Qual das cidades apresenta maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano?

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

Com relação à umidade o clima apresenta algumas diferenças de uma área para outra, desde o superúmido - quando a quantidade de chuva é superior a 2.500 milímetros anuais, até o semiárido - quando a quantidade de chuva situa-se entre 300 e 600 milímetros anuais.

Mapa dos Climas do Brasil

Qual das cidades apresenta maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano?

Mapa de Climas do Brasil

Tipos de Climas do Brasil

As regiões brasileiras apresentam 6 tipos de climas classificados com relação às "zonas térmicas" da Terra, são eles:

  • Equatorial
  • Tropical
  • Tropical Semiárido
  • Tropical de Altitude
  • Tropical Litorâneo
  • Subtropical

Clima Equatorial

O clima equatorial é encontrado em regiões localizadas nas proximidades da linha do Equador. Apresenta temperaturas elevadas e grande quantidade de chuvas durante a maior parte do ano.

Portanto, o clima equatorial se apresenta quente e úmido. Ele predomina em toda a Região Norte e em parte do Centro-Oeste.

A temperatura média anual é superior a 25 ºC, e a amplitude térmica anual (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é pequena. O regime de chuvas varia de acordo com a ação das massas de ar.

No inverno, a região pode receber a influência de frentes frias, em decorrência do movimento de massas de ar vindas do polo.

Nessas ocasiões, ocorre o fenômeno chamado de friagem, com a queda brusca de temperatura que pode chegar a 10 ºC.

Clima Tropical

O clima tropical é encontrado na região central do Brasil, com maior predominância na Região Centro-Oeste.

Esse clima apresenta duas estações bem definidas: inverno com temperaturas amenas e seco, e verão quente e chuvoso.

As temperaturas médias anuais são superiores a 18 ºC e amplitude térmica anual de até 7 ºC. As chuvas variam de 1.000 a 1.500 mm/ano.

Quanto a umidade, na região central do país predomina o clima semi-úmido.

Clima Tropical Semiárido

O clima tropical semi-árido é típico das Região Nordeste do Brasil, compreende uma área com chuvas e outra onde as chuvas são raras e ocorrem as temperaturas mais altas do país.

Apresenta temperaturas médias anuais em torno de 27 ºC e amplitude térmica ao redor de 5 ºC. As chuvas, além de irregulares, não excedem os 800 mm/ano. Compreende a região do Polígono das Secas.

Clima Tropical de Altitude

O clima tropical de altitude predomina nas áreas serranas da Região Sudeste. Por causa da altitude mais elevada, apresentam as temperaturas mais baixas de todo o domínio tropical, com média inferior a 18 ºC.

Apresenta ainda amplitude térmica anual entre 7 ºC e 9 ºC, com regime de chuvas semelhante ao do clima tropical. A entrada de frentes frias no inverno pode provocar geadas.

Clima Tropical Litorâneo

O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.

Com temperaturas médias anuais entre 18 ºC e 26 ºC e índice pluviométrico de cerca de 1.500 mm/ano. Sendo que no litoral do Nordeste as chuvas são mais intensas no outono e no inverno. No litoral do sudeste, são mais fortes no verão.

Clima Subtropical

O clima subtropical ocorre na Região Sul do país, abaixo do Trópico de Capricórnio, e daí seu nome Subtropical.

O clima subtropical apresenta duas estações do ano bem demarcadas: verão quente e inverno rigoroso, quando podem ocorrer geadas ou neve.

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano, entre 1.500 mm e 2.000 mm/ano. As temperaturas médias anuais quase sempre ficam abaixo de 18 ºC, com amplitudes térmicas entre 9 ºC e 13 ºC.

Qual das cidades apresenta maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano?

Mapa simplificado dos Climas do Brasil

Para saber mais, leia também:

  • Tipos de Climas
  • Zonas Térmicas
  • Diferença entre Tempo e Clima
  • Estações do Ano
  • Fatores que Influenciam o Clima
  • Exercícios sobre Climas do Brasil
  • Tipos de Mapas

Curiosidades

  • Manaus, a capital do estado do Amazonas, apresenta clima equatorial. Chove quase todos os dias na cidade, no final da tarde.
  • A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, com clima subtropical, é o município mais frio do país, com médias anuais de 13 ºC. No inverno ocorre temperatura de -9 ºC, com geada e precipitação de neve.
  • Campos do Jordão é uma cidade do estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, com altitude de 1.7000 metros. Apesar de se localizar na zona tropical, tem médias térmicas anuais baixas, inferiores às de áreas localizadas na mesma latitude.
  • A cidade do Rio de Janeiro situa-se no litoral, portanto tem baixa altitude. Apesar de localizada em latitudes semelhantes à de Campos do Jordão, apresenta média térmica bem superior à da cidade paulista. É um exemplo de como a altitude influi na temperatura, ou nas médias térmicas.

Qual das cidades apresenta maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano?

Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1992, Licenciada em Matemática pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2006 e Pós-Graduada em Ensino de Física pela Universidade Cruzeiro do Sul em 2011.

Qual das duas cidades apresentam maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano?

1. Qual das duas cidades apresenta maior variação na quantidade de chuvas ao longo do ano? A cidade de São Paulo apresentou maior variação. Em janeiro/fevereiro, a precipitação passou de 200 mm, enquanto em agosto a precipitação não chegou a 50 mm.

Onde as chuvas são mais abundantes?

Ao examinar a tabela da temperatura média anual em algumas latitudes, podemos concluir que as chuvas são mais abundantes nas maiores latitudes próximas do Equador, porque: a) as grandes extensões de terra fria das latitudes extremas impedem precipitações mais abundantes.

Qual é a cidade que mais chove no Brasil?

Calçoene, no Amapá, com 7 mil habitantes e com uma precipitação média anual de 4.165 milímetros é a cidade mais chuvosa do Brasil. Segundo estudo da Embrapa, entre janeiro e junho, são registrados mais de 25 dias de chuva por mês; 3.

Qual é a cidade que mais chove no mundo?

Vilarejo de Mawsynram, no noroeste da Índia, é o mais úmido do planeta. Legenda da foto, Para um habitante do sudeste brasileiro hoje a descrição pode soar como o paraíso, mas o vilarejo de Mawsynram, na Índia, sofre com chuvas torrenciais constantes e o maior índice pluviométrico médio do planeta.