Qual elemento químico é utilizado para a obtenção de energia nuclear * 25 pontos a urânio B sódio C cloro D tório é chumbo?

a) Falso – A energia nuclear é uma grande fonte de conflito entre os países, pois existe a possibilidade real da produção de armas nucleares, fato que gera uma série de discussões internacionais.

b) Falso – A construção e operação de usinas nucleares apresentam valores extremamente elevados, cerca de três vezes maiores que os de uma usina hidrelétrica.

c) Verdadeiro – o urânio é um elemento químico relativamente barato, a geração de resíduos numa usina nuclear é bem pequena, no entanto, o lixo tóxico é extremamente perigoso.  Durante o processo de obtenção de energia nas usinas nucleares, não é gerado nenhum gás causador do efeito estufa, como, por exemplo, dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4).

d) Falso – Não há abundância de urânio em todo o mundo, os custos de implantação e operação de usinas nucleares são altos, sendo inacessíveis para países pobres.

e) Falso – A legislação ambiental não é rígida, e alguns países constroem usinas nucleares sem a devida inspeção por órgãos internacionais, como, por exemplo, o Irã.

Voltar a questão

Qual é o elemento químico utilizado para obter energia nuclear?

A fissão do átomo de urânio é a principal técnica empregada para a geração de eletricidade em usinas nucleares.

Qual elemento químico é utilizado para a obtenção de energia nuclear * 25 pontos a urânio B sódio C cloro D tório é chumbo?

A energia produzida na fissão nuclear é utilizada em usinas para aquecer caldeiras e gerar vapor. O combustível que move as usinas nucleares em geral é o urânio, esse elemento é abundante na natureza e bastam alguns quilos para gerar energia suficiente a um enorme prédio.

O que gera a energia nuclear?

A energia nuclear é obtida a partir do processo de fissão do núcleo de átomos pesados e responde pelo fornecimento de 15% da energia mundial.

Para que o urânio é utilizado?

Para que serve o urânio? O urânio é um energético milhões de vezes mais poderoso do que o petróleo. No Brasil, 99% de sua utilização é voltada para a geração de energia. O 1% restante é usado para medicina e agricultura.