Qual e a relação entre a independência dos Estados Unidos com a Revolução Francesa?

Qual e a relação entre a independência dos Estados Unidos com a Revolução Francesa?

Qual a relação entre a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos?

Geralmente, o elo entre as duas experiências históricas se explica pelo fato da França participar das Guerras de Independência dos Estados Unidos com o envio de tropas que lutaram em defesa dos colonos norte-americanos.

Qual a relação entre as ideias iluministas e a Independência dos Estados Unidos?

O Iluminismo foi a raiz de muitas das idéias da Revolução Americana. Foi um movimento que se concentrou principalmente na liberdade de expressão, igualdade, liberdade de imprensa e tolerância religiosa. ... As idéias do Iluminismo foram as principais influências para as colônias americanas se tornarem uma só nação.

Qual foi a importância das guerras no processo de Independência dos Estados Unidos?

Essas guerras contribuíram para o endividamento dessa metrópole e evidenciou que os interesses da Coroa eram mais importantes que os dos colonos da América. ... A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) foi a mais relevante dessas guerras, pois colocou franceses e ingleses disputando o controle de territórios na América do Norte.

Qual a importância do iluminismo para outras revoluções como a Revolução Francesa e a Independência dos Estados Unidos?

Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira.

Qual é a relação entre a guerra dos sete anos e a Independência dos Estados Unidos?

A vitória britânica nesse conflito acabou realizando uma grande transformação no cenário colonial norte-americano. ... Entretanto, essa medida tencionou as relações com os colonos norte-americanos que, pouco tempo depois, lutaram pelo fim da dominação colonial britânica, dando início às Guerras de Independência dos EUA.

Qual foi a Revolução Industrial dos Estados Unidos?

  • Revolução industrial dos Estados Unidos resumo A revolução industrial foi um fenômeno científico que transformou para sempre a economia do mundo. Em sua primeira fase, a indústria têxtil fabricava tecidos com muito mais rapidez que nas antigas corporações de ofício e isso teve seus reflexos nas exportações da Inglaterra no século XVIII.

Quais foram as consequências da Revolução Industrial?

  • Diversas foram as consequências da Revolução Industrial. Houve aumento da produtividade, mudança nas relações de trabalho, alterações no modo de vida e padrões de consumo da sociedade, alterou-se a relação entre o homem e a natureza, houve avanços em diversos campos do conhecimento, entre outras mudanças. |1| HOBSBAWM, Eric J.

Como foi o movimento de Independência dos Estados Unidos?

  • O movimento de independência dos Estados Unidos foi motivado pelo descontentamento com a ampliação da exploração da metrópole sobre a colônia.

Por que a Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra?

  • A Revolução Industrial aconteceu de maneira pioneira na Inglaterra por uma junção de fatores que englobam as grandes reservas de carvão do país, os cercamentos, o excedente de capital ...

Ao longo das décadas de 1760 e 1770, as relações políticas entre a Inglaterra e as Treze Colônias se tornavam cada vez mais complicadas. Por um lado, a Inglaterra desejava impor tributos e exigências que nunca antes impôs aos colonos norte-americanos. Em contrapartida, os moradores das Treze Colônias, acostumados com a autonomia, não pretendiam se submeter a essa nova política da metrópole britânica.

Insatisfeitos com tal situação, os mais proeminentes representantes das colônias decidiram se reunir no Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, organizado em 1774. Nesse evento, seus participantes lavraram um documento em que exigiam o fim dos impostos estabelecidos pelas autoridades britânicas. Sem contar com pretensões separatistas, essa primeira ação política dos colonos pretendia reverter pacificamente o tom intervencionista adotado pelos britânicos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sem obter o efeito esperado, outros colonos criam que o conflito militar pudesse dar fim às pretensões colonialistas do governo inglês. Em 1775, alguns colonos já se organizaram militarmente para a realização de um confronto contra a Inglaterra. Nesse mesmo ano, durante o Segundo Congresso Continental da Filadélfia, um contingente maior de partidários defendeu a separação definitiva por meio da organização do confronto direto.

Tópicos deste artigo

Mapa Mental: Revolução Americana

Qual e a relação entre a independência dos Estados Unidos com a Revolução Francesa?

*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!

No mês de junho de 1776, a Virgína declarou a sua independência, após publicar a Declaração dos Direitos Humanos. No mês seguinte, inspirados pela ação da primeira colônia, os demais partidários norte-americanos promulgaram a Declaração de Independência, redigida pela ação dos líderes Samuel Adams, Benjamin Franklin e Thomas Jefferson. Antes disso, as tropas norte-americanas tomaram a cidade de Boston, ação que demarcou os primeiros confrontos contra as forças britânicas.

Inicialmente, sem contar com uma organização militar coesa, os colonos sofreram derrotas para as já experientes e bem munidas tropas inglesas. Em muitos casos, os colonos dividiam-se entre a manutenção de suas colheitas e a participação nos campos de guerra. Mesmo obtendo êxito na Batalha de Saratoga (1777), os líderes norte-americanos bem sabiam que não poderiam vencer esse confronto sem o vindouro apoio de alguma potência europeia.

Por isso, Benjamin Franklin foi enviado para negociar o apoio militar da França, que desejava uma revanche após a derrota imposta pela Inglaterra na Guerra dos Sete Anos (1756 - 1763). Pela ação do marquês de La Fayette, o governo francês enviou um destacamento de 7500 homens a serem liderados pelo general Rochambeau. Logo em seguida, os próprios franceses convenceram a Espanha a também lutarem contra os ingleses.

Graças ao apoio militar recebido, os colonos conseguiram finalmente derrotar as forças metropolitanas inglesas na batalha de Yorktown, em 1781. Dois anos mais tarde, as autoridades políticas da Inglaterra reconheceram a independência das Treze Colônias com a assinatura do Tratado de Paris. Na França, o conhecimento da tonalidade ideológica liberal tomada nas guerras de independência inspirou o desenvolvimento da Revolução Francesa, em 1789.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

*Mapa Mental por Daniel Neves
Graduado em História

Qual a relação que a independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa?

A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa têm o mesmo DNA, resultado de uma inovação no mundo das ideias conhecida como Iluminismo. O centro de difusão das ideias iluministas foi a França, por meio de uma espécie de internet do seu tempo: a Enciclopédia.

Por que os franceses apoiaram a independência dos Estados Unidos?

A França resolveu apoiar as Treze Colônias como uma forma de retaliação à derrota sofrida para os ingleses na Guerra dos Sete Anos.

Qual a diferença entre a Revolução Francesa e Americana?

A diferença decisiva entre as duas revoluções consistiu na herança histórica. A americana foi uma monarquia limitada e a da França foi um absolutismo.

O que influenciou a independência dos Estados Unidos?

Alguns dos líderes da Revolução Americana foram influenciados pelas idéias iluministas que são a liberdade de expressão, a igualdade, a liberdade de imprensa e a tolerância religiosa. Os colonos americanos não tinham esses direitos, em consequência, eles se rebelaram contra a Inglaterra pela independência.