Qual a principal diferença entre animais ruminantes e não ruminantes?

760 palavras 4 páginas

Monogástricos vs Ruminantes Mamíferos, sendo os organismos mais desenvolvidos, possuem sistemas digestivos altamente sofisticados para alimentar uma variedade de tipos de alimentos disponíveis em todo o mundo. Monogástricos e ruminantes, são os dois principais tipos de mamíferos com base nos seus tipos de sistemas digestivos. A maioria dos mamíferos caem na categoria de monogástricos, mas os ruminantes apresentam um elevado nível de importância para os mamíferos e para toda a biosfera. Anatomia, fermentação, ea dieta são as principais diferenças entre os dois tipos de organismos e aqueles são discutidos neste artigo.
Monogástricos
Monogástricos são os organismos com um estômago simples e câmaras único em seu sistema digestivo. O exemplo mais óbvio para um monogástricos seriam os seres humanos; no entanto, existem muitos outros organismos deste tipo, como a todos os onívoros e carnívoros. Os ratos e porcos são monogástricos onívoros, enquanto os gatos e os cães vêm em Tipo de carnívoros. No entanto, apenas uma parte dos herbívoros cai na categoria de monogástricos, como coelhos e cavalos. Seria importante notar que estes herbívoros são capazes de digerir a celulose através de fermentação microbiana. No entanto, o processo de fermentação ocorre no intestino grosso (ceco e cólon) dos herbívoros monogástricos. Pequenos herbívoros viz. coelhos têm fermentação cecal enquanto animais de grande porte, tais como rinoceronte e cavalo tem fermentação colônica.
O sistema digestivo de monogástricos torna-se ativo durante a digestão, mas tende a descansar depois. Salivação começa logo que o alimento a ser ingerido e a digestão é iniciado, o qual é, principalmente, de dois aspectos conhecidos como mecânica e química. O estômago de câmara única segrega enzimas e ácidos para facilitar a dicção química enquanto o baço segrega alcalino para manter o pH do sistema. Além disso, a vesícula biliar segrega os sais biliares de gorduras de degradação. Os monogástricos são capazes

Relacionados

  • diferenças entre ruminantes e monogastricos

    815 palavras | 4 páginas

    Os ruminantes são uma subordem de mamíferos artiodátilos, a subordem Ruminantia. São mamíferos herbívoros que possuem vários compartimentos gástricos (poligástricos), sendo estes o rúmen, o retículo, o omaso e o abomaso, também conhecidos como pança, barrete, folhoso e coagulador respectivamente. Os três primeiros compartimentos são chamados de pré-estômago, pois neles não ocorre digestão química, apenas mecânica, já o abomaso é conhecido como estômago verdadeiro, pois é o único compartimento….

  • ruminantes e monogastricos incompleto

    3985 palavras | 16 páginas

    PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA INTRODUÇÃO À ZOOTECNIA RUMINANTES E MONOGÁSTRICOS E ALIMENTOS CONCENTRADOS E VOLUMOSOS Marlos Castanheira A01 – 3 Goiânia - GO 2014 ÍNDICE Pg. Capa..............................................................................................................….

  • meus

    480 palavras | 2 páginas

    Monogástricos E Poligástricos - Monografias - Medvet www.trabalhosfeitos.com/.../Monogástricos-e-Poligástricos/463831.html‎ O aparelho digestivo ou digestório ou ainda sistema digestório é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes ... Anatomia do aparelho digestório de ruminantes e não ruminantes pt.scribd.com/.../Anatomia-do-aparelho-digestorio-de-ruminantes-e-nao-...‎ 07/05/2011 - Ruminantes ou poligástricos • Ovinos • Caprinos • Bovinos • Bubalinos….

  • Trabalho De Introdu O Zootecnia

    959 palavras | 4 páginas

    Trabalho de introdução à Zootecnia Formar Grupos com no máximo 03 Componentes. Entrega dia 09/04/2015 . DIA DA PROVA Quais as principais diferenças anatômicas e fisiológicas do aparelho digestivo dos animais ruminantes e dos animais monogástricos. Associe a estes animais (monogástricos e ruminantes), quais os tipos de alimentação fornecida a cada grupo, especificando o que é alimento volumoso e alimento concentrado. O trabalho devera ser entregue digitado, conforme modelo deixado na Xerox e ou site….

  • Digestório

    2038 palavras | 9 páginas

    3. SISTEMA DIGESTÓRIO DOS MONOGÁSTRICOS ........................................................5 3.1.1 Sistema digestório dos suínos .................................................................................5 3.1.2 Sistema digestório das aves ....................................................................................7 3.1.3 Particularidades do sistema digestório dos eqüinos e coelhos ................................8 4. SISTEMA DIGESTIVO DOS RUMINANTES...........................….

  • ruminantes e monogástricos

    493 palavras | 2 páginas

    Diferença Anatômica entre Ruminante e Monogástrico Monogástricos: (mono=1 gastrico= digestão) são os animais que apresentam um estômago simples, com uma capacidade de armazenamento pequena e que digere o alimento com substâncias produzidas no próprio organismo portanto o fornecimento de alimentos deve ser constante. Existem monogástricos carnívoros como o cão e o gato; herbívoros como o coelho e o cavalo; e onívoros como as aves e os suínos. Ruminantes: (latim científico: Ruminantia) os ruminantes….

  • Bioquímica de Ruminantes e Não-Ruminantes

    2402 palavras | 10 páginas

    INTRODUÇÃO Os ruminantes apresentam uma maior eficiência no aproveitamento da energia dos alimentos fibrosos que os demais herbívoros. A retenção pré-gástrica seguida de fermentação com microrganismos simbiontes resultaram na associação dos estudos de nutrição com as ciências vegetais, microbiologia, ciências animais e ecologia. Até os anos 70, pouca importância era dada ao papel da fibra dietética e fermentações intestinais nos não-ruminantes. Por essa razão, os estudos de nutrição de ruminantes permaneciam….

  • RESUMO NUTRI O

    259 palavras | 2 páginas

    (Máximo) 4% 3% MM – Matéria Mineral (Máxima) 8% 6% Ca - Cálcio: (Máximo) 1,6% 1,4% P – Fósforo: (Mínimo) 0,8% 0,7% DIGESTÃO X ABSORÇÃO • Digestão Monogástricos (Enzimas) • Absorção Monogástricos (enterócitos) X • Digestão Ruminantes (Bactérias) • Absorção Ruminantes (Bact., protoz., fungos e leveduras) ETAPAS DIGESTÃO MONOGÁSTRICOS • Boca (Amilase e Bicarbonato); • Suco Gástrico + Ac. Clorídrico (pepsinogênio – Pepsina) Função: PB - aminoácidos Ex: Tripsina, quimiotripsina. Fígado •….

  • estudo dirigido

    332 palavras | 2 páginas

    digestório? 2) Explique os mecanismos de regulação intrínseca e extrínseca do TGI. 3) Como atua o sistema nervoso autônomo (simpático e parassimpático) sobre a função digestiva? 4) Descreva as etapas básicas do processo de digestão em monogástricos. 5) Cite cinco hormônios que exercem influências sobre as funções gastrointestinais e discuta o local onde ocorre sua produção, sob quais estímulos esse hormônio é produzido, onde atua e quais são suas funções. 6) Explique a atividade elétrica….

  • Anatomia

    1018 palavras | 5 páginas

    decíduos: 28 Dentes permanentes: 42 Felinos: Dentes decíduos: 26 Dentes permanentes: 30 O fígado dos animais domésticos têm diferenças anatômicas. Mostre por meio de desenhos todas as estruturas (com suas posições) do fígado dos bovinos, pequenos ruminantes, equinos, suínos e carnívoros: O fígado localiza-se na parte mais cranial do abdome, imediatamente atrás do diafragma. O fígado adulto interpõe-se entre o diafragma cranialmente e o….

Outros Trabalhos Populares

Qual a diferença entre animais ruminantes e não ruminantes?

A diferença fundamental, portanto, entre ruminantes e não ruminantes está no ato de o animal regurgitar o alimento para a boca, para que seja mastigado e preparado para a digestão.

O que é um animal não ruminante?

Animais não ruminantes são considerados aqueles dotados de um simples estômago glandular, e incluem porcos, gatos, cães e seres humanos. O sistema digestivo de aves é uma versão modificada do sistema de não ruminante.

Qual é a principal diferença no metabolismo de proteínas ruminantes para não ruminantes?

Em função da presença de microorganismos ruminais, o modo de utilização das proteínas nos ruminantes difere totalmente dos monogástricos. Estes microorganismos caracterizam-se por seu alto potencial em sintetizar todos os AA, inclusive os essenciais.

Quais são as espécies consideradas ruminantes e não ruminantes?

Os animais ruminantes são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago. Esses animais apresentam também um estômago dividido em quatro compartimentos. São exemplos de ruminantes, o boi, o carneiro, o veado, o camelo e a cabra.