Qual ISO específica requisitos de um sistema de gestão da qualidade?

Qual ISO específica requisitos de um sistema de gestão da qualidade?

3 de setembro de 2017

Norma NBR ISO 9001:2015

A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, não importando a sua dimensão e a NBR ISO 9001:2015 faz parte desse grupo.

Entidade reguladora para padronização da norma

Em 1926 foi criada a primeira entidade para padronização internacional “International Federation of the National Standardizing Associations(ISA) que cessaram suas atividades em 1942 durante a Segunda Guerra Mundial.

A sigla “ISO” se refere à Internacional Organization for Standardization, criada em 1946 após final do conflito internacional, representantes de 25 países reuniram-se em Londres e decidiram criar uma nova organização, para padronização, com o objetivo de “facilitar a coordenação internacional e unificação dos padrões industriais”. A nova organização, a Organização Internacional para Padronização.

NBR ISO 9001:2015

ISO 9001:2015 estabelece os critérios para um sistema de gestão da qualidade e é o único padrão na família que pode ser certificada para (embora este não seja um requisito). Ele pode ser usado por qualquer organização, grande ou pequeno, independentemente de seu ramo de atividade.

Na verdade ISO 9001:2015 é implementado por mais de um milhão de empresas e organizações em mais de 170 países.

Fonte de pesquisa: https://www.iso.org/iso-9001-quality-management.html

A norma NBR ISO 9001:2015 especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, em que uma organização precisa demonstrar sua capacidade para fornecer produtos que atendam aos requisitos do cliente, aos Regulamentares e Legais, e seu é objetivo aumentar a satisfação dos clientes.

Qual ISO específica requisitos de um sistema de gestão da qualidade?

Formado em Gestão da Qualidade pela Universidade Nove de Julho-Uninove-SP. Experiência de 40 anos atuando na área da qualidade, desempenhando as funções de: Inspetor de Qualidade, Encarregado de controle de qualidade, Coordenador de C.E.P,Coordenador da Qualidade, Consultor da Qualidade e Instrutor de treinamentos.

A norma específica requisitos do SGQ para: demonstrar a capacidade da organização de consistentemente fornecer produtos, que atendem aos requisitos do cliente e aos requisitos regulamentares aplicáveis;

Aumentar a satisfação do cliente através da aplicação eficaz do sistema, incluindo processos para melhoria contínua e garantia de conformidade com os requisitos do cliente e com a norma ISO 9001, especifica requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que visa demonstrar habilidade para prover produtos consistentes com a especificação dos clientes e requisitos regulamentares, bem como garantir a melhoria dos processos organizacionais, visando o aumento da satisfação dos clientes, colaboradores e o retorno dos investimentos aos acionistas.

A certificação ISO 9001 assegura que processo produtivo da empresa é confiável e está organizado em conformidade com as exigências de seus clientes, bem como valoriza sua marca no mercado, atendendo requisitos internacionalmente reconhecidos.

É uma ferramenta básica para qualquer empresa que necessite melhorar os procedimentos internos, buscando a otimização dos processos e produtos, em busca de resultados para a Organização.

Quais são os benefícios da ISO 9001?

  • Melhoria de qualidade em produtos e serviços;
  • Realização de objetivos e metas da empresa;
  • Economia de tempo e custos;
  • Transparência dos processos internos;
  • Satisfação de clientes, funcionários e acionistas;
  • Prevenção de falhas ao invés de suas correções;
  • Valorização da marca;
  • Credenciamento da empresa junto a comunidade internacional de empresas certificadas.

Administração, 15.08.2019 04:18

Ainformação viabiliza os planos estratégicos das empresas ao trazer dados do ambiente externo (macroambiente) e interno (empresa). processar informações de forma rápida é uma das exigências na era atual, considerada por muitos autores como a era da informação. aponte a alternativa que melhor define o conceito de tecnologia da informação (ti). escolha uma: a. as empresas sempre buscam resultados em um ambiente altamente competitivo e que está em constante mudança, para isso buscam informações apenas do mercado externo, ou seja, somente as informações de fora da empresa são consideradas na tomada de decisões. b. tecnologia da informação (ti) em seu conceito é composta por hardware, software, banco de dados, redes e pessoas. esses recursos tecnológicos suportam o fluxo de dados fornecendo respostas eficazes aos gestores para construção de seus planos estratégicos, marketing e comunicação. c. a tecnologia da informação e sistema de informações assume um papel importante, viabilizando a troca e distribuição de informações, interna e externa ao ambiente da empresa, mas não possui ligação com o planejamento estratégico da organização. d. a tecnologia da informação serve como a base de dados de toda organização, não tendo necessidade a analise desses dados pelos gestores. a tomada de decisão indefere do processo de coleta de dados. e. a tecnologia da informação é útil apenas no setor de marketing da organização, é dele que sairá as estratégias para atuação no mercado e alcance dos resultados esperados pela organização

Respostas: 1

Qual norma da ISO que específica requisitos para um sistema de gestão da qualidade?

A implementação da Norma ISO 9001:2015 pode realmente trazer benefícios para uma organização? ... .
A ISO 9001 é uma norma internacionalmente reconhecida que certifica o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e define os requisitos (ferramentas de padronização) para a implantação do sistema em uma organização..

Qual a ISO da gestão da qualidade?

A ISO 9001 é a norma de Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) reconhecida internacionalmente que pode beneficiar organizações de qualquer porte.

O que é ISO 9001 ISO 14001 e Ohsas 18001?

A Casa da Moeda do Brasil recebeu em 2015 as certificações das Normas ISO 14001, de Sistema de Gestão Ambiental, e OHSAS 18001, relacionada ao Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional.

O que é a ISO 9001 e o que é a ISO 14000?

ISO 9001 e ISO 14001: Principal diferença Sendo assim, a principal diferença entre elas se dá justamente nesse ponto: enquanto a ISO 9001 atua principalmente na qualidade dos processos e operações do negócio, a ISO 14001 atua na garantia da qualidade ambiental.