Qual o benefício do açafrão em pó?

Qual o benefício do açafrão em pó?

Você sabia que existe um tempero que pode ajudar você a cuidar da saúde? A cúrcuma — também conhecida como açafrão-da-índia, açafrão-da-terra ou turmérico - é muito utilizada, principalmente na Índia e países do oriente, em forma de pó.

Porém, a cúrcuma tem um grande potencial antioxidante e pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.

A cúrcuma é uma planta com folhas longas e brilhantes com cerca de 60 cm com compridas raízes de coloração laranja. O seu nome científico é Cúrcuma longa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e até em alguns mercados pelo preço médio de 10 reais.

Benefícios da cúrcuma

A ingestão regular, mas de forma moderada, da cúrcuma pode trazer uma série de benefícios ao nosso organismo, como, por exemplo:

  • Melhora a digestão, auxiliando no reequilíbrio do sistema digestivo;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Combate resfriados e gripes;
  • Evita crises de asma;
  • Desintoxica e trata problemas de fígado;
  • Regula a flora intestinal;
  • Regula o colesterol;
  • Estimula o sistema imunológico;
  • Aliviar inflamações da pele, como eczema, acne e psoríase;
  • Melhora a resposta anti-inflamatória natural do organismo.

Além disso, a cúrcuma pode ser utilizada como tônico cerebral, ajuda a inibir a formação de coágulos no sangue e até contribui para aliviar os sintomas de tensão pré-menstrual.

O princípio ativo responsável pelo potencial medicinal da cúrcuma é a curcumina, que inclusive vem sendo estudada para ser usada em forma de gel ou pomada para tratar feridas na pele, como queimaduras. Em estudos científicos realizados nos últimos anos, a substância tem apresentado ótimos resultados quando se fala de tratamento para queimaduras.

Como usar

A parte mais utilizada da cúrcuma é o pó da sua raiz, para temperar comidas, mas também pode ser consumida na forma de cápsulas. Além disso, as suas folhas podem ainda ser utilizadas na preparação de alguns chás.

Infusão de cúrcuma. Colocar 1 colher de café de pó de cúrcuma em 150 ml de água fervente e deixar repousar por cerca de 10 a 15 minutos. Após amornar, beber até 3 xícaras por dia no intervalo das refeições;
Cápsulas de cúrcuma: geralmente a dosagem recomendada é de 2 cápsulas de 250 mg a cada 12 horas, totalizando 1 g por dia, no entanto, a dosagem pode variar conforme o problema a tratar;
Gel de cúrcuma. Misturar uma colher de sopa de babosa com o pó de cúrcuma e aplicar sobre as inflamações da pele, como psoríase.
Além disso, para melhorar a absorção de antioxidantes da raiz, a cúrcuma pode ser consumida com óleos, como azeite, óleo de coco ou de abacate, por exemplo.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais da cúrcuma estão relacionados com sua utilização excessiva, podendo causar irritação no estômago e enjoo.

Quem não deve usar

Apesar de ter vários benefícios para a saúde, a cúrcuma está contraindicada em pacientes que estejam tomando remédios anticoagulantes e com obstrução das vias biliares devido à pedra na vesícula. A cúrcuma na gravidez ou lactação só deve ser utilizada sob orientação médica.

Qual o benefício do açafrão em pó?

[wpdevart_facebook_comment facebook_app_id="2348685775181667" curent_url="https://dralarissadiniz.com.br/10-beneficios-incriveis-da-curcuma-para-a-saude/" order_type="social" title_text="" title_text_color="#444444" title_text_font_size="16" title_text_font_famely="Cabin" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#ffffff" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

Qual o benefício do açafrão em pó?

Dra. Larissa Diniz

Médica, pós-graduada em Medicina Integrativa, Preventiva e Nutrologia, com experiência na área da Medicina da Saúde e do Estilo de Vida, tratando de doenças autoimunes, metabólicas, hormonais, crônicas e prevenção de doenças, sempre atuando na sua causa com uma Medicina Personalizada.

O açafrão-da-terra é uma raiz muito usada como tempero, cujo consumo traz benefícios como melhora da imunidade e da digestão

O açafrão-da-terra (Curcuma longa) é uma planta, da mesma família do gengibre, com propriedades medicinais impressionantes, com ação anti-inflamatória e cicatrizante. Também chamado de cúrcuma, turmérico ou simplesmente de açafrão, a parte mais consumida da planta Curcuma longa é uma espécie de raiz, usada na culinária indiana em forma de tempero em pó.

Originário da Índia e do sudeste da Ásia, o açafrão-da-terra é de fácil cultivo em outras regiões do mundo. A planta tem flores brancas similares às de uma bromélia. Além disso, suas folhas verdes também são comestíveis, mas a parte mais consumida é a raiz de cor amarela ou laranja e aparência semelhante à do gengibre.

A cúrcuma pode ser utilizada para a melhora na função digestiva, alívio de gases, melhora da imunidade, efeitos anti-inflamatório e cicatrizante. As cores vibrantes dos alimentos são comumente associadas à presença de antioxidantes. No caso do açafrão-da-terra, seu laranja intenso se dá graças à presença de curcumina, substância muito estudada por suas propriedades medicinais. Estudos evidenciam a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças.

Favorece saúde oral

Há também pesquisas, ainda não suficientemente fundamentadas, que demonstram o potencial do açafrão-da-terra na saúde oral. Devido a suas propriedades anti-inflamatórias, ela ajuda a aliviar dores de dente e inchaços, auxilia no tratamento de gengivites e combate a bactéria que causa placa e cáries dentárias. Para saber mais, confira a matéria:

Combate câncer

A medicina chinesa utiliza o açafrão-da-terra para remover inflamações nas partes interna e externa do corpo, mas a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios desse produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que a curcumina bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. O resultado encontrado foi que as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.

Ação antioxidante

A ação antioxidante do açafrão-da-terra foi estudada pelo Centro Médico da Universidade de Maryland, que destacou que os antioxidantes presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos da cúrcuma longa em ratos com artrite reumatoide. Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.

Qual o benefício do açafrão em pó?
Imagem de Nirmal Sarkar em Pixabay

Alivia torções

O açafrão-da-terra é usado em tratamentos homeopático para o alívio de torções musculares, auxiliando o bem estar. Pode-se fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas partes de açafrão-da-terra em pó e um pouco de água para dar a consistência necessária.

Aplique a pasta na junta afetada e envolva com uma gaze ou um pedaço de pano que possa ser manchado. Deixe agir de 20 minutos a uma hora. Aplique uma vez ao dia – sua pele vai ficar um pouco manchada, mas depois de algum tempo a cor tende a voltar ao normal, porém o ideal é não usar a mistura em locais nos quais você não queira manchas.

Acalma o estômago

O açafrão-da-terra é muito usado para aliviar estômago irritado. O National Institutes of Health (NIH) dos EUA recomenda 500 mg de açafrão-da-terra, quatro vezes ao dia, para acalmar o estômago, no caso de quem consome o produto em cápsulas. Você também pode incluir a raiz ou um pouco do tempero em pó no preparo dos seus pratos para melhorar a digestibilidade.

Açafrão-da-terra tem uso milenar

O açafrão-da-terra é muito usado na medicina Ayurvédica, sistema medicinal característico da Índia e do qual derivam diversos medicamentos usados na cultura ocidental atualmente. Na Ayurveda, a curcumina pode ser utilizada como antialérgico, digestivo, inibidora de gases intestinais, anti-inflamatório, cicatrizante, antioxidante e ainda no tratamento de patologias respiratórias. A curcumina tem sido utilizada no tratamento de câncer, artrites, diabetes, doença de Crohn, doenças cardiovasculares, osteoporose, doença de Alzheimer, psoríases, entre outras.

Confira mais benefícios do açafrão-da-terra no vídeo abaixo:

Como devo tomar o açafrão em pó?

A recomendação, segundo Juliana, é consumir diariamente uma colher de chá do açafrão em pó (o correspondente a 5 gramas) ou de duas a três rodelas na forma de raiz. “O potencial tóxico do alimento é baixo, mas não se recomenda mais de 10 gramas por dia.

O que acontece com nosso corpo se tomar açafrão todos os dias?

Açafrão queima gordura: além de ser boa fonte de fibras, o tempero ajuda na dieta por reduzir as gorduras acumuladas graças à curcumina, substância anti-inflamatória responsável por limpar toxinas do organismo associadas ao ganho de peso.

Para que é indicado o açafrão em pó?

Normalmente é usada em forma de para temperar carnes ou legumes especialmente na Índia e países do oriente. Além de ser ter uma grande potencial antioxidante, a cúrcuma também pode ser usada como remédio natural para melhorar problemas gastrointestinais, febre, tratar resfriados e, até, reduzir o colesterol alto.