Qual é a relação entre liberdade e direito de acordo com a visão de Kant?

O que é liberdade na visão de Kant?

O conceito de liberdade é a “chave de abóbada” de todo o sistema kantiano. É a liberdade que realiza a síntese entre as duas Críticas, fundamenta a razão prática, possibilita o conhecimento do supra-sensível e os postulados da existência de Deus e da imortalidade da alma.

Qual a relação entre liberdade e direito?

Direito e Liberdade No caso da relação entre o Direito e a Liberdade, essa origem é a compreensão do conhecimento humano sob o prisma de um ordenamento normativo que disciplina a conduta dos indivíduos em face uns dos outros, como também destes em face do Estado.

O que Kant fala sobre o direito?

Kant, em sua obra Fundamentos da Metafísica dos Costumes, define o direito como “o conjunto das condições, por meio das quais o arbítrio de um pode estar de acordo com o arbítrio de um outro, segundo uma lei universal de liberdade”.

Como explicar o direito como garantidor da liberdade para Kant?

37), Kant deduziu que o exercício da liberdade exige uma legislação externa no sentido de garantir aquele mesmo dever de moralidade e, conseqüentemente, a mesma liberdade prática, porém, sujeitando o ente racional, à coerção heterônoma de uma legislação específica do Direito.