlo, amigos para sempre!

Joana Brito

Qual a ordem das vacinas do cachorro?
 (Médica Veterinária)

Serviço de Vacinação na nossa Clínica

Os cachorros recém-nascidos são frágeis e precisam de cuidados importantes para o fortalecimento do sistema imunológico. Os anticorpos contidos no leite materno são os primeiros recebidos pelos filhotes e desempenham um papel importante na proteção contra microrganismos que podem causar doenças. Após o desmame, que acontece por volta do 45º dia de vida, você precisa começar a dar as vacinas de cachorro, evitando diversos problemas de saúde graves que podem tirar a qualidade de vida ou até mesmo ser fatais.

A aplicação das vacinas enquanto o cão ainda é um filhote aumenta a sua longevidade, pois protege contra doenças caninas como cinomose, coronavirose, leptospirose, adenovirose, hepatite, parainfluenza e raiva. Devemos destacar que a vacinação de cães não acontece apenas enquanto são filhotes, este é o momento em que se inicia o período de vacinação que o acompanha por toda a vida, pois as doses devem ser reforçadas anualmente.

Recomenda-se que a vacinação canina aconteça após os 45 dias de vida, que é quando a proteção de anticorpos fornecida pelo leite materno tende a diminuir. Mas, antes de dar início ao período de imunização, é preciso avaliar a condição do animal para que as doses tenham o efeito desejado. O cão não pode estar com febre ou diarreia, deve ter sido vermifugado e estar com o peso adequado. Todas essas orientações serão observadas pelo veterinário, que também irá definir quais as doses e periodicidade em que serão aplicadas.

Quais as vacinas para cachorro recém-nascido?

De modo geral, as primeiras vacinas de cachorro obrigatórias são a V6 e a V8 — as chamadas vacinas múltiplas, que protegem contra uma série de doenças — e a antirrábica, contra a raiva:

  • De 6 a 8 semanas, dá-se a primeira dose da vacina múltipla, que pode ser a V6 ou a V8. A escolha de qual a melhor depende do contexto do cão e será feita pelo veterinário;
  • Por volta das 12 semanas, deve-se dar a segunda dose da vacina múltipla;
  • Para fechar este ciclo, a última vacina obrigatória para filhotes é a antirrábica, que deve ser aplicada por volta das 16 semanas.

Quais vacinas o cão deve tomar anualmente?

É importante ressaltar que a vacinação canina não acontece apenas enquanto os animais são filhotes. Após a bateria de imunização do início da vida, as doses devem ser reforçadas anualmente. Caso você tenha adotado um cão adulto que nunca foi vacinado, ele deve receber essas vacinas obrigatórias respeitando um intervalo de 21 dias entre elas.

A vacinação canina é um cuidado simples com custo muito baixo e que pode salvar a vida do seu melhor amigo, por isso não deixe de manter a carteirinha de vacinação dele sempre em dia.

Quantos dias depois da vacina o cachorro pode sair na rua?

Após tomar a segunda dose da vacina múltipla (V6 ou V8), o cão pode sair na rua, sempre sob a supervisão do tutor e com o uso da coleira — garantindo a segurança durante todo o passeio.

Quanto tempo dura a vacina contra leishmaniose?

As vacinas criadas para combater doenças como leishmaniose ou leptospirose têm uma duração média entre seis meses e um ano. Por isso devem ser reforçadas com frequência. Consulte um veterinário para saber de quanto em quanto tempo seu pet poderá ser vacinado.

Quais são as 3 primeiras vacinas que o cachorro deve tomar?

De modo geral, as primeiras vacinas de cachorro obrigatórias são a V6 e a V8 — as chamadas vacinas múltiplas, que protegem contra uma série de doenças — e a antirrábica, contra a raiva: De 6 a 8 semanas, dá-se a primeira dose da vacina múltipla, que pode ser a V6 ou a V8.

Quais são as vacinas que o cachorro deve tomar?

As vacinas essenciais para o cachorro são aquelas que protegem contra as seguintes doenças: cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, adenovirose, giardiase canina, parainfluenza, leptospirose e raiva. A leptospirose e a raiva canina são zoonoses, ou seja, podem ser transmitidas para humanos.

Quantas vacinas O cachorro tem que tomar para sair na rua?

Após 30 dias da última dose das vacinas V8 e V10 (veja aqui o calendário de vacinação dos cães para tirar suas dúvidas), que protegem contra diversas doenças graves, ele estará apto para sair às ruas e ter contato com outros animais.

Qual é a melhor vacina V8 ou V10?

Ambas as vacinas são semelhantes e servem para a mesma coisa, entretanto, sempre nos perguntam: Vacina v8 ou V10, qual a melhor? A V10 ainda é mais recomendada por ser mais completa.