Qual dos elementos do mapa indica a relação entre o espaço real e a sua representação no mapa?

(UFSC) A linguagem cartográfica é essencial à Geografia. Nesse âmbito, considere as afirmações a seguir.

I. O mapa é uma reprodução idêntica da realidade.

II. São elementos que compõem os mapas: escala, projeção cartográfica, símbolo ou convenção e título.

III. A escala é a relação entre a distância ou comprimento no mapa e a distância real correspondente à área mapeada.

Considerando as três assertivas, PODE-SE AFIRMAR CORRETAMENTE que:

a) apenas I é verdadeira.

b) apenas II é verdadeira.

c) apenas III é verdadeira.

d) apenas I e III são verdadeiras.

e) apenas II e III são verdadeiras.

(UFGO) Para atingir o objetivo de ler e interpretar mapas, o leitor necessita de identificar e analisar os elementos de representação cartográfica. Entre esses, a escala cumpre um papel importante, visto que é a partir dela que se tem

a) a localização de um fenômeno na superfície terrestre.

b) a apresentação da superfície esférica no plano.

c) os diferentes fusos horários no globo.

d) a identificação dos diferentes hemisférios terrestres.

e) o nível de detalhes das informações representadas.

Relacione os elementos do mapa às suas respectivas definições:

(1) Título

(2) Escala

(3) Legenda

(4) Orientação

( ) Relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa.

( ) Indica a direção e a localização por meio da rosa dos ventos ou de um elemento que indica o norte.

( ) Indica o tema que será retratado no mapa.

( ) Representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:

a) 2,1,4,3

b) 2,4,1,3

c) 4,2,1,3

d) 2,3,4,1

Assinale a alternativa incorreta a respeito da escala, um dos elementos de um mapa:

a) Constitui a relação entre o espaço real e a representação no mapa.

b) Aponta a quantidade de vezes que o espaço real foi reduzido para ser representado no mapa.

c) A escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços. Já a escala numérica apresenta-se em números de uma divisão.

d) Quanto maior a área do terreno a ser representada, menor a redução necessária para que ele caiba em um espaço determinado.

LETRA E

O mapa não é uma reprodução idêntica da realidade, visto que nem sempre consegue apresentar detalhes e proporções iguais ao espaço real representado. Trata-se apenas de uma representação aproximada de uma determinada área e suas características.

LETRA E

A escala constitui a relação matemática entre o espaço real e a representação do espaço no mapa. A partir dela, é possível determinar o nível de detalhes das informações.

LETRA D

Quanto maior a área do terreno a ser representada, maior será a redução necessária (maior escala cartográfica) para que ele caiba em um espaço determinado.

Os mapas são instrumentos de representação da realidade. Isso significa que eles reproduzem uma determinada área do espaço para que assim possamos nos localizar nessa localidade, saber onde ela se encontra ou obter informações diversas a respeito.

Imagine, por exemplo, que você está diante de um pequeno cachorro. Então, você resolve desenhá-lo, tentando reproduzir, com o máximo de detalhes, as características do cãozinho, tais como a cor, o tamanho, a sua aparência, etc. O seu desenho será, dessa forma, uma representação desse cachorro e, assim, quem olhar para o desenho terá ao menos uma ideia de como é o animal de estimação.

Com os mapas acontece mais ou menos do mesmo jeito. A diferença é que existe uma proporção entre uma área real e a sua representação em forma de mapa. Essa proporção é chamada de escala. Ela permite que áreas imensas (ou até o mundo todo) possam caber dentro de um pedaço de papel!

Qual dos elementos do mapa indica a relação entre o espaço real e a sua representação no mapa?

O mundo inteiro pode ser representado em apenas uma imagem!

Vamos supor que a escala do mapa seja de 1:3000. Isso significa que, a cada 1 centímetro do mapa, temos 3000 centímetros do espaço real, o que é o mesmo que 30 metros. Vale lembrar que cada mapa tem a sua própria escala e ela costuma aparecer no canto do próprio mapa em questão. Clique aqui para aprender a ler um mapa!

Os mapas possuem, como já dissemos, muitas funções. Eles podem nos ajudar a localizar uma rua, um endereço ou nos auxiliar a pensar no melhor caminho de deslocamento entre um endereço e outro. Em outros casos, eles podem nos fornecer informações, como a distribuição da população em um determinado país ou o tamanho das cidades de um estado, entre inúmeras outras possibilidades. Os mapas, portanto, possuem uma grande importância.

E você, gostaria de fazer um mapa? Então que tal começar por algum lugar que você esteja habituado, como o caminho da sua casa à escola ou ao supermercado? Pegue uma folha de papel e tente desenhar, imaginando que você está vendo tudo do céu. Com certeza, com o tempo, você estará mais acostumado com os mapas e poderá utilizá-los para ir a qualquer lugar!


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual dos elementos do mapa indica a relação entre o espaço real e a sua representação no mapa?

Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado.

Qual dos elementos do mapa indica a relação entre o espaço real e sua representação no mapa a legenda C orientação B título D escala?

Escala cartográfica Informa a relação entre o tamanho do espaço real e a redução feita para representá-lo. Legenda Decodifica os símbolos usados (como as cores e formas, como linhas de diferentes espessuras para diferenciar, por exemplo, ruas e rodovias).

Qual é a relação entre a distância representada no mapa e a distância na realidade?

ESCALA - é a relação ou proporção existente entre as distâncias lineares representadas em um mapa e aquelas existentes no terreno, ou seja, na superfície real. Relação matemática expressa por uma fração.

Qual é o elemento do mapa que tem a função de indicar a orientação do espaço?

A orientação representa a posição da localidade mapeada - para isso, são utilizados os pontos cardeais. O mais comum nos mapas, em geral, é o norte estar “para cima”. Para indicar este elemento, é comum ver uma rosa dos ventos ou uma north arrow, seta que indica que o norte está virado para cima.