Qual a semelhança entre o eclipse lunar e o eclipse solar?

Todos os anos temos eclipses, um dos fenômenos que mais desperta a curiosidade das pessoas. Em 2022, serão quatros eclipses (veja aqui as datas) no eixo Touro-Escorpião, dois solares e dois lunares. Eclipse lunar e solar, você sabe a diferença? Vem ver.

No eclipse lunar, a Lua é eclipsada (ou seja, escondida). A Lua para a Astrologia tem a ver com o passado e com o sentido de segurança, e é isso que fica mais precário nesta fase. As pessoas ficam com mais medo e mais reativas. Saber dessa insegurança pode ser um importante diferencial para lidar com pessoas e situações.

O eclipse lunar também pode fazer as pessoas saírem da sua zona de segurança (Lua). Algo em que se apoiavam ou com o que contavam pode ser temporária ou definitivamente alterado.

No eclipse solar, o Sol é que fica obscurecido. O Sol, na Astrologia, rege o futuro e o poder de escolha. A Lua se sobrepõe ao Sol, por isso um eclipse solar pode trazer um retorno do passado.

Confira aqui tudo sobre o eclipse solar em Touro de 30 de abril, o primeiro de 2022.

Com elipse solar, é possível que seja a volta de um antigo amor ou o retorno de algum hábito de outra época (positivo, como caminhar ou correr, ou negativo, como fumar).

A pessoa pode resolver sair do aluguel e voltar a morar com os pais. Ou até eventos como possibilidade de retomar um contato com um velho amigo que aparece para visitar.

Veja aqui no Mapa do Céu em que área da sua vida o eclipse atuará.

Qual período de ação do Eclipse lunar e solar?

Apesar de o eclipse ter atuação particularmente forte nas imediações da data em que ocorre, em Astrologia se diz que o fenômeno ainda tem cerca de seis meses para se manifestar em pequenos ou grandes eventos, até que venha outro de mesma natureza (Solar ou Lunar), ocorrendo em novo grau, acionando a mesma casa ou não.

Alguns astrólogos também acreditam que é preciso vir um eclipse de natureza idêntica ao anterior, o que pode aumentar o tempo de seis meses para até dois anos em alguns casos. Se ocorreu um eclipse solar total, por exemplo, seria preciso esperar por outro eclipse solar total.

Como se preparar para um eclipse

Como o eclipse é detonador de situações de crise, pode ser potencialmente complicado para circunstâncias precárias e que envolvam algum tipo de dependência.

Por isso, pede-se mais cuidado e que se evitem comportamentos imprudentes, a menos que você tenha aquilo que se chama de plano de contingência para lidar com imprevistos.

Se você está alugando um quarto e a relação com o proprietário não estiver muito boa, pode ser que, de uma hora para outra, se agrave devido a algum acontecimento que vai gerar divergência. Poderá ter que procurar um novo lugar de repente.

Se estiver no limite das finanças, essa situação ficará ainda mais complicada se não puder fazer a mudança de pronto ou não tiver se programado para onde ir.

Devido ao aumento da tensão emocional, pode ser uma boa época para procurar por terapia e aconselhamento.

No entanto, tudo é mais delicado, também. É como se o inconsciente estivesse em ebulição e as coisas não ficassem totalmente claras.

Eclipse pode gerar incertezas

O eclipse mexe com a ordem natural das coisas. Quando a Lua era totalmente ocultada, provocava nos povos antigos um misto de angústia e curiosidade. O próprio ato de ocultar está ligado a um mistério.

Assim, o significado primordial do eclipse é a incerteza. Tudo parece ficar incerto, em suspense, cerca de três semanas antes e depois do eclipse.

O eclipse também gera tensão inconsciente, até por juntar Sol e Lua, dois elementos essenciais na Astrologia. Em razão dessa tensão, situações críticas têm mais chance de transbordar.

Em um relacionamento já com problemas, por exemplo, na época do eclipse pode ocorrer uma crise mais séria. É mais difícil manter a racionalidade (Sol) e o balanço emocional (Lua) nesse período, que requer esforço muito maior para se obter equilíbrio e raciocinar.

Há forte tendência à precipitação, que pode gerar acontecimentos.

Período de seis meses após após eclipse está sujeito a reviravoltas e descobertas

Como o próprio fenômeno simboliza algo incomum, o período do eclipse também tende a sinalizar acontecimentos inesperados e reviravoltas.

As pessoas podem mudar de comportamento, situações podem se inverter, bem como pode haver descobertas. Especialmente se houver algum ponto ou planeta do Mapa Astral envolvido.

Por isto, tende a ser uma fase de mexidas. E elas tendem a acontecer nos assuntos regidos pelos signos envolvidos com o eclipse e, no Mapa Astral da pessoa, pelas casas onde eles acontecem.

Um eclipse ocorre quando uma esfera ou uma Lua interfere na luz do Sol. Aqui na Terra, podemos encontrar dois tipos de eclipses: eclipses solares e eclipses lunares. Um eclipse solar ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando todo ou parte do Sol. Um eclipse lunar ocorre quando a Terra se move entre a Lua e o Sol e a sombra da Terra obscurece a Lua ou parte dela.

Um eclipse solar ocorre durante o dia e um eclipse lunar ocorre à noite. Um eclipse solar é raro e, quando acontece, só pode ser visto por um segmento muito limitado de pessoas na Terra, por um curto período de tempo. Um eclipse lunar, por outro lado, pode ser visto de mais partes da Terra. Ver um eclipse solar sem óculos de sol pode prejudicar seriamente sua visão, enquanto é bastante seguro ver um eclipse lunar a olho nu. Um eclipse solar sempre teve um efeito mais intenso sobre os seres humanos do que um eclipse lunar.

Quadro comparativo

Eclipse solarEclipse lunarUm eclipse solar é aquele em que o sol é bloqueado pela lua.Eclipse lunar refere-se ao eclipse em que a Lua aparece fraca, à medida que passa para a sombra da Terra.PorqueA lua bloqueia o sol.A lua toma a sombra da Terra.quando você verDependendo de onde você está, o eclipse geralmente é visto mais cedo no oeste.Em todos os lugares ao mesmo tempo.FrequênciaUma vez a cada dezoito meses.Duas vezes ao anoPosiçãoA lua está entre o Sol e a Terra.A Terra está entre o Sol e a Lua.Ideiaocorre durante o diaocorre durante a noiteDuração5-7 minutosUma horaEstágioLua Novalua cheia

LEIA  Diferença entre especiação alopátrica e especiação simpátrica

O que é o eclipse solar?

Os eclipses solares só podem ocorrer durante a Lua Nova quando a Lua se move entre a Terra e o Sol e os três corpos planetários formam uma linha reta: Terra-Lua-Sol. Um eclipse pode ser total, parcial ou anular. Um eclipse solar total ou completo é quando a Lua bloqueia completamente o Sol, um eclipse parcial é quando obscurece uma parte do Sol e um eclipse anular é quando a Lua está em toda a sua extensão em rotação. Não envolverá completamente o Sol; é quando você pode ver um círculo fino de luz emergindo da borda externa da Lua.

Há entre dois e cinco eclipses solares a cada ano. Ter a chance de ver um eclipse solar total é raro. A sombra da Lua na Terra não é muito grande, então apenas um pequeno segmento de lugares na Terra a verá. Você tem que estar no lado positivo do planeta quando isso acontecer. Você também tem que estar no caminho da sombra da Lua. Em média, a mesma marca na Terra só consegue ver um eclipse solar por alguns minutos a cada 375 anos!

O que é o eclipse lunar?

Um eclipse lunar só pode ocorrer quando a Lua está diretamente oposta ao Sol no céu: uma Lua Cheia. Embora haja uma Lua Cheia todos os meses, um eclipse lunar não ocorre todos os meses porque o Sol não está completamente alinhado com a Terra e a Lua. A órbita da Lua está inclinada 5 graus acima da órbita da Terra; caso contrário, veríamos um eclipse lunar todo mês. Podemos ver eclipses lunares mais facilmente do que eclipses solares, e isso tem a ver com presença.

LEIA  Diferença entre plantas e animais

A Lua está muito mais perto da Terra (mais de 300 vezes mais perto do que o Sol!), então a Terra tem uma chance muito maior de obstruir a luz solar para a Lua, em comparação com a Lua obstruindo a luz do Sol. Além disso, um eclipse lunar pode ser visto de uma parte maior da Terra. Existem três tipos de eclipses lunares: total, parcial e penumbral. Um eclipse lunar total ocorre quando a umbra da Terra, a parte central e escura de sua sombra, não é clara na superfície da Lua.

Um eclipse lunar parcial pode ser notado quando apenas um segmento da superfície da Lua está oculto pela umbra da Terra. Um eclipse lunar escuro ou penumbra ocorre quando a Lua viaja através da fraca porção penumbral da sombra da Terra. Portanto, eventualmente bloqueia a luz do sol de cair na lua, assim a lua parece escurecida. Um eclipse lunar aparece apenas durante a lua cheia quando passa pela sombra da Terra.

Principais diferenças

  1. Um eclipse solar ocorre quando a Lua Nova caminha entre a Terra e o Sol, enquanto um eclipse lunar ocorre quando a Terra projeta uma sombra na Lua Cheia.
  2. No eclipse solar, a localização dos três corpos planetários é o Sol, a Lua e a Terra. Pelo contrário, na questão do eclipse lunar, a localização destes é o Sol, a Terra e a Lua.
  3. Em um eclipse solar, o Sol escurece. Em um eclipse lunar, a Lua fica escura.
  4. Um eclipse solar ocorre durante o dia na Lua Nova, quando a Lua está entre a Terra e o Sol, enquanto um eclipse lunar ocorre durante a noite na Lua Cheia, quando a Terra passa entre o Sol e a Lua.
  5. Se se vê o eclipse solar diretamente, ou seja, a olho nu, corre-se o risco de perder a visão, pois danifica a retina. Em vez disso, você está protegido de danos ao ver o eclipse lunar a olho nu.
  6. Um eclipse solar ocorre a cada 18 meses, ou seja, 1,5 anos. Por outro lado, o eclipse lunar que ocorre duas vezes por ano.
  7. O eclipse solar ocorre com o aparecimento da Lua Nova, mas o eclipse lunar ocorre durante a Lua Cheia.
  8. O eclipse solar ocorre em 5-7 minutos, enquanto o eclipse lunar ocorre em alguns anos.
  9. Um eclipse solar pode ser visto apenas em uma pequena área, enquanto o eclipse lunar pode ser visto em uma área comparativamente maior.

LEIA  Diferença entre ondas de rádio e ondas sonoras

Conclusão

Estamos todos bem informados da realidade de que a Terra gira em torno do Sol e a Lua gira em torno da Terra. Por causa disso, há momentos definidos em um ano em que esses três estão alinhados e formam a linha exata e quase reta chamada Syzygy.

Qual é a semelhança entre o eclipse lunar e o eclipse solar?

O eclipse lunar ocorre quando a sombra da Terra, produzida pelo Sol, é projetada sobre a Lua, cobrindo-a. De forma similar ao eclipse solar, o eclipse lunar só pode ocorrer quando a órbita da lua coincide com a eclíptica.

Qual é a diferença entre o eclipse lunar e solar?

Quando ocorre um eclipse total ou parcial do sol, temos a ocorrência de um eclipse solar, e quando ocorre um eclipse envolvendo a lua, temos um eclipse lunar.

Qual a diferença entre o eclipse?

Uma curiosidade é que o eclipse lunar só ocorre quando a órbita da Lua coincide com a eclíptica (órbita terrestre entorno do Sol). Sem a pequena diferença de 5,2º entre as órbitas teríamos eclipses lunares em toda fase cheia da Lua. Conseguiu entender melhor a diferença entre os dois fenômenos?

Qual é mais raro eclipse lunar ou solar?

Os eclipses lunares são mais comuns do que os solares (quando a lua fica entre o sol e a Terra e encobre a luminosidade solar).