Qual e a relação entre a abolição da escravatura e a Proclamação da República?

Em 15 de novembro de 1889, militares reuniam-se no centro do Rio de Janeiro e clamavam pelo fim do Imp�rio. A monarquia havia sido o modelo de governo do Brasil p�s-col�nia por 67 anos - desde 1822.

O movimento republicano efervesceu durante o Imp�rio por diversos motivos, dentre eles a rela��o entre Estado e Igreja, a aboli��o da escravatura e a posi��o dos militares na sociedade. Uma das quest�es foi a interfer�ncia de Dom Pedro II nas decis�es dos religiosos. No fim do s�culo XIX, quando o papa da �poca condenou os cat�licos ligados � ma�onaria, o imperador defendeu o culto ma�om.

Sobre os militares, o conflito ocorreu ap�s a Guerra do Paraguai (entre 1864 e 1870) e a sa�da vitoriosa do ex�rcito brasileiro. Os militares tentaram expandir suas exig�ncias, mas n�o foram contemplados pelo imperador.

Promulgada em 1888, a Lei �urea promoveu a aboli��o da escravatura - e, ao mesmo tempo em que permitiu a moderniza��o do trabalho no Brasil, desagradou os grandes latifundi�rios. Esses ent�o juntaram-se ao movimento republicano e pediram o fim do Imp�rio.

Transi��o

Em 1890, Marechal Deodoro da Fonseca tomou posse do governo provis�rio, tornando-se o primeiro presidente da Rep�blica Velha (per�odo entre 1889 e 1930). Derrotado, o imperador Dom Pedro II retornou a Portugal com sua fam�lia.

O mandato de Marechal Deodoro foi conturbado e durou at� 1891. Por ter dissolvido o Congresso Nacional e decretado estado de s�tio, o presidente enfrentou a oposi��o tanto de parlamentares, quanto dos militares. Al�m disso, discordava das propostas que definiam os crimes de responsabilidade para os cargos do Poder Executivo.

Naquele ano, os Estados de S�o Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul deram in�cio a uma revolta na ba�a da Guanabara, que ficou em clima de guerra civil. Em 23/11, Deodoro renunciou ao cargo e quem assumiu foi seu vice, Marechal Floriano Peixoto, que completou o mandato (at� 1894) e deu prosseguimento ao projeto da Rep�blica.

Arte e cultura

Contru�do para ser a resid�ncia de uma abastada fam�lia, o Pal�cio do Catete, no Rio de Janeiro, foi a sede da Presid�ncia da Rep�blica entre 1887 e 1961 - quando a capital federal foi transferida para Bras�lia. Com projeto assinado pelo arquiteto Gustav Waehneldt e decorado pelos pintores Emil Bauch, Gast�o Tassini e Mario Bragaldi, o pr�dio � considerado patrim�nio por sua relev�ncia hist�rica e beleza arquitet�nica e art�stica.

Hoje sede do Museu da Rep�blica, o pal�cio exp�e tamb�m sua hist�ria. A obra "Bar�o e Baronesa de Nova Friburgo", do alem�o Emil Bauch, mostra os moradores originais do palacete: o casal Ant�nio Clemente Pinto e Laura Clementina da Silva - remetendo � nobreza cafeeira do Vale do Para�ba.

Desde 1920, a pintura pertencia ao Instituto Hist�rico Geogr�fico Brasileiro, mas esteve sob a guarda do Museu da Rep�blica a partir de 1974. A aquisi��o definitiva pelo museu ocorreu neste ano, pelo valor de R$ 450 mil, pagos com recursos do Fundo Nacional de Cultura.

Qual e a relação entre a abolição da escravatura e a Proclamação da República?

Outra questão determinante para o fim do Império e a consequente Proclamação da República foi o fim da escravidão em 13 de maio de 1888. A abolição aconteceu sem nenhum pagamento de indenização. Com isso, os fazendeiros romperam com Dom Pedro II e se aproximaram do movimento republicano.

Qual e a relação que podemos estabelecer entre a abolição da escravidão e o fim da monarquia no Brasil?

A abolição da escravatura se relaciona como fim do Império no Brasil na medida em que fez com que as oligarquias deixassem de apoiar a Monarquia. A abolição da escravatura se relaciona como fim do Império no Brasil na medida em que fez com que as oligarquias deixassem de apoiar a Monarquia.

O que motivou a abolição da escravatura?

A abolição da escravatura no Brasil aconteceu por meio da: Resistência realizada pelos próprios escravos ao longo do século XIX; Adesão de parte da nossa sociedade à causa por meio de associações abolicionistas; Mobilização política dos defensores do abolicionismo.

Quais foram os motivos que levaram a Proclamação da República?

Falta de perspectiva em um sistema que apresentasse mais liberdades econômicas, democracia e menos autoritarismo; Grande interferência de D. Pedro II nas questões religiosas, que acarretou em conflitos com a Igreja Católica; Censura imposta pelo regime monárquico aos militares.