Qual foi a principal contribuição da fenomenologia para com as ciências humanas?

Autores

  • Kelly Cristina Costa Albuquerque Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Portilho Pontifíca Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.53660/CONJ-765-C14

Palavras-chave:

Fenomenologia, Hermenêutica, Fenomenologia-Hermenêutica, Método de Pesquisa, Educação

Resumo

Este artigo objetiva apresentar a fenomenologia e a hermenêutica, de forma breve, a fim de suscitar estudos mais aprofundados da sua aplicabilidade nas pesquisas científicas, em especial em educação. A fenomenologia é uma teoria filosófica, criada por Husserl (1989), empregada hoje em várias ciências e referência para o estudo do conhecimento e para pesquisas científicas, enquanto fundamentação metodológica. Posteriormente, esta foi unida à hermenêutica para atender ao que Heidegger (1988) colocou como a necessidade de compreensão e não apenas de reflexão, trazendo à tona uma nova visão dos fenômenos identificados nas pesquisas. Este estudo é de natureza bibliográfica e teve como procedimentos metodológicos o levantamento dos principais escritos dos filósofos citados e de outras obras que abordavam a temática. Observou-se que a fenomenologia e a hermenêutica, mesmo que em determinados momentos divergentes, têm muito a contribuir para a produção do conhecimento, quando unidas, trazendo uma visão compreensiva dos fenômenos, atendendo integralmente às necessidades de determinados tipos de pesquisas, como as voltadas à educação.

Referências

BOGDAN, Robert. BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa. Métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FRANCO, Fernanda Santini. SZYMANSKI, Heloisa. O Método Fenomenológico-Hermenêutico na investigação de práticas educativas parentais. Anais IV SIPEQ – ISBN – 978-85-98623-04-7. 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Trad. Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Editora Vozes, 2002b.

GALEFFI, Dante Augusto. O que é isto — a Fenomenologia de Husserl? Ideação. Feira de Santana, n.5, p.13-36, jan./jun. 2000.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1988.

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a filosofia. Porto Alegre: Edipucrs, 2002.

________________. A idéia da fenomenologia. Trad. de Artur Morão. Lisboa: Edições 70. 1989.

______________________. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica: introdução geral à fenomenologia pura. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006. (Coleção Subjetividade Contemporânea).

JÚNIOR, Almir Ferreira da Silva. Estética e Hermenêutica: a arte como declaração de verdade em Gadamer. Tese (Doutorado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo). São Paulo: 2005.

MATURANA, H.; VARELA, F. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. 9.ed. São Paulo: Palas Athena, 2011.

SEIBT, Cezar Luís. Heidegger: da Fenomenologia ‘Reflexiva’ à Fenomenologia Hermenêutica. Princípios: Revista de Filosofia. Natal (RN), v. 19, n. 31. Janeiro/Junho de 2012, p. 79-98. E-ISSN 1983-2109.

ZILLES, Urbano. Fenomenologia e Teoria do Conhecimento em Husserl. Revista da Abordagem Gestáltica – XIII(2): 216-221, jul-dez, 2007.

Qual foi a principal contribuição da fenomenologia para com as ciências humanas?

Como Citar

Albuquerque, K. C. C., & Portilho, E. M. L. . (2022). As contribuições da Fenomenologia-Hermenêutica para pesquisas em Educação. Conjecturas, 22(3), 384–396. https://doi.org/10.53660/CONJ-765-C14

Edição

Seção

Outros artigos e publicações

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  2.663 Visualizações

Página 1 de 2

  1. Atividade diversificada: a, b, c.
  1. Qual é a contribuição das ciências humanas hoje para sociedade?

Compreender como os efeitos da histórica relação desconexa da produção do espaço urbano com as dinâmicas urbanas, que raramente levam em consideração os fatores ambientais, em especial os climáticos, são percebidos e vivenciados individualmente e na consciência coletiva.

  1. Quais as ciências humanas que vocês têm mais entendimento e afinidade?

Ciências humanas são ligadas ao comportamento do ser humano, como sociologia, psicologia, direito, letras, exatas são profissões ligadas aos raciocínios logico como matemática, engenhariam arquitetura e biologia são profissões ligadas ao ser como medicina, biologia, sociologia, e o que temos mais afinidade é arquitetura.

  1. Estruturalismo é rejeitado pelo Marxismo? (   ) Sim (   ) Não
  1. Interpretar a foto [página 314 do livro didático], relacionando a mesma com a História, a Sociologia e a Filosofia.

A imagem mostra o Homem protestando contra o governo por seus direitos diante de outro homem com o corpo imolado.

  1. A filosofia nas entre linhas [página 319 do livro didático]. Elaborar um texto [mínimo 35 linhas]. Dar título original.
  1. Das oito questões da página 320 do livro didático, escolher quatro questões que consideram mais importantes para responder.

1 – Antes da constituição das ciências humanas, quais foram os três principais períodos de estudo do humano?

1.Periodo do humanismo: O humanismo não separa homem e natureza, mas considera o homem um ser natural diferente dos demais, manifestando essa diferença como ser racional e livre, agente ético, político, técnico e artístico.

2.Periodo do positivismo: Enfatiza a ideia do homem como um ser social e propõe o estudo cientifico da sociedade: assim como há uma física da natureza, deve haver uma física do social, a sociologia, que deve estudar os fatos humanos usando procedimentos, métodos e técnicas empregados pelas ciências da natureza.

3.Periodo do historicismo: insiste na diferença profunda entre homem e natureza e entre ciências naturais e humanas.

2 – Qual a principal contribuição da fenomenologia para as ciências humanas?

A fenomenologia introduziu a noção de essência ou significação como um conceito que permite diferenciar internamente uma realidade de outras, encontrando seu sentido sua forma suas propriedades e sua origem.

3 – Qual a principal contribuição do marxismo para as ciências humanas?

Explicar que as instituições sociais são econômicas, que a história do trabalho humano é feita de conflitos de classe social. A sociedade é organizada e administrada por 1º Superestrutura 2º Infraestrutura [Modos de Produção: Mão de obra].

4 – Qual a principal contribuição do estruturalismo para as ciências humanas?

O estruturalismo permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito sem que por isso tivessem de abandonar a ideia de lei cientifica.

  1. Interpretar a foto da página 312 do livro didático, relacionando a mesma com alguns campos de estudo das ciências humanas.

Mostra a tensão dos operadores da bolsa em um momento que marcou o início da crise econômica em 2008, estando relacionada com o campo da ciência matemáticas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

Qual a principal contribuição da fenomenologia para as ciências humanas *?

A fenomenologia contribui com a pesquisa em educação por proporcionar métodos que permitem diferentes olhares num movimento de ir e vir sobre o fenômeno educacional, para evitar um único entendimento do contexto. Por ser a educação um fenômeno, é possível analisar suas características essenciais e suas invariantes.

Quais as contribuições da fenomenologia para a compreensão do homem?

A Fenomenologia foi a alternativa encontrada para apresentar os fundamentos do fazer científico nãonaturalista, através do resgate da ligação intencional e intersubjetiva entre homem e o Lebenswelt (mundo-da-vida).

Qual é o principal objetivo da fenomenologia?

A fenomenologia procura mostrar que o ser humano deve ser o centro do processo do conhecimento. A consciência humana é doadora de significado e sentido para os fenômenos do mundo. Este sentido se direciona para o que é fundamental do fenômeno, a sua essência. Portanto este caminho é sempre intencional.

Qual foi a principal contribuição do estruturalismo para a ciência humana?

O estruturalismo permitiu que as ciências humanas criassem métodos específicos para o estudo de seus objetos, livrando-as das explicações mecânicas de causa e efeito, sem que por isso tivessem que abandonar a ideia de lei científica.