Qual o marco inicial da história de acordo com os estudos tradicionais?

As diferentes eras vividas em nosso planeta são carregadas de muitos acontecimentos e mudanças. Para catalogar em que momento cada fato ocorreu, os pesquisadores criaram a periodização tradicional da história.

Leia também: PLANEJANDO O QUE FAZER NAS FÉRIAS? VISITE A EXPOSIÇÃO LEONARDO DA VINCI – 500 ANOS DE UM GÊNIO

Essa datação é feita de acordo com períodos e quais eventos significativos levaram à mudanças na humanidade. O primeiro marco é a pré-história, uma etapa em que está englobada toda a evolução do homem, desde o seu surgimento, desenvolvimento, criação de ferramentas e processo de sedentarização. Esse período se encerra no momento da criação da escrita, por volta de 4.000 antes de Cristo.

Quais são as outras eras da periodização tradicional da história?

Qual o marco inicial da história de acordo com os estudos tradicionais?

Idade Antiga: Com a invenção da escrita cuneiforme, criada pelos sumérios, surge a Idade Antiga. Nesse período é marcado pelo desenvolvimento de diversos povos, como os egípcios, assírios, sumérios, persas, gregos, hititas, romanos etc. Esse último povo, os romanos, são responsáveis por marcar o fim da Idade Antiga com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 depois de Cristo.

Idade Média: Um dos períodos mais famosos e explorados em obras de ficção, a Idade Média dura de 476 até 1453 d.C. Nesse tempo surge o feudalismo e há a expansão dos poderes da Igreja Católica, que nesse período passa a ter mais controle sobre a sociedade ocidental. Essa era se encerra com a queda da Constantinopla causada pelo Império Otomano.

Idade Moderna: A Idade Moderna comporta o período de 1453 à 1789, época em que acontece o processo de colonização do continente americano. Além disso, mudanças passam a acontecer na Europa, influenciadas pelo Renascimento e Iluminismo. O evento que marca o fim desse período é a Queda da Bastilha, fato que desencadeou a Revolução Francesa.

Idade Contemporânea: Assim é classificado o período do final do século XVIII até o tempo que vivemos atualmente. Podemos incluir diversas mudanças nessa era, como a Revolução Industrial, desenvolvimento do capitalismo, aumento da expectativa de vida, além das ascensão dos regimes totalitários do século XX.

Leia também: AFINAL, QUAL É A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR HISTÓRIA?

Colégio TGM

O Colégio Teresa Gil de Moura, desde a sua fundação em 1996, tem a missão de oferecer às crianças e adolescentes, uma educação de qualidade. Portanto, visamos sempre a formação de indivíduos aptos a exercitarem a cidadania com senso crítico utilizando o poder de análise, o questionamento e iniciativa que lhes capacite a enfrentar os desafios da vida em sociedade.

Isso se deve à maneira como a escola acolhe cada um de seus alunos: com carinho, respeito e estímulos particularidades inerentes a cada ser humano. O relacionamento escola x família desenvolvido com os familiares do estudante permite ao colégio conhecer um pouco do cotidiano do aluno e isso faz enorme diferença no aprendizado. Conheça mais sobre o TGM acessando nosso site e Facebook.

Qual o marco inicial da história de acordo com os estudos tradicionais?

Todos sabemos da importância da história nos dias atuais. É através da história que se permite o estudo dos hábitos e costumes dos povos, desde os tempos mais antigos até os dias de hoje. Além disso, a sua análise permite o reconhecimento de aspectos que melhoram em detrimento de outros. A história se inicia a partir de 4000 anos a.C. com a invenção da escrita, e dura até hoje. Percebe-se então a importância dos registros que podem indicar hábitos de 6 mil anos atrás! Com base nisso, em nossa postagem de hoje vamos estudar a divisão dos períodos históricos.

Mas por que dividir a história em períodos? Esta deve ser uma das primeiras perguntas feitas por você. E a resposta é simples: a organização em períodos facilita a compreensão, permite a inclusão de grandes acontecimentos da história mundial em blocos de tempo, indica características singulares de cada momento histórico e acentua o processo de transição entre as idades, o que normalmente acarreta grandes mudanças nos hábitos dos povos existentes. Atualmente a história está dividida em 4 grandes períodos: idade antiga, idade média, idade moderna e idade contemporânea. Vamos estudar cada uma das idades a seguir.

  • Idade antiga
  • Idade média
  • Idade moderna
  • Idade contemporânea
    • Leia mais:

Idade antiga

O primeiro período da história é denominado idade antiga. E também é o maior dos períodos históricos que vamos mencionar. A idade antiga durou de 4000 a.C., onde se deu início a história com a invenção da escrita, e perdurou até o ano de 476 d.C., que foi o ano em que ocorreu a queda do Império Romano.  Para caracterizar a idade antiga, podemos separar em duas antiguidades, a oriental e a ocidental.

A antiguidade oriental foi marcada pelo aparecimento dos primeiros povos civilizados, entre eles os egípcios, fenícios, hebreus e mesopotâmicos. Esses grupos possuíam sua economia fortemente baseada na agricultura. Já a frente ocidental antiga compreende dois povos principais: os gregos e os romanos, que foram marcados por um grande desenvolvimento comercial, em especial sobre a rota do mar mediterrâneo.

Idade média

A idade média surge com o fim da idade antiga, ou seja, o marco de início da idade média é a queda do Império Romano.  O fim da idade média se deu com a tomada de Constantinopla, em 1453.

Durante a idade média, ocorreu o fortalecimento da igreja, sendo dominante sobre todos os aspectos espirituais da comunidade medieval. Além disso, os castelos serviam como centro da vida dos senhores feudais, que eram sustentados pelos servos agricultores.

Outro povo que merece destaque durante a idade média são os árabes, os quais desenvolveram técnicas que utilizamos até hoje, como o nosso sistema de numeração.

Qual o marco inicial da história de acordo com os estudos tradicionais?

Idade moderna

A idade moderna se inicia com a tomada de Constantinopla (1453) e permanece até 1789, ano em que ocorre a Revolução Francesa. A idade moderna é marcada pelas grandes navegações, que permitiram a descoberta de terras ainda nem imaginadas, assim como o fortalecimento da burguesia. Outros pontos de destaque desse período histórico são o surgimento do Protestantismo e do Renascentismo.

Idade contemporânea

A idade contemporânea é o último e atual dos períodos históricos. Surgiu em 1789 com a Revolução Francesa e permanece até os dias atuais. É marcada pelo maior desenvolvimento do comércio, indústria e ciência, além do surgimento das classes operárias e da classe industrial. Além disso, foi durante a idade contemporânea que ocorreram as duas grandes guerras mundiais.

Qual o marco inicial da história de acordo com os estudos tradicionais?
A Revolução Francesa é o marco da transição da idade moderna para a contemporânea. “A Liberdade guiando o povo”, de Eugène Delacroix.

Com isso, estudamos em nossa postagem de hoje sobre os períodos históricos. É importante conhecer os marcos de transição entre as idades, uma vez que são acontecimentos muito importantes para a história e que podem ser cobrados em provas do Enem!

Quais são os principais marcos da periodização tradicional do estudo de história?

Em cinco períodos, épocas ou idades — ao que se denomina periodização clássica da história — como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.

Qual é considerado o marco inicial da história humana?

A pré-história é o período anterior a invenção da escrita e que durou cerca de 5 milhões de anos. Os primeiros registros de humanos marcam o inicio desta época e se estende até 4.000 a.C., aproximadamente.

Qual é o marco inicial da periodização da história?

O primeiro marco é a pré-história, uma etapa em que está englobada toda a evolução do homem, desde o seu surgimento, desenvolvimento, criação de ferramentas e processo de sedentarização. Esse período se encerra no momento da criação da escrita, por volta de 4.000 antes de Cristo.

Qual é o marco inicial e final da Pré

A Pré-História tem como ponto de partida o surgimento dos primeiros hominídeos e encerra-se quando é desenvolvida a primeira forma de escrita pela humanidade — marco que aconteceu entre 3500 a.C. e 3000 a.C. Esse período é dividido, basicamente, em Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.