Qual é a importância da fotossíntese para a vida?

Fotossíntese é um processo essencial para a vida na terra! Sendo um conjunto de reações químicas que, com auxílio da energia luminosa, produzirá açúcar. Vamos aprender um pouco mais sobre!

#7682 AutorRepresentação de uma pessoa Larissa DataRepresentação de um calendário 29/07/2020 TempoRepresentação de um relógio 6min  de leitura

Civilizações antigas viam o Sol como um deus. Os egípcios, por exemplo, chamavam o Sol de Deus Rá, segundo suas crenças, ele desfilava diariamente pelo céu em uma carruagem dourada, espelhando a vida sobre a Terra e marcando o ciclo de dia e noite.

Certamente, desde a antiguidade, o Sol é muito apreciado, e não poderia ser diferente já que ele é a principal fonte de energia para a vida na Terra. Além do calor, que faz as temperaturas terrestres serem confortáveis para os seres vivos, a energia solar captada pelas plantas, algas e algumas bactérias movimenta praticamente quase todos os seres vivos. Por isso, hoje vamos falar sobre a relação desses seres com a luz solar e o grandioso processo chamado fotossíntese.

Conceitos importantes

Primeiramente, vamos relembrar alguns conceitos rapidamente. Plantas, algas e algumas bactérias são seres autotróficos, ou seja, que produzem seu próprio alimento. Ao mesmo tempo, luz solar, água e gás carbônico são os elementos usados para realizar a fotossíntese, que é o conjunto de reações químicas que, com auxílio da energia luminosa, produzirá açúcar. Mais da metade de toda a fotossíntese da biosfera ocorre nos seres unicelulares, particularmente nas algas, que formam o fitoplâncton! (Então, o verdadeiro pulmão do mundo não é a Amazônia, mas sim os fitoplânctons). 

Importante: todos os seres fotossintetizantes, exceto algumas bactérias, utilizam a água como fonte de hidrogênio para produção de glicose. Assim, a equação geral para o processo é:

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
Equação geral do processo de fotossíntese.

Onde ocorre a fotossíntese?

Esse processo ocorre na região da membrana plasmática em algumas bactérias que realizam fotossíntese, lembrando que são seres procariontes. Já nos seres eucariontes (plantas e algas) a fotossíntese ocorre em uma organela chamada cloroplasto, que contém pigmento chamado clorofila, sendo capazes de absorver a energia luminosa e converter em energia química. Siga a imagem a seguir para entender melhor sobre a estrutura do cloroplasto.

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
Estrutura do cloroplasto.

Falando em cloroplastos, eles são delimitados externamente por duas membranas lipoproteicas; em seu interior há um complexo formado por bolsas discoidais achatadas e empilhadas, os tilacoides. A membrana do tilacoide apresenta inúmeras dobras que geralmente se organizam em conjuntos de pilhas denominadas de grana. Além disso, as cavidades internas dos grana estão em comunicação direta, constituindo um compartimento único, o lúmen do tilacoide. Já o espaço interno dos cloroplastos é preenchido por um fluido denominado estroma.

Etapas da fotossíntese

Para facilitar o entendimento, dividimos a fotossíntese em duas etapas: a fase clara (ou etapa fotoquímica) e a fase escura (ou etapa química). Vamos explorar um pouco mais cada uma delas a seguir:

1) Fase clara (ou etapa fotoquímica)

A fase clara depende diretamente da luz, ela ocorre na membrana dos tilacoides nos cloroplastos e tem como objetivo transformar a energia luminosa em energia química, na forma de ATP e NADPH. Essa etapa tem alguns processos bioquímicos bem importantes: Fotólise da água, que é a quebra da molécula de água utilizando a energia luminosa e Fotofosforilação, que forma as moléculas de ATP e NADPH, essa etapa pode ser ainda dividida em dois tipos: fosforilação cíclica e acíclica. 

2) Fase escura (ou etapa química)

Antes de tudo é importante dizer que a etapa química também é conhecida por fase escura, por não depender diretamente da energia luminosa. As reações desta fase ocorrem no estroma dos cloroplastos, nos seres eucariontes, e no citosol dos procariontes. Nesta etapa ocorre a produção de carboidratos a partir do gás carbônico através do ciclo de Calvin-Benson ou ciclo das pentoses.

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
Esquema das etapas fotoquímica e química da fotossíntese.

Importância da fotossíntese

Sabemos que o processo da fotossíntese consiste na conversão do gás carbônico e da água em açúcares, o alimento das plantas, tendo como fonte de energia a luz solar. Nesse processo, a molécula de água é dividida em átomos de hidrogênio e oxigênio. O oxigênio é liberado no meio ambiente como subproduto, tornando possível a respiração dos seres aeróbicos.

Sendo assim, fotossíntese é um processo essencial para a vida na Terra, já que grande parte dos seres depende direta ou indiretamente como fonte de oxigênio para a respiração e como fonte de alimento (por meio da cadeia alimentar).

Agora que você sabe um pouco mais sobre a fotossíntese aposto que vai olhar para a natureza de outra forma, não é?

PALAVRAS-CHAVES: biologia fase clara fase escura fotoquímica fotossíntese

Estude no Aprova

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?

Ícone lupaÍcone de uma lupa para buscar conteúdo

ARTIGOS RELACIONADOS

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
BiologiaÍcone de um DNA MateriaisRepresentação de uma folha de papel Biologia na Fuvest requer interpretação de gráficos e tabelas Letícia Larroyd 28/11/2022 4min  de leitura

É importante também acompanhar notícias e novas descobertas da Ciência, especialmente no Brasil

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
BiologiaÍcone de um DNA ENEMSímbolo do ENEM Resumão do Jubilut para gabaritar Biologia no Enem 2022 Carol Firmino 16/11/2022 8min  de leitura

A fim de manter as informações fresquinhas na sua mente, fizemos uma live especial que revisou alguns dos temas mais recorrentes na prova

Qual é a importância da fotossíntese para a vida?
BiologiaÍcone de um DNA ENEMSímbolo do ENEM MateriaisRepresentação de uma folha de papel AtualidadesRepresentação de uma folha de papel Tipos de lixo e seu impacto no meio ambiente Larissa 03/11/2020 10min  de leitura

O lixo representa um dos maiores desafios ambientais. Quer saber mais sobre os tipos de lixo e os impactos ambientais? Confira o texto que preparamos!

Qual a importância da fotossíntese para nossa vida?

Assim, a fotossíntese é um processo importantíssimo para a vida no nosso planeta, por produzir alimento e contribuir para a existência de gás oxigênio no ar. As plantas não são os únicos seres vivos fotossintetizantes, isto é, que realizam fotossíntese. Há outros, como as algas e as cianobactérias.

Qual é a importância dos seres fotossintetizantes para a vida no planeta?

Esses organismos utilizam a energia solar para converter moléculas simples – CO2 (dióxido de carbono) e H2O (água) – em moléculas mais complexas, das quais toda a vida no planeta necessita. Além disso, durante o processo, os seres fotossintetizantes, liberam O2 (oxigênio) para o ar que respiramos.

Qual a importância da fotossíntese para todos os seres vivos Brainly?

Resposta. A fotossíntese gera energia para os seres vivos. Ela é importante para os seres humanos porque ela tem participação no processo de respiração, no qual as árvores absorvem o gás carbônio e liberam oxigênio, fazendo com que o ser humano possa ter uma elevação no nível de oxigênio.

Qual a importância da fotossíntese para os seres vivos aeróbios?

Através da fotossíntese há retenção de dióxido de carbono e liberação de gás oxigênio na atmosfera, que é fundamental para organismos aeróbios. Além disso, ocorre a produção de carboidratos que são consumidos pelo próprio organismo e por outros organismos, gerando um fluxo de energia em uma cadeia alimentar.