Qual a relação do empreendedorismo com o crescimento econômico?

Olá, filhos! Como estão? 

É bastante comum as pessoas darem início ao próprio negócio sem nenhuma perspectiva de mercado, o que acaba ocasionando problemas no futuro. 

Olhar para o cenário econômico do nosso país nos ajuda a prever futuras crises e enxergar oportunidades, sabendo assim, o momento certo de tomar determinadas decisões. 

E não podemos falar de empreendedorismo sem antes olharmos para a economia, uma vez que os dois caminham lado a lado. 

Os empreendedores são os verdadeiros responsáveis por liderar as iniciativas inovadoras no setor privado e criar produtos e serviços com custos-benefícios cada vez melhores para os consumidores. 

Eles também são responsáveis por criar soluções para diminuir custos e desperdícios em todas as áreas (construção civil, agricultura, indústria alimentícia, entre outras), além de gerar empregos e estimular o consumo interno.

Sendo assim, o empreendedorismo aquece a economia porque cria novos mercados, aperfeiçoa produtos e serviços já existentes, torna a tecnologia mais acessível à sociedade e transforma positivamente as indústrias tradicionais. Tornando assim as cadeias produtivas mais eficazes. 

Por essas e por outras é fundamental aprender nem que seja o básico sobre negócios e economia, inclusive, eu sou a favor que ensinem sobre isso desde cedo, nas escolas, afinal nossas crianças serão o nosso futuro. Não podemos mudar o futuro se não cuidarmos das nossas crianças. Concordam? 

Mas cuidado, filho(a), porque não basta apenas abrir um CNPJ, é necessário também olhar para o cenário macroeconômico, assim como estudar o mercado para garantir sua prosperidade.

É isso, filhos. Espero que vocês tenham entendido a importância de incentivar o empreendedorismo no Brasil para que cada vez mais empreendedores abram seus negócios, gerando mais empregos e contribuindo para o crescimento econômico do nosso país. 

Gostou deste tema? Leia também As principais causas que levam pequenos negócios ao fracasso 

Grande abraço e até a próxima semana! 

Artigo escrito por Fabio Favari

A importância do empreendedorismo é incontestável para o desenvolvimento do país, pois ajuda na geração de novos postos de trabalho formais, criação de  produtos e serviços para o mercado, entre outras riquezas.

Além disso, atitudes empreendedoras têm o poder de criar bem estar social, especialmente quando elas visam apresentar soluções para determinados problemas da sociedade.

Empreendedores são visionários, portanto, responsáveis pela inovação tecnológica que sustenta países em pleno desenvolvimento como o Brasil.

Como protagonistas do que diz respeito a inovação, os empreendedores são peças essenciais no crescimento da economia, citamos as principais áreas:

Empreendedorismo na geração de emprego

Através da oportunidade de trabalho é que ocorre a distribuição de renda, sem empreendedores, não há empresas e consequentemente, ocorre uma escassez de empregos.

O crescimento econômico depende da geração de novos postos de trabalho.

O Brasil é um país de empreendedores, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, as empresas pequenas empregam mais, são responsáveis por 54% dos postos de trabalho formais, sendo que a maioria está no setor de comércio e serviços.

A partir do momento em que o empreendedor cria um novo negócio, ele vai precisar de mão de obra para conduzir o negócio. Através dessa iniciativa, outros trabalhadores podem ser beneficiados com uma oportunidade.

Outro ponto destacado pelo SEBRAE é com relação aos salários melhores pagos pelas pequenas empresas. No geral, a tendência é que o trabalhador tenha mais chance de ganhar bem do que em grandes companhias.

A importância do empreendedorismo está na geração de empregos e riqueza para o sucesso de um país.

Inovação e soluções tecnológicas

A criatividade do empreendedor abre um leque maior de opções para uma sociedade, seja na contração de novos serviços como na compra de produtos que facilitam o dia a dia.

A inovação precisa estar presente em um país que busca se desenvolver de maneira gradual. Pois através dela são melhorados processos de trabalho, matéria prima e capital.

A verdade é que a inovação muda a mentalidade das pessoas, especialmente com relação ao consumo. Ademais, gera mais oportunidades de emprego e permite melhor distribuição de riqueza entre todas as classes sociais.

No geral, todo mundo se beneficia da inovação, o mercado fica mais competitivo e o consumidor, tem mais opções de escolha.

Fomentação do mercado consumidor

A economia continua girando quando existem novidades, e diante desse ponto de vista, não se pode ignorar a importância do empreendedor no oferecimento de novos produtos e serviços que anteriormente, o consumidor não tinha acesso.

Quanto mais empreendedores tem uma região, mais rápido chegam as novidades no que diz respeito a produtos e serviços. Com isso, todo mundo ganha, a cidade, o estado, o país e especialmente, o consumidor.

Quando o consumidor precisa de um determinado produto ou serviço, ele paga por isso. Nesse processo, o dinheiro gira na localidade, são recolhidos impostos  que são usados para a melhoria da infraestrutura da região.

Via de regra, quanto mais empresas abertas, maiores serão as opções de produtos e serviços com preços competitivos.

Esse círculo vicioso faz com que as pessoas consumam mais, o que é muito importante para o crescimento das empresas e também do país.

Esses são os 3 principais fatores que mostram a importância do empreendedorismo. Portanto, o empreendedor além de realizar um grande sonho de ser dono do seu próprio negócio, ele contribui de maneira ativa para o desenvolvimento do país.

Qual a relação do empreendedorismo e crescimento econômico?

No atual cenário econômico mundial e brasileiro, o empreendedorismo é considerado uma atividade essencial, contribuindo não apenas para o crescimento e desenvolvimento econômico, como também por ser apontado como o principal responsável pela abertura de novos negócios, o que impacta diretamente na geração de novos ...

Qual a importância do empreendedorismo para o crescimento econômico de um país?

A importância do empreendedorismo é incontestável para o desenvolvimento do país, pois ajuda na geração de novos postos de trabalho formais, criação de produtos e serviços para o mercado, entre outras riquezas.

Qual a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico e social?

O empreendedorismo é bom para o mercado de trabalho Isso abre caminhos para a inovação, para a concorrência e para o desenvolvimento de novos produtos e serviços. Como falamos no começo desse artigo, empreender não é sinônimo de abrir um empreendimento.

Como o empreendedorismo ajuda na economia do Brasil?

Empreender no momento de crise contribui para a geração de novos empregos e, além disso, incentiva o comportamento criativo da população. No ano de 2020, os setores que mais tiveram um avanço no crescimento percentual de empregos, foram a área da saúde, e-commerce em geral e logística.