Qual fator possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade

Matemática, 15.08.2019 00:59, mariaeduardadeolivei

Show

Índice

  • O que o Rio Nilo representa para os egípcios?
  • Como era praticada a agricultura no Egito antigo e qual a participação do Rio Nilo nesse processo?
  • Qual a relação entre a existência do rio Nilo com o desenvolvimento da civilização egípcia?
  • Como o rio Nilo impulsionou o desenvolvimento do Egito?
  • O que possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia?
  • Qual os principais legados deixados pela civilização egípcia para humanidade?
  • Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização mesopotâmica na antiguidade?
  • Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade a a existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades B a existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano C a presença do deserto?
  • Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade a existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades a existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano a presença do deserto do Saara que favoreceu?
  • Qual a importância dos escribas para a sociedade egípcia?
  • Qual o fator geográfico propiciava numa região cercada por deserto?
  • Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos *?
  • Quem eram os escribas e qual a importância deles para a sociedade da época?
  • Qual era a função de um escriba é a importância desse profissional nas sociedades antigas?
  • Quem eram os escribas e qual seu papel na sociedade da Mesopotâmia?
  • Quem seria os escribas da sociedade atual?
  • Quem eram os escribas no tempo de Jesus?
  • O que quer dizer a palavra escribas?
  • O que significa escribas e fariseus na Bíblia?
  • Como era o ensino dos escribas?
  • O que é ser um fariseu?
  • Porque Jesus chamou os fariseus e hipócritas?

Cinco unidades corresponde a quanto décimo5 unidades corresponde a quantos décimos ​

Total de respostas: 1

O rio Nilo é o maior do mundo em termos de extensão territorial. Localizado no continente africano, esse rio é de extrema importância para toda a sociedade que o rodeia, sendo item essencial para entendermos o desenvolvimento de civilizações milenares, como a egípcia.

O que o Rio Nilo representa para os egípcios?

Para os egípcios, o rio Nilo é muito importante, pois contribui com a irrigação agrícola, navegação e aquisição de água para a utilização humana e dos animais. No deserto existem represas e canais de irrigação que asseguram o fornecimento de água. Egito e Sudão são os países que compõem o vale do Nilo.

Como era praticada a agricultura no Egito antigo e qual a participação do Rio Nilo nesse processo?

O rio Nilo, com suas cheias, era uma dádiva dos deuses para os egípcios. As terras cultivadas pertenciam ao Faraó, considerado pelo seu povo rei, Deus e senhor absoluto, mas eram controladas pelos sacerdotes, escribas e chefes militares que administravam os trabalhadores livres e os escravos que ali cultivavam a terra.

A civilização egípcia se desenvolveu nas margens do rio Nilo porque a planície fértil tornou possível o desenvolvimento de uma agricultura capaz de sustentar a enorme população.

Como o rio Nilo impulsionou o desenvolvimento do Egito?

Resposta. a) A existência do rio Nilo com as variações fluviais impulsionou os egípcios a desenvolverem eficientes calendários e estruturas, como diques para gerir a distribuição da água.

O que possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia?

O principal fator geográfico que possibilitou o desenvolvimento da Civilização Egípcia na antiguidade foi o Rio Nilo.

Qual os principais legados deixados pela civilização egípcia para humanidade?

Resposta. O legado do povo egípcio é bastante complexo, mas resumidamente, os principais legados do povo egipcio sem dúvida são sua cultura, sua arquitetura na construção das piramides e o artesanato que sempre envolveu muita elegancia e sofisticação.

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização mesopotâmica na antiguidade?

Resposta. Resposta: A existência dos rios Tigre e Eufrates ao redor da região Mesopotâmica.

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade a a existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades B a existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano C a presença do deserto?

Resposta: A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades. Explicação: Os egípcios aproveitavam-se das cheias do Nilo para para plantar em suas margens fertilizadas após os períodos de cheia.

Qual fator geográfico possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade a existência do rio Nilo possibilitou a prática da agricultura em suas margens a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades a existência de uma densa floresta tropical no nordeste do continente africano a presença do deserto do Saara que favoreceu?

A existência do rio Nilo que possibilitou a prática da agricultura em suas margens, a pesca e o uso de suas águas para diversas finalidades. O clima subtropical e o alto índice pluviométrico (índice de chuvas) no território egípcio, favorecendo a agricultura na região.

Qual a importância dos escribas para a sociedade egípcia?

A função dos escribas era escrever hieroglífica e demótica, a escrita egípcia. Eles registravam os principais fatos da sociedade e principalmente da vida do faraó. Os escribas escreviam em um papel confeccionado de fibras da planta papiro, nas paredes das pirâmides e em placas de pedra.

Qual o fator geográfico propiciava numa região cercada por deserto?

a) Qual fator geográfico propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem? b) Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos? resposta: a) a presença do Rio Nilo.

Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos *?

Resposta. Eles acreditavam na vida após a morte e na ressurreição. Eles faziam oferendas aos seus deuses nos funerais e faziam desenhos que expressavam o desejo de boa-passagem para a vida após a morte.

Quem eram os escribas e qual a importância deles para a sociedade da época?

Os escribas, escreviam nas paredes dos templos o que era de gosto dos deuses, e como a sociedade naquela época vivia pela religião, o que os escribas faziam eram os, rituais, cobranças de impostos, textos sagrados, leis e principalmente o cotidiano egípcio.

Qual era a função de um escriba é a importância desse profissional nas sociedades antigas?

Dotados de amplos conhecimentos e respeitados pela grande importância no Império, os Escribas eram os encarregados de registrar todos os acontecimentos do Egito, além de escrever sobre a vida dos Faraós e redigir os documentos administrativos do Antigo Egito.

Quem eram os escribas e qual seu papel na sociedade da Mesopotâmia?

Os escribas eram os chamados escrivão da Antiguidade, responsáveis por dominar a escrita do período e tendo papel fundamental na sociedade Mesopotâmia. ... Os escribas eram responsáveis por registrar todos os acontecimentos do Antigo Império Egito, tais como leis, textos, registrar números.

Quem seria os escribas da sociedade atual?

Resposta:Escribas. Os Escribas representavam uma classe de notório destaque no Antigo Egito, eram os responsáveis pela arte da escrita. Cabia a eles registrar todos os acontecimentos do Império Egípcio, além de desenvolver outras funções tais como arquivista, copista, contador ou secretário.

Quem eram os escribas no tempo de Jesus?

Os “escribaseram os especialistas na interpretação da Lei Mosaica – o conjunto de mandamentos que Deus deu a Moisés, registrados nos livros do Êxodo, Levítico e Deuteronômio. ... Cabia ainda aos escribas copiar os rolos contendo os textos da Bíblia Hebraica (Velho Testamento), já que naquela época não havia imprensa.

O que quer dizer a palavra escribas?

Significado de Escriba [Antigo] Na Antiguidade, pessoa encarregada de escrever aquilo que lhe ditavam ou copiava textos manuscritos; copista, secretário, redator.

O que significa escribas e fariseus na Bíblia?

Os escribas eram homens considerados doutores, mestres especializados no estudo e na aplicação da lei ou Torá. E os fariseus, a maioria não sacerdotes, mas participavam voluntariamente dos cerimoniais religiosos e praticavam diversos rituais como lavar as mãos antes e depois das refeições.

Como era o ensino dos escribas?

Os escribas deveriam ministrar seu ensino de forma gratuita, porém em muitos casos provavelmente tais ensinos eram transmitidos mediante pagamento e inclusive eles tiravam vantagem da posição de honra que ocupavam diante do povo (Mt 10:10; Mc 12:40; Lc 20:47; cf. 1Co 9:3-18).

O que é ser um fariseu?

Membro de uma seita de judeus que ostentava grande santidade exterior na sua vida. 2. [Depreciativo] Hipócrita; fingido.

Porque Jesus chamou os fariseus e hipócritas?

Hipocrisia: eles professavam um grande respeito pelos profetas já mortos do passado e alegavam que jamais os teriam perseguido e matado, quando na verdade eles são farinha do mesmo saco que os perseguidores e assassinos: eles também tinham o sangue dos assassinos em suas veias (Mateus .

Qual fator possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia na antiguidade

da região do Vale dos Reis foram fundamentais para o conhecimento da importância da cultura religiosa dos antigos egípcios. 37 [ 102099 ]. (Unicamp 2011) À Ilíada, epopeia guerreira, sucede a Odisseia, pacífica coletânea de lendas e aventuras marítimas. Esse contraste corresponde a uma mudança, quando os povos da região renunciam às lutas em territórios muito estreitos e se voltam para os países longínquos. Os poemas homéricos são contemporâneos da grande expansão marítima dos fenícios e a Odisseia está cheia de violências e rapinas de todo tipo praticadas pelos fenícios, apresentados como mercadores descarados e bandidos sem escrúpulos; mas devemos levar em conta, nessas narrativas, as rivalidades comerciais. (Adaptado de J. Gabriel-Leroux, As primeiras civilizações do Mediterrâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p. 67-68.) a) Segundo o texto, quais seriam as razões históricas da diferença entre a Ilíada e a Odisseia? b) Como a organização política de fenícios e gregos os diferenciava da civilização egípcia? Resposta: a) Segundo o texto a Ilíada retrata uma grande aventura militar, durante a Guerra de Tróia, quando povos gregos desenvolveram uma política de expansão. A Odisseia retrata a relação amistosa entre os povos gregos, num contexto marcado pela expansão do comércio. b) Tanto os fenícios como os gregos antigos se organizavam politicamente em cidades-estado, ou seja, as cidades eram unidades políticas soberanas e não estavam subordinadas a um governo central. Isso significa que para essas duas sociedades, o fato de pertencerem a um povo não significou a formação de uma nação. Na antiguidade, fala-se em povo fenício, mas não existiu um “Estado fenício” e o mesmo ocorreu com os gregos, pois tratamos de povo grego ou da mitologia grega e não existiu a Grécia enquanto Estado. 38 [ 101804 ]. (Unifesp 2011) A arte do Egito Antigo, além de estar inteiramente ligada às crenças religiosas, apresenta muitas informações sobre a sociedade da época. a) Qual fator geográfico propiciava, numa região cercada por deserto, a atividade produtiva representada pela imagem? b) Que significado religioso tinha para os egípcios a representação de cenas da vida cotidiana nos túmulos? Resposta: a) A presença do Rio Nilo. É celebre a frase do historiador grego Heródoto, “O Egito é uma dádiva do Nilo”, que procura sintetizar a importância do rio para a produção na região. O processo de cheias e vazantes bastante regular garantia a fertilização da terra e água em abundância para as comunidades camponesas. b) Um dos fundamentos da religiosidade egípcia era a crença na vida após a morte. Por isso, havia uma grande preocupação com os rituais de passagem e com a próxima vida. Nos túmulos eram representadas cenas do cotidiano e colocados objetos pessoais que parte da preparação para a vida eterna. 39 [ 104251 ]. (Ufsm 2011) A ilustração sintetiza a sociedade egípcia. A partir das informações que ela contém, é possível afirmar: I. Na base da sociedade, encontrava-se o rio Nilo, cujas águas podiam ser aproveitadas para o cultivo sem necessidade de técnicas específicas nem aprimoramento de organização social. II. O ecossistema do Nilo tinha como um dos elementos o sol, o qual está representado na figura de um deus, com disco solar sobre a cabeça, transmitindo a ideia de que ele ilumina e aquece o rio, a terra e os homens. III. As árvores frutíferas e as cenas de plantio e colheita ocupam o centro da pintura, indicando a importância tanto das águas do rio quanto da luz da divindade solar para o ecossistema. IV. A pintura é uma representação alegórica e não realista, não indicando informação sobre a estrutura política e administrativa (o faraó e seus funcionários), por isso não serve como fonte para o estudo da história e sociedade egípcias. Está(ão) correta(s) a) apenas I e II. b) apenas II e III. c) apenas III. d) apenas III e IV. e) apenas IV. Resposta: [B] Podemos dizer que na base da “economia” encontrava-se o Nilo e o aproveitamento de suas águas exigiu o desenvolvimento técnico. A pintura, como expressão artística no Egito, foi caracterizada pelo realismo, pela preocupação de retratar a vida cotidiana e suas crenças na vida após a morte. 40 [ 101427 ]. (Uftm 2011) A irrigação não pode ser vista como a causa do surgimento do Estado centralizado e da civilização egípcia: pelo contrário, um sistema centralizado de obras hidráulicas para a agricultura irrigada surgiu como resultado tardio de um Estado forte. (Ciro F. Cardoso. O Egito Antigo, 1982.) A partir do texto conclui-se que, no Egito Antigo, a) as cheias do Nilo, irregulares e responsáveis por inundações que destruíam tudo o que havia nas margens, não favoreceram o processo de sedentarização. b) o poder do Faraó era simbólico, uma vez que o soberano não dispunha de exércitos nem de burocracia para fazer valer sua vontade. c) a concentração do poder nas mãos de uma dinastia centralizadora não pode ser explicada a partir das necessidades agrícolas. d) dependia-se do comércio externo para alimentar a população, uma vez que a produção agrícola era muito limitada. e) o sistema político em vigor resultava de necessidades impostas pelas características geográficas da região. Resposta: [C] Apenas a alternativa [C] pode ser considerada correta porque o enunciado pede para que a resposta seja resultado da interpretação do texto. Ciro Flamarion afirma que “A irrigação NÃO pode ser vista como causa do surgimento do Estado (...)”, então a agricultura não seria o motivo da centralização egípcia. 41 [ 105442 ]. (Ufrgs 2011) Na África, durante a Antiguidade, entre 3.000 a.C. e 332 a.C, desenvolveu-se o primeiro Império unificado historicamente conhecido, cuja longevidade e continuidade ainda despertam a atenção de arqueólogos e historiadores. Esse Império a) legou à humanidade códigos e compilações de leis. b) desenvolveu a escrita alfabética, dominada por amplos setores da sociedade. c) retinha parcela insignificante do excedente econômico disponível. d) sustentou a crença de que o caráter divino dos reis se transmitia exclusivamente pela via paterna. e) dependia das cheias do rio Nilo para a prática da agricultura. Resposta: [E] O enunciado refere-se ao Egito, Estado teocrático organizado por volta de 3200 a.C., a partir das comunidades camponesas estabelecidas ao longo do rio Nilo. O Egito desenvolveu uma economia agrária, extremamente dependente do regime de cheias e vazantes do rio, daí ser considerado uma “sociedade hidráulica”. 42 [ 85804 ]. (Ufc 2009) Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios é correto afirmar também que: a) Foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido à sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo. b) Deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático. c) Praticaram o sacrifício humano como forma de obter chuvas e boas colheitas, haja vista o território onde se desenvolveram ser desértico. d) Fizeram uso da escrita cuneiforme, que inicialmente foi utilizada para designar objetos concretos e depois ganhou maior complexidade. e) Usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica. Resposta: [B] 43 [ 130163 ]. (Unesp 2009) Observe a figura. A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar: a) a imagem demonstra que os agricultores das margens férteis do rio Nilo desconheciam a escrita. b)

Que fatores naturais tornaram possível o desenvolvimento da civilização egípcia?

A civilização egípcia se desenvolveu no nordeste da África, em uma região conhecida como Crescente Fértil. Formada por diversos povos, entre eles os hamíticos, os semitas e os núbios, a civilização teve seu crescimento fortemente ligado aos recursos hídricos fornecidos pelo Rio Nilo.

Qual foi o fator que possibilitou o desenvolvimento da civilização egípcia em meio ao deserto?

Civilização egípcia desenvolveu-se a volta do Nilo, um oásis no meio do deserto do Saara, que propiciou a fixação do homem com água e solos férteis (devido às enchentes).

Qual o principal fator geográfico do Egito?

O país está localizado no extremo leste do Deserto do Saara, principal deserto africano. O principal curso de água do país é o Rio Nilo, um dos mais extensos do globo, que garante umidade para as áreas geográficas dispostas nas suas margens.

Qual o fator geográfico?

Fatores Geográficos: a paisagem é afetada tanto pela fatores bióticos e abióticos, que são considerados geográficosfatores abióticos de origem exógena, tais como relevo, solo, clima e corpos d'água. O clima, com elementos como pressão, temperatura, ventos.