Qual foi o interesse da Inglaterra em apoiar os movimentos de independências da América Latina?

A partir da segunda metade do século XVIII, após a vitória dos ingleses na Guerra dos Sete Anos, a economia inglesa ficou extremamente abalada pelas despesas com a guerra. Com isso, os olhos da Coroa Inglesa voltaram-se para suas 13 colônias na América. A Coroa Inglesa visava à aplicação urgente da legislação mercantilista nas colônias inglesas. 

Além disso, com o advento da Revolução Industrial, a Inglaterra precisou de mercados, mas, por conta da relativa autonomia colonial (negligência salutar) que sempre tiveram, as colônias nunca foram consumidoras da produção metropolitana.

Assim, a Coroa baixou inúmeros decretos restringindo consideravelmente a relativa autonomia, tanto das colônias do Norte quanto das colônias do Sul. Era fundamental para a Inglaterra transformar suas colônias em mercados consumidores da produção inglesa. Essa situação levou a metrópole a fechar o cerco através da fiscalização das colônias, instituindo uma série de tributos. Como:

A Lei do Açúcar (1764): alta taxação do açúcar e de seus derivados, sobretudo do melaço. Essas medidas buscavam inibir o contrabando do açúcar que não fosse proveniente das Antilhas Britânicas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A lei do Selo (1765): a Inglaterra ordenou que todo documento oficial, jornais, livros, certidões, que circulassem na Colônia, fossem selados. Essa selagem implicava no pagamento de taxas à metrópole.

A lei do Chá (1767): estabeleceu impostos elevados para esse produto, que por sinal era bastante consumido pelos colonos.

Leis Intoleráveis (1774): a Coroa Inglesa fechou o Porto de Boston e ocupou militarmente a colônia de Massachussetts.

Revoltados, os colonos não aceitaram as imposições adotadas pela Coroa Inglesa. Nesse clima de insatisfação e revolta entre os colonos, surgiram os ideais libertários influenciados pelos pensadores iluministas. Conscientes de sua força, recusaram-se a pagar as taxas e fizeram vista grossa aos produtos taxados. A Inglaterra não estava disposta a negociar e o embate entre os colonos e a metrópole foi inevitável. Esses fatores desencadearam a guerra da independência das 13 colônias inglesas.

Qual o interesse da Inglaterra na independência da América Latina?

A Inglaterra era movida por interesses econômicos, já que os novos países podiam representar mercado seguro para seus produtos. Sem a ajuda da Santa Aliança, o domínio da Espanha na América chegou ao fim.

Qual interesse da Inglaterra na Independência do Brasil?

A Inglaterra estava interessada no Reconhecimento da Independência do Brasil por conta de seus investimentos na produção de produtos para exportação. Como vinha desenvolvendo-se na manufatura e no fornecimento de outros tipos de produto, era de interesse inglês poder comercializar com um grande mercado consumidor.

Por que a Inglaterra estava interessada na independência das colônias espanholas da América?

O apoio financeiro da Inglaterra também foi fundamental para Independência da América Espanhola. A potência britânica tinha profundos interesses comerciais e financeiros que ficavam impedidos de serem concretizados com o pacto colonial. Por isso, apoiam as lutas de emancipação na colônia.

Qual o interesse da Inglaterra e dos Estados Unidos ao apoiar a independência da América espanhola?

A independência da América Espanhola contou com o apoio dos Estados Unidos e da Inglaterra, que enxergavam as colônias americanas independentes como mercado consumidor dos seus produtos industrializados.