Qual cabo utilizar para rede de internet?

Você sabe como as informações são trocadas nas redes de internet? Quais as sequências de cores dos cabos de rede? No artigo de hoje, o Mundo da Elétrica separou tudo o que você precisa saber sobre cabos de rede. Então, vamos lá pessoal!

As redes passaram a ser bem populares devido ao avanço tecnológico que vem ocorrendo nos últimos anos. Dessa forma, o acesso à internet e a aparelhos eletrônicos ficou muito mais fácil, assim como o compartilhamento de dados e configurações de segurança.

Leia também

  • Qual a cor correta dos cabos elétricos? Como identificar?
  • Aprenda algumas dicas de como instalar padrão de luz bifásico!

Com isso, surge-se a necessidade de um cabeamento de rede para que os sistemas sejam mais eficientes.

O que é cabeamento de rede?

O cabeamento de rede consiste em uma conexão feita entre as redes de computadores, oferecendo mais estabilidade, organização no ambiente de trabalho e facilidade de manutenção dos equipamentos.

Os cabos de rede ou cabos de conexão são elementos físicos que permitem que diferentes computadores e outros dispositivos de computador sejam conectados uns aos outros. Os cabos de rede podem vincular dois equipamentos diretamente ou fazer a conexão entre um dispositivo e um roteador ou “switch”.

Quando o cabeamento é feito com um bom planejamento, traz ainda o benefício de facilitar na hora em que há a necessidade de inserir ou remover dispositivos de uma rede.

Tipos de cabos de rede

Existem algumas categorias de cabos de rede, elas são:

  • CAT5: Ele é o modelo mais antigo e em questão de velocidade, ele é o mais lento, conseguindo atingir taxas de transferência de no máximo 100 Mbps. Ele pode ser usado em redes de no máximo 100 metros, mas pode apresentar interferências quando a instalação chega perto desse limite.
  • CAT5e: A letra “e” vem do inglês enhanced, aprimorado em português, que indica um desempenho melhor em instalações próximas ao limite de 100 metros e uma melhor velocidade, de até 1000Mbps, quando comparado ao CAT5.
  • CAT6: Ele pode atingir velocidades de até 1Gbps em distâncias de até 100m. Com essa capacidade de transmissão maior, ele acaba sendo mais grosso e menos flexível do que o CAT5e, além de contar com uma blindagem melhor para reduzir a interferência.
  • CAT6a: O “a” vem de augmented, aumentada em português, que indica o aumento no alcance se comparado ao CAT6, permitindo realizar transferências de até 10Gbps por segundo em instalações de até 100 metros.
  • CAT7: Esses cabos suportam transferências em velocidade de até 10Gbps em distâncias de 100 metros. Entretanto, por serem mais espessos e rígidos que os anteriores, dependendo do local, não é possível fazer a instalação, pois o seu diâmetro impede uma torção muito grande.
  • CAT8: Esses cabos chegam perto do nível da fibra óptica em termos de velocidade de transmissão, conseguindo atingir até 40Gbps em distâncias de até 30 metros. Porém, se você tiver uma distância maior do que 30m, apesar da alta velocidade, os cabos CAT7 são mais indicados.

Os cabos de rede CAT5e e CAT6 são oferecidos em formatos de condutores flexíveis e rígidos.

Um condutor rígido usa um único fio sólido por condutor, ou seja, em um cabo padrão de 4 pares e 8 condutores CAT5e/CAT6, há um total de 8 fios rígidos. Já os condutores flexíveis, usam múltiplos fios em volta um dos outros em cada condutor, resultando em um total de 56 fios trançados em uma configuração típica de um rolo de 7 fios, cada qual consistindo de 4 pares ou 8 condutores.

Os cabos condutores rígidos são ideais para fiação estruturada dentro de um edifício. Eles podem ser facilmente perfurados em tomadas da parede e em painéis, pois consistem em um único condutor.

Os cabos flexíveis são muito menos úteis para perfurar as tomadas da parede porque os fios não mantêm a sua forma redonda perfeita quando empurrados em um conector de deslocamento de isolamento.

Ao usar os conectores RJ45, os cabos flexíveis têm uma conexão melhor e mais maleável quando comparados aos cabos rígidos.

Cores de cabo de rede

Dentro do cabo ethernet, existem 8 fios codificados por cores. Esses fios são torcidos em 4 pares, cada um com um tema de cor comum.

Um dos fios do par é um fio sólido, ou principalmente de cor sólida, e o outro é um fio branco com uma faixa colorida. Os trançados são extremamente importantes, pois eles neutralizam o ruído e a interferência!

Existem alguns padrões de sequência de cores para os trançados dos fios dos cabos de rede. É muito importante conectar os fios de acordo com um padrão para obter o desempenho mais adequado do cabo Ethernet!

O TIA / EIA-568-A especifica dois padrões de fiação para um conector modular de 8 posições, como o RJ45. Os dois padrões de fiação, T568A e T568B, variam apenas no arranjo dos pares coloridos.

A sua escolha pode ser definida de acordo com a necessidade de combinar a fiação, os conectores ou a preferência pessoal existente.

Padrão de cores cabo de rede

Existem dois tipos básicos para cabos Ethernet. Um cabo ethernet direto, que é usado para conectar a um hub ou switch, e um cabo Ethernet crossover, usado para operar de maneira ponto a ponto sem um hub ou switch.

Diagrama de cores para cabo RJ45

Existem dois diagramas de fiação padrões para cabo RJ45 dos fios dentro do conector: o TIA/ EIA 568B e o TIA/ EIA 568A. Em ambos os casos, estão dispostos 8 fios agrupados em pares e são retos (as duas extremidades são as mesmas).

Para o TIA/ EIA 568A, a ordem das cores dos fios da esquerda para a direita é a seguinte:

  • Verde e branco
  • Verde
  • Laranja e branco
  • Azul
  • Azul e branco
  • Laranja
  • Marrom e branco
  • Marrom

Já para o TIA/ EIA 568B, a ordem é:

  • Laranja e branco
  • Laranja
  • Verde e branco
  • Azul
  • Azul e branco
  • Verde
  • Marrom e branco
  • Marrom

Na imagem abaixo, vemos os padrões TIA/ EIA 568A e TIA/ EIA 568B.

Sequência de fios nos cabos de rede.

Padrões TIA/ EIA 568A e TIA/ EIA 568B.

Cabo RJ45 Crossover

Para o cabo RJ45 Crossover, a configuração muda para cada ponta. Para o cabo crossover padrão T568B, a ponta 1 possui a seguinte ordem:

  1. Laranja e branco
  2. Laranja
  3. Verde e branco
  4. Azul
  5. Azul e branco
  6. Verde
  7. Marrom e branco
  8. Marrom

Já para a ponta 2, a ordem é a seguinte:

  1. Verde e branco
  2. Verde
  3. Laranja e branco
  4. Azul
  5. Azul e branco
  6. Laranja
  7. Marrom e branco
  8. Marrom

Na imagem abaixo, vemos a ordem das cores dos fios para cabos crossovers.

Ordem de cabo de rede crossover.

Cores dos fios para cabos crossovers.

Para aprender na prática como instalar um conector RJ45, assista o vídeo abaixo do canal Mundo da Elétrica! E não se esqueça de deixar um gostei!

Compartilhe esse vídeo com os seus amigos para que eles aprendam também! Nos acompanhe nas redes sociais pois estamos sempre postando assuntos como esse. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários que iremos responder!

Autor Henrique Mattede

Eletricista desde 2006, Henrique Mattede também é autor, professor, técnico em eletrotécnica e engenheiro eletricista em formação. É educador renomado na área de eletricidade e um dos precursores do ensino de eletricidade na internet brasileira. Já produziu mais de 1000 videoaulas no canal Mundo da Elétrica no Youtube, cursos profissionalizantes e centenas de artigos técnicos. O conteúdo produzido por Henrique é referência em escolas, faculdades e universidades e já recebeu mais de 120 milhões de acessos na internet.

Assuntos

  • Cabo de internet
  • Cabo de rede sequência
  • Cabo ethernet
  • Cores cabo de rede
  • Sequência cabo rj 45

Aviso legal

Todas as informações obtidas neste site e páginas de redes sociais relacionadas a ele são apenas de caráter INFORMATIVO. O Mundo da Elétrica NÃO se responsabiliza por nenhum dano ou prejuízo causado pela execução de ações relacionadas ou não ao conteúdo descrito aqui. Procure sempre um profissional qualificado, sigas as normas e utilize os equipamentos de proteção para qualquer trabalho que envolva eletricidade.

Qual o cabo de rede ideal para internet?

Os cabos CAT5e e CAT6 são mais robustos e resistentes a interferências, por conta de seu entrançado mais forte e justo. O cabo de rede CAT6 pode atingir velocidades de até 1 GB/s. Sendo assim, considere adquirir esses modelos e cabos para ter conexões com mais qualidade e durabilidade.

Qual o cabo de rede mais usado?

Cat5e. O Cat5e é o mais usado atualmente em vez do modelo anterior. Apesar de muito semelhantes, essa versão é composta por trançamentos mais justos dos quatro pares. Sendo assim, o número de torções por polegada é maior, o que proporciona um cabo um pouco menos suscetível a interferências.