Qual atleta brasileiro ganhou medalha de bronze no atletismo nas Olimpíadas 2022?

Participação do Brasil

Atletas: 108 atletas (103 homens e cinco mulheres) 
Modalidades: 15 modalidades (atletismo, basquete, boxe, esgrima, futebol, hipismo CCE, hipismo saltos, levantamento de peso, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, saltos ornamentais, tiro esportivo e vela) 
Medalhas: 3 (um ouro e dois bronzes)
Porta-bandeira na Cerimônia de Abertura: Mario Jorge da Fonseca Hermes (basquete)

O destaque maior foi Adhemar Ferreira da Silva, que conquistou sua primeira medalha de ouro. Ele superou o próprio recorde mundial no salto triplo (de 16,01m) por quatro vezes na mesma prova. Na capital da Finlândia, Adhemar registrou as seguintes marcas: 16,05m, 16,09m, 16,12m e 16,22m.

No salto em altura, José Telles da Conceição ganhou a medalha de bronze. Ele alcançou 1,98m e bateu o próprio recorde sul-americano. Ary Façanha de Sá, na mesma prova, se classificou em quarto lugar, com 7,23m. Da natação veio outro bronze, com Tetsuo Okamoto, nos 1.500m livre e o tempo de 18min51s3. João Havelange, que havia participado dos Jogos de Berlim 1936 como nadador nos 1.500m livre, integrou o time de polo aquático em Helsinque.

Nesta edição, o Brasil participou pela primeira vez da competição de futebol dos Jogos Olímpicos. Dois anos antes, o país amargara a derrota na decisão da Copa do Mundo disputada no Maracanã. Em 1952, a seleção ficou em quinto lugar e encantou plateias com sua maneira atrevida e brincalhona de jogar.

Jogos Olímpicos pela primeira vez na Finlândia

Realizada no início da Guerra Fria, essa edição ficou marcada pela estreia da União Soviética, que disputaria com os Estados Unidos o maior número de medalhas nos Jogos seguintes. O feito mais memorável em Helsinque coube ao corredor Emil Zatopek (na foto, à esquerda), da antiga Tchecoslováquia. Ele se tornou a única pessoa da história a ganhar os 5.000m, os 10.000m (que já havia vencido em Londres 1948) e a maratona em uma mesma edição dos Jogos.

Pela primeira vez, as mulheres competiram contra os homens na prova de adestramento do hipismo. A dinamarquesa Lis Hartel marcou para sempre sua participação ao conquistar a medalha de prata mesmo tendo parte de suas pernas (abaixo do joelho) paralisadas. Vítima de poliomielite aos 23 anos, ela precisava de ajuda para subir e descer do cavalo. Também na Finlândia, Lars Hall, um carpinteiro sueco, foi o primeiro não-militar a vencer o pentatlo moderno. A delegação brasileira conquistou uma medalha de ouro e duas de bronze.

Atletas Modalidades Provas Resultado Classificação
Adhemar Ferreira da Silva Atletismo Salto triplo - Masculino 16,22m 1º Lugar
José Telles da Conceição Atletismo Salto em altura - Masculino

1,98m

3º Lugar
Tetsuo Okamoto Natação 1.500m livre - Masculino

18m51s30

3º Lugar

Qual atleta brasileiro ganhou medalha de bronze no atletismo nas Olimpíadas 2022?

O Brasil prosseguiu neste sábado (7) na disputa do torneio de atletismo da 3ª edição dos Jogos Sul-Americanos da Juventude Rosário 2022. A equipe conquistou mais cinco medalhas – uma de ouro e quatro de bronze e agora soma 16 (oito de ouro, duas de prata e seis de bronze). A competição termina neste domingo (8).

A gaúcha Luísa Lummertz Lopes foi o destaque ao vencer a prova do salto em altura. A gaúcha de Torres ganhou com 1,74 m, recorde pessoal e do campeonato. Silvina Gil, do Uruguai, e Joaquina Dura, da Argentina, ficaram na segunda e terceira colocações, com a mesma marca: 1,69m.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK

No lançamento do disco, o capixaba Ronicleiton de Jesus Santos ficou com a medalha de bronze. O atleta de 17 anos, nascido na cidade de Mucurici obteve a marca de 52,78 m, em sua terceira tentativa. O chileno Alan Fell Mardones foi o mealha de ouro, com 56,06 m, seguido do colombiano Juan David Montaño, com 54,80 m. “Estou muito feliz. Essa medalha representa muito esforço. Batalhei muito para estar aqui. Desde 2019, estou treinando muito”, disse Ronicleiton.

No salto com vara, o paulista Pedro Henrique Aparecido, também terminou na terceira colocação, com 4,40 m. O atleta de Guarulhos ficou atrás do argentino Austin Carril (5,06 m) e do chileno Leonardo Olate (4,50 m).

Qual atleta brasileiro ganhou medalha de bronze no atletismo nas Olimpíadas 2022?
Pedro Henrique Aparecido na final do salto com vara em Rosário – Foto: William Lucas/COB

Nos 2.000 m com obstáculos, outra medalha de bronze, com Bianca Cristine Davi de Souza. A atleta nascida em Jacarezinho, no Paraná, obteve o tempo de 7:29:92. O ouro foi para a colombiana Alexandra Hernandez (7:14:55), seguida da venezuelana Valeri Sangoquiza (7:26:53). “Essa medalha é um símbolo de superação. Desde o ano passado penso nesta competição. Queria muito estar aqui e a recompensa é esse lugar no pódio, que foi alcançado com muita garra”, comentou Bianca.

+ Virgínia Fortes Águas é ouro no skate street em Rosário 2022

A quarta medalha de bronze do dia foi conquistada no lançamento do martelo por Kimberly de Souza Assiz. Ela obteve a marca de 54,72 m. A argentina Giuliana Alejandra Baigorria ficou com o ouro, com 61,02 m, seguida da venezuelana Julia Gutierrez, com 55,95 m.

Nas semifinais dos 200 m, Vinicius Galeno, campeão dos 400 m, ficou em segundo lugar na primeira série, com 21.96 (3.9), passando para a final deste domingo (8). No feminino, as duas brasileiras venceram as suas séries. Vanessa Sena dos Santos, ouro no salto em distância, completou a semifinal em 24.65 (3.7). Já Júlia Ribeiro, campeã dos 400 m, completou a prova 24.64 (2.8).

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Qual atleta brasileiro ganhou medalha de bronze no atletismo nas Olimpíadas 2022?

Quantas medalhas o Brasil ganhou no mundial de atletismo 2022?

São 15 medalhas: dois ouros, seis pratas e sete bronzes.

Quais foram os atletas brasileiros campeões de atletismo?

Curiosamente, Piu e Fabiana Murer também são os únicos brasileiros campeões mundiais de atletismo.

Quais foram os brasileiros campeões olímpicos no atletismo?

Adhemar Ferreira da Silva..
André Domingos..
Arnaldo Oliveira..
Claudinei Quirino..
Cláudio Roberto..
Edson Luciano..
João do Pulo..
Joaquim Cruz..

Qual o nome do atleta brasileiro que ganhou medalha de bronze na corrida de 400m com barreira?

Com apenas 22 anos de idade, Alison dos Santos consolida seu status na elite do atletismo mundial. Em 2021, o brasileiro conquistou a medalha de bronze na prova de 400m com barreiras dos Jogos Olímpicos de Tóquio.