Qual é a característica de uma porta roteador em um switch de camada 3?

Os dispositivos de rede da Cisco suportam uma série de tipos distintos de interfaces de Camada 3. Uma interface de Camada 3 é aquela que suporta o encaminhamento de pacotes IP para um destino final com base no endereço IP.

Os principais tipos de interfaces da camada 3 são:

  • Interface do Switch Virtual (SVI) – a interface lógica em um switch associado a uma rede local virtual (VLAN).
  • Porta Roteada – a porta física em um switch de Camada 3 configurado para atuar como uma porta do roteador.
  • EtherChannel de Camada 3 – a interface lógica em um dispositivo Cisco associado a um pacote de portas roteadas.

Como já visto, uma SVI para a VLAN padrão (VLAN1) deve ser ativada para fornecer conectividade de host IP ao switch e possibilitar a administração remota do switch. As SVIs também devem ser configuradas para permitir o roteamento entre as VLANs. Conforme indicado, as SVIs são interfaces lógicas configuradas para VLANs específicas; para rotear entre duas ou mais VLANs, cada VLAN deve ter uma SVI separada habilitada.

As portas roteadas (Camada 3) permitem que os switches Cisco atuem como roteadores de forma eficaz. Cada porta nesse switch pode ser configurada como uma porta em uma rede IP independente.

Os EtherChannels de Camada 3 são usados para agrupar links Ethernet de Camada 3 entre os dispositivos Cisco para agregar a largura de banda, normalmente em uplinks.

Observação: além das SVIs e dos EtherChannels de Camada 3, outras interfaces lógicas nos dispositivos Cisco incluem interfaces de loopback e interfaces de túnel.

Qual é a característica de uma porta Roteada em um switch de camada 3?

As portas roteadas (Camada 3) permitem que os switches Cisco atuem como roteadores de forma eficaz. Cada porta nesse switch pode ser configurada como uma porta em uma rede IP independente.

O que é um switch de camada 3?

Um switch layer 3 (ou camada 3) é um comutador de rede que atua na camada 2 e 3 do modelo OSI, ou seja, possui as funcionalidades de switch e roteador combinados no mesmo chassi, o que permite que dispositivos conectados na mesma sub rede ou VLAN troquem informações com maior velocidade.

Qual a diferença entre o switch de camada 2 e de camada 3?

Os Switch's L3 são reservados para distribuição e os Switch's L2 (camada-2 ou layer-2) para conectar os usuários à rede, ou seja, prefira Switch's L2 para a camada de acesso, o L3 é importante porem mais caro que o L2 pois suportam IPv4 e IPv6, roteamento entre VLANs, roteamento estático e dinâmico para ambas as ...

Como interligar um switch Layer 3 a um roteador?

Configuração de switch de camada 3.
Etapa 1. Crie as VLANs..
Etapa 2. Crie as interfaces SVI VLAN..
Etapa 3. Configurar portas de acesso..
Etapa 4. Habilite o roteamento IP..