Qual a probabilidade de obter no lançamento de um dado um número par ou primo?

Quando um dado é lançado, é possível que saia um número par e é possível que saia um número maior que 3. Mas é também possível que saia um número que seja par e acima de 3. Por exemplo, o número 4 é par e maior que o número 3. A probabilidade de se obter um número par é 1/2 (há 3 números pares e 3 números impares).

Qual número inferior a 5?

Um dado é formado por seis faces, onde cada face tem um dos seguintes valores: um, dois, três, quatro, cinco e seis. Dentre esses números, existem 4 inferiores a cinco: o um, dois, três e quatro. Portanto, a probabilidade de se retirar um número não inferior a cinco é igual a 2/3.

Quantos 6 eu terei no lançamento de um dado?

Assim, por exemplo, a probabilidade de uma pessoa jogar um dado honesto de 6 faces e sair o número 6 é 1/6, pois há apenas uma possibilidade do resultado ser 6, dentre as seis possibilidades diferentes de resultado.

Qual a probabilidade de se obter no lançamento de um dado um número ímpar ou primo?

O dado tem seis faces, logo possui seis números de 1 a 6. Os números pares de 1 a 6 são 2, 4 e 6 (3 casos) e os números primos de 1 a 6 são 2, 3 e 5 (3 casos). Simplificando a fração, temos 1/2 ou 50%. A probabilidade de se obter um número par ou primo no lançamento de um dado é 1/2 ou 50%.

Qual a probabilidade do lançamento de dois dados?

Dados dois eventos, A e B, em um mesmo espaço amostral, para calcular a probabilidade da união de dois eventos, utilizamos a fórmula: P(A ∪ B) = P(A) + P(B) – P(A ∩ B)

Qual a probabilidade de se obter um número menor que 5 no lançamento de um dado?

Resposta: 66% de chance.

Qual a probabilidade de tirar 6 em um dado?

O dado possui 6 lados, o lado 5 é uma possibilidade desses seis lados, então representamos pela fração 1/6 = 0,16 x 100 = 16%.

Qual a probabilidade de se jogar um dado 6 vezes seguidas?

Veja que partindo dessa lógica, a probabilidade de tirarmos 1 ao jogarmos um dado 6 vezes é 1/6+1/6+… +1/6 = 1, ou seja, 100%! Ao jogarmos o dado 6 vezes com certeza obteremos o número 1 em ao menos uma das jogadas.

Qual a probabilidade da soma de dois dados darem 6?

No lançamento de dois dados a probabilidade de obtermos soma das faces voltadas para cima igual a 6 será de aproximadamente 13,9%.

Qual é a probabilidade de o resultado ser um número primo?

Temos um espaço amostral de 12 elementos, dos quais 3 são primos. Portanto, a probabilidade de escolhermos ao acaso, um número primo dentro dos divisores do número 60, será dada por: A probabilidade é de 25% de chance.

Quantas combinações tem 2 dados?

O resultado possível no lançamento simultâneo de dois dados resulta em 36. Com base nesse espaço amostral, podemos determinar qualquer evento pertencente ao conjunto dos possíveis resultados.

Como calcular probabilidade de dados?

A probabilidade é calculada por meio de uma divisão simples. Basta dividir o número de eventos pelo número de resultados possíveis, conforme se vê na fórmula p = n(e)/n( Ω ). Exemplo: Há uma possibilidade de tirar 3 num dado de 6 números, logo 1/6.

Qual a probabilidade de ao lançar dois dados a soma entre eles ser maior ou igual a 8?

Também poderíamos ter escrito todas as possibilidades e contado-as, mas esse procedimento gasta mais tempo. Portanto, o número total de possibilidades de resultados é 36. A probabilidade de sair soma 8 é 14%.

Transcrição de vídeo

RKA - Descubra a probabilidade de obter números pares três vezes jogando um dado com seis lados numerados de 1 a 6. Vamos descobrir a probabilidade de obter números pares ao jogar o dado cada uma das vezes. A probabilidade de obter números pares e obter números pares em um dado com seis lados. Vamos pensar sobre isso. Quantos resultados a gente pode obter? Quantas vezes podemos jogar? A gente tem 1, 2, 3, 4, 5, 6 números. E quantos satisfazem essa condição de ser um número par? Ele poderia ser um 2, ser um 4 ou ser um 6. A probabilidade é o evento que corresponde à sua necessidade, sua condição de acertar. Então três dos eventos possíveis são um lançamento par. E isso, de um total de seis eventos possíveis. Então, vai ser 3/6 que é igual a 1/2. 50% de probabilidade de obter um número par em cada jogada. Querem obter números pares três vezes, e todos serão eventos independentes. Cada vez que jogamos o dado, isso não afeta o que acontecerá na próxima jogada, apesar do que alguns jogadores pensam. Isso não tem impacto sobre o que acontece na próxima jogada. Então, a probabilidade de obter um número par 3 vezes é igual à probabilidade de obter um número par uma vez, ou um número par em um dado de seis lados. Esta coisa é igual àquela ali vezes esta coisa de novo. Muito bem, esta é a nossa primeira jogada. Vamos copiar e colar. Vezes esta coisa e mais uma vez esta coisa. Certo? Esta é a nossa primeira jogada, que é isto. Esta é a nossa segunda jogada. Esta é a nossa terceira jogada, são eventos independentes. Vai ser igual a 1/2, esse é o mesmo 1/2 daqui vezes 1/2, vezes 1/2, que é igual a 1/8. Há uma possibilidade em oito que vocês obtenham números pares em todas as três jogadas. Nesta jogada, nesta jogada e nesta jogada.

Qual a probabilidade de em um lançamento de um dado o resultado ser um número par?

No lançamento dos dados, podemos citar como exemplo de evento “sair um número par”. A probabilidade desse evento ocorrer, calculada pelo número de casos favoráveis dividido pelo número de casos possíveis, é a seguinte: como são 3 números pares no dado, a probabilidade de sair um número par é 3/6 = 1/2.

Qual a probabilidade de obter um número primo no lançamento de um dado?

A probabilidade de obtermos um número primo ou um número ímpar ao lançarmos um dado é igual a 2/3.

Qual a probabilidade de em um lançamento de um dado o resultado ser um número par é maior que 3?

A probabilidade de se obter um número que é par e acima de 3 é 1/3, já que há duas de seis possibilidades: 4 e 6.

Qual a probabilidade de se jogar um dado é se obter um número par ou o número 4?

Resposta correta: 0,1666 ou 16,66%. 1º passo: determinar o número de eventos possíveis. Como são dois dados jogados, cada face de um dos dados tem a possibilidade de ter um dos seis lados do outro dado como par, ou seja, cada dado tem 6 combinações possíveis para cada um de seus 6 lados.