Qual foi o projeto dos portugueses?

Mestrado em História (UFJF, 2013)
Graduação em História (UFJF, 2010)

Ouça este artigo:

As Navegações Portuguesas foram pioneiras na era das Grandes Navegações.

Portugal foi um país pioneiro em várias medidas entre a Idade Média e a Idade Moderna. Ainda no século XIII, tornou-se o primeiro Estado formalizado na Europa, o que lhe favoreceu em vários aspectos. Com uma unificação política garantida, a condição de primeiro país incentivou novos investimentos dentro do panorama que se tinha no Velho Mundo. Naquela época, o comércio era muito fundamentado nas negociações de produtos feitas no Mar Mediterrâneo. Entretanto, com a conquista dos turcos nessa rota, houve a necessidade de se buscar novos caminhos para se obter as especiarias oriundas do Oriente, que tanto agradava ao mercado europeu. Portugal reunia condições favoráveis para os negócios que marcavam o momento, era um país já unificado, dispunha de uma condição geográfica favorável para se lançar ao mar e contava com um grupo de investidores interessados nos negócios marítimos.

As Navegações Portuguesas para o comércio começaram muito cedo em relação aos outros países. Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. Uma viagem que ninguém havia feito antes ou mesmo conhecia suas possibilidades. Esse trajeto que se seguiria ganharia o nome de Périplo Africano. Naturalmente, esse contorno do continente não aconteceu em uma única viagem, pois tudo ainda era muito inovador e misterioso. A estratégia dos portugueses foi contornar o continente africano fazendo entrepostos ao longo da costa da África. Desta forma, Portugal evoluiu gradativamente pelo entorno do continente e conquistou diversos territórios, tomando posse das terras todas as vezes que fazia paradas e estabelecendo novas regiões para usufruir de seus produtos e negócios. Embora isso tenha retardado a chegada dos portugueses ao Oriente, foi importante para estabelecer suas colônias. Uma das grandes conquistas de todas essas viagens foi cruzar pela primeira vez o chamado Cabo das Tormentas, nomeado posteriormente de Cabo da Boa Esperança, região ao sul do continente africano que estabelece a entrada no Oceano Índico.

Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 1415 e 1543. O resultado foi a grande expansão do império marítimo português e uma remodelação da real dimensão do mundo. Buscando uma nova rota para comércio que superasse o monopólio estabelecido no Mar Mediterrâneo, os portugueses foram responsáveis por grandes avanços tecnológicos para encarar as condições de navegação no Oceano Atlântico e grandes avanços culturais. Após muito tempo de investimento, os portugueses finalmente chegaram às Índias em 1498, firmando uma nova rota para comércio de especiarias e conquistando uma grande remessa de lucros sobre os produtos que seriam comercializados. Dois anos depois, após indicações da existência de terras também a Oeste do continente africano, a expedição de Pedro Álvares Cabral estendeu sua rota no Atlântico para alcançar e tomar posse dessas terras. É o que se chama de descobrimento do Brasil, em 1500. Com o passar dos anos, esse novo território no novo continente, que seria chamado de América, tornar-se-ia a mais importante colônia portuguesa. Entretanto, mais dois marcos importantes ainda seriam estabelecidos, a chegada na China, em 1513, e ao Japão, em 1543. Este último é considerado, inclusive, como o marco final desse período de Navegações Portuguesas e suas descobertas e colonização.

Fonte:
http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/bases-tematicas/navegacoes-portuguesas.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/navegacoes-portuguesas/

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • projeto museu

    1632 palavras | 7 páginas

    Temática: Museu do Descobrimento: A interação do aluno com a história do Descobrimento Turma: 8º e 9º ano do ensino fundamental II Duração: 5 aulas Justificativa: O museu de Porto Seguro oferece ao visitante a oportunidade de reflexão sobre o Descobrimento do Brasil. Nessa região ocorreu o primeiro contato conhecido dos índios, habitantes do território, com os europeus. Mais tarde, escravos africanos foram trazidos em levas cada vez maiores para a América portuguesa. Esses três agentes deixaram marcas profundas na cultura brasileira e transformaram toda a costa Sul da Bahia. A colina de Porto Seguro, onde fica o museu, pode ser entendida como um ponto irradiador de conhecimentos sobre a paisagem da Costa do Descobrimento. Nela estão reunidos edifícios e objetos datados desde o século XVI, como o marco do Descobrimento, até construções do século XVIII. Segundo Horta (1991) a função educacional do museu é apresentar ao individuo o patrimônio cultural que é herdado e da sua capacidade de utiliza-lo e cria-lo. Definindo assim a educação patrimonial. Para Horta “a Educação Patrimonial não se” refere a penas aos objetos do passado, mas igualmente os do cotidiano, do presente, aos que estão sendo criada pelo homem no exercício da sua humanidade, a toda natureza, física e biológica que constitui nosso universo ‘’ (Horta 1991 p 12). “O contato com esses documentos materiais , a partir do suporte comunicativo

  • Professorando

    1867 palavras | 8 páginas

    Objetivo: Compreender e analisar como foi a chegada dos portugueses ao Brasil. Justificativa: Metodologia: • Procedimento de ensino: Incitar e questionar: Que pessoas vieram para o nosso território? Por que os portugueses vieram para estas terras? O que eles procuravam? Como vieram até aqui? Use o mapa-múndi para ilustrar o caminho marítimo percorrido pelos portugueses para chegar às terras do Brasil. Aproveitar o momento para mostrar imagens, retiradas da internet. …

  • Projeto museu

    572 palavras | 3 páginas

    PROJETO: O ENSINO DE HISTÓRIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES MUSEU. Turma: 6º e 7º ano. Duração: 01 aula ÍNDIOS. JUSTIFICATIVA: Vivemos atualmente a era das informações associada às imagens. saber interpretar corretamente signos visuais tornou-se uma necessidade. Por isso mesmo, o estudo associado à imagem deve ser incentivado, garantindo, pois, ao educando poder ler, interpretar o universo de imagens presente na sociedade. No ensino de história a aprendizagem com imagens é uma…

  • ANÁLISE DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA

    1084 palavras | 5 páginas

    ANÁLISE DA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA A carta que Pero Vaz de Caminha redigiu ao Rei D. Manuel é considerada como o primeiro documento oficial da história brasileira, e também como o primeiro texto de caráter literário do Brasil. Foi publicada como parte do livro “Corografia Brasílica”, de autoria de Manuel Aires do Casal, apenas em 1817, três séculos após sua concepção. Tal retardamento mudaria consideravelmente a forma como a viagem de Pedro Álvares Cabral e sua vinda às novas…

  • Colonização do brasil

    3507 palavras | 15 páginas

    [pic] SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO HISTÓRIA – 6º SEMESTRE IZABEL FRANCISCA DE ALMEIDA PROJETO: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ÍNICIO DA COLONIZAÇÃO NO BRASIL Niquelândia - Goiás 2010 IZABEL FRANCISCA DE ALMEIDA PROJETO: TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ÍNICIO DA COLONIZAÇÃO NO BRASIL Projeto apresentado ao Curso de Historia da UNOPAR –…

  • Istenio

    2223 palavras | 9 páginas

    enviada ao Rei de Portugal, por volta de 1500. Foi distinguida para a explicação do achamento do Brasil, onde ouve grande estranhamento, mostrando os costumes dos nativos, e como eles chamavam a “Nova Terra”. Carta na qual foi feita no período do Quinhentismo, no qual foi entre 1500 a 1601, cujo foi A Literatura de Informação. Palavra- chave: Quinhentismo. Carta. Nativos. Introdução Esta carta mostra todos os aspectos dos índios (nativos) e da “Nova Terra”. Pero Vaz de…

  • projeto de releitura

    1064 palavras | 5 páginas

    ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA BRIGADA MILITAR – DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO DE ENSINO MÉDIO TIRADENTES NOME DO PROJETO: A (Re) descoberta do Brasil de 1500 e a web. LOCAL: Salas de aula e informática PÚBLICO ALVO: Alunos das turmas de 1º. Ano OBJETIVOS: Esta aventura na Web tem por objetivo conhecer a chegada dos portugueses ao Brasil e a importância do seu descobrimento. No ano em que se…

  • O que é que a bahia tem

    760 palavras | 4 páginas

    JUSTIFICATIVA: O Brasil é um país extremamente rico, tanto em recursos naturais quanto em questões culturais. Há uma diversidade de povos que fizeram parte da colonização desse país, fazendo com que ele absorvesse características de povos indígenas, afros descendentes e europeus. Essa nação está dividida em 26 estados e uma Capital Federal: Brasília. Esses estados por sua vez, subdividem-se em municípios com dialetos e culturas próprios de sua região. Um dos estados que mais se…

  • Trabalho

    3663 palavras | 15 páginas

    Tratado de Tordesilhas- 1494 Logo após a chegada de Cristóvão Colombo à América (1492), a corte espanhola começou a se preocupar em proteger legalmente as terras descobertas na América. O rei espanhol procurou o papa Alexandre VI que através da Bula Inter Cometera estabeleceu a posse de todas as terras descobertas a 100 léguas a oeste de Cabo Verde à Espanha. Através deste documento, Portugal ficaria sem a possibilidade de ter a posse de territórios na recém-descoberta América. O limite…

  • Mudanças culturais e festas no brasil em 1808

    981 palavras | 4 páginas

    Mudanças Culturais e Festas no Brasil em 1808 João Machado nº14 Lorenzo Tocci nº15 Vitor Luis nº 34 Em 29 de Novembro de 1807 a Corte portuguesa (família real e nobres portugueses) foge ao Brasil em busca de refugio, alias Napoleão Bonaparte estava marchava rumo a Portugal pelo fato de que os portugueses desrespeitaram o Bloqueio Continental imposto por Napoleão que impedia o comércio com vários países inclusive a Inglaterra, grande parceiro econômico de Portugal. No…

O que é o projeto colonial português?

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.

Qual é o principal desejo dos portugueses em relação a essas terras?

Isso porque o grande interesse dos portugueses era a obtenção do ouro e esse metal precioso não seria fácil de achar, pois era preciso explorar a terra. Naquele momento, o comércio com as Índias era mais lucrativo e, por isso, tornou-se a prioridade portuguesa.

Quais eram os principais interesses dos portugueses na conquista da América?

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas grandes navegações?

Qual era o objetivo inicial dos portugueses com o seu envolvimento nas “Grandes Navegações”? Os portugueses desejavam encontrar uma rota marítima que os levasse para as Índias. Através do descobrimento dessas rotas, eles esperavam obter diversas especiarias que seriam revendidas no continente europeu.