Qual é um sintoma de uma fonte de alimentação que está falhando escolha uma opção?

Atualizado em 11 de setembro de 2018.

Tempo de leitura: 3 minutos

Como saber quando há um problema na fonte do computador? A frequência dessa dúvida tem justificativa: diferentemente do que ocorre na maioria dos componentes, as falhas envolvendo a fonte são indetectáveis pelo sistema operacional. Isto é, o computador não fornece notificações de erro precisas para nortear o usuário.

Outro agravante é a variedade de causas e sintomas que um problema na fonte implica. Praticamente, tudo que nos leva a suspeitas de danificação na memória RAM, no disco rígido e até mesmo na placa-mãe, pode ter sua raiz na fonte de alimentação. Afinal, ela está em contato com todos os componentes.

Sendo assim, como identificar um problema na fonte? Felizmente, quando isso acontece, a máquina fornece alguns indícios comuns em seu processo de funcionamento. Quer saber quais são eles? Então continue a leitura deste artigo e conheça quatro sinais que confirmam problemas na fonte de alimentação. Vamos a eles?

1. Sinais evidentes (ruídos, cheiro, fumaça etc.)

Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

A manifestação desses sintomas é decorrente da sobrecarga no componente. Isso porque a fonte tem um sistema de ventilação para evacuar o ar quente que, quando atinge o seu limite, faz com que ela se superaqueça. Os ruídos causados pelo ventilador (fan), geralmente, precedem o cheiro de queimado / fumaça.

Diante dessa situação, a única alternativa é substituir a fonte queimada por outra nova. Entretanto, ao adquirir o produto, atente-se à eficiência energética que ele oferece. Dê preferência a fontes com certificação 80 Plus, pois elas garantem alto rendimento (mínimo de 80% da potência total).

2. Problemas com inicialização e reinicialização do sistema

A traumatizante “tela azul” acontece por diversas causas, como falhas na memória RAM, conflitos envolvendo drivers e problemas na fonte de alimentação. Ocorrências de reinicialização repentina ou incapacidade de inicialização do sistema são, também, sintomas de mau funcionamento da fonte.

Por que essas coisas acontecem? O computador é repleto de componentes que requerem bom desempenho energético para que funcionem. Logo, se a fonte apresenta falhas na distribuição de energia, o mesmo passa a acontecer em alguns setores da máquina, deixando o sistema lento e instável.

3. Mau funcionamento de componentes

Quando a fonte está danificada (porém funcionando) nem todos os componentes do computador recebem eletricidade. Sendo a carga insuficiente para sustentá-los, é comum que alguns deles parem de funcionar — principalmente os que requerem mais carga, como o disco rígido (Hard Disc – HD).

Quando isso acontece, o computador não liga em sua totalidade, podendo chegar a iniciar o sistema, mas o uso, cedo ou tarde, será interrompido pela falta de alimentação em peças importantes. Nesse caso, a única solução é substituir a fonte por uma nova — contanto que ela tenha a potência adequada.

Se o seu notebook está conectado à tomada e a bateria não está recebendo carga,  a fonte de alimentação pode estar com problema de sobrecarga (devido ao excesso de trabalho / tempo de uso) ou o cabo foi danificado — se for esse o caso, basta substituí-lo por outro compatível.

Porém, tratando-se de um problema na fonte em si, significa que ela não está mais transformando a energia de corrente alternada (alternating current – AC), que vem da parede, em corrente contínua (direct current – DC) da qual o computador necessita.

Observação: ao realizar a troca da fonte para notebook, é fundamental adquirir o modelo correspondente ao fabricante da máquina. Supondo que você tenha um Inspiron 1100, da Dell, opte pela fonte específica para o seu computador.

Os sintomas elencados no artigo são bastante comuns e denotam um problema na fonte do computador. A sua máquina está apresentando algum deles? Então é hora de substituir a fonte por uma nova — e de alta qualidade!

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o funcionamento da fonte ou quaisquer defeitos no computador, deixe o seu comentário!

[uam_ad id=”1164″]

Qual é um sintoma de uma fonte de alimentação que está falhando?

Sinais evidentes (ruídos, cheiro, fumaça etc.) Assim como em boa parte dos aparelhos eletrônicos, sinais aparentes, como ruídos, cheiro de queimado, excesso de calor e fumaça, servem de alerta para o usuário identificar problemas na fonte de alimentação.

Quais são os problemas que podem ocorrer com uma fonte de alimentação?

Uma fonte de alimentação ruim pode causar uma falha do sistema de duas maneiras. Primeiro, ela pode não fornecer energia para o sistema. Em segundo lugar, ela pode não fornecer as tensões e/ou a corrente corretas para os vários componentes que ela alimenta.

Como saber se a fonte de alimentação queimou?

Ligue o cabo de alimentação na tomada e depois na fonte. Se as ventoinhas começarem a girar, é sinal de que a sua fonte está funcionando normalmente e a razão de o computador não estar ligando é outra. Caso não funcione, você acabou de descobrir o provável problema.

O que acontece quando a fonte não aguenta?

pode simplesmente queimar a fonte ou levar o micro inteiro... Exato. Mas em hipoteses menos ruins, pode ficar causando reboots, instabilidade, aquecimento e perda de desempenho. Tbm pode estufar capacitores, prejudicar HD's, etc.