Qual o melhor curso de paisagismo no Brasil?

O curso de Paisagismo é uma extensão mista do Design e da Arquitetura e forma profissionais capacitados para o planejamento, execução e acompanhamento de projetos paisagísticos.

Ao final do curso, o técnico em paisagismo terá o conhecimento necessário para poder trabalhar na administração de ações para a produção de plantas ornamentais, arborização urbana e demais atividades em que cuide de especificidades plásticas, botânicas e ambientais.

No mercado de trabalho, o profissional do Paisagismo faz parte de escritórios de design, de arquitetura ou focados diretamente no paisagismo.

Pode ainda atuar nas empresas de jardinagem, na produção e comercialização de plantas ornamentais. Outras possibilidades são as construtoras, imobiliárias e órgãos públicos, seja como contratado ou atendendo contratos e pedidos específicos.

Os tipos de formação para o curso de Paisagismo são: tecnólogo , pós-graduação e técnico .

O Paisagismo é um curso técnico organizado por instituições de ensino de nível médio, mas também pode fazer parte da formação profissional em Arquitetura e Urbanismo. Existem ainda cursos livres de curta duração na área.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico, o curso se encaixa no eixo de Produção Cultural e Design. Desta forma, deve contar com carga horária mínima de 800 horas.

O aluno estudará disciplinas de criação e manutenção de jardins, projetos de paisagismo, cultivo de plantas ornamentais, técnicas de empreendedorismo, meio ambiente e manejo de solos, da irrigação e de equipamentos.

A criatividade, o gosto por plantas, terra e até mesmo lidar bem com cálculos são características necessárias para se dar bem no curso de Paisagismo.

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Paisagismo em uma de nossas faculdades parceiras:

    Ver a grade curricular

    Procure o curso de Paisagismo ideal para você!

    Com mensalidades a partir de R$ 135,00 entre as 1.211 instituições parceiras do Quero Bolsa.

    Veja como é simples começar a estudar

    1. Encontre seu curso
    2. Garanta sua bolsa
    3. Economize até se formar

    Prefere alguma faculdade?

    Qual a sua localização?

    Tipo de modalidade

    O técnico em paisagismo atua na concepção e aplicação de projetos paisagísticos e na manutenção de jardins. Ele atua em equipes multiprofissionais e em seus trabalhos se preocupa com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.

    Em suas atividades, pode elaborar representações gráficas bidimensionais e tridimensionais para apresentar ao cliente suas percepções para organização do espaço.

    O profissional de Paisagismo está presente, como empregado com carteira assinada, em escritórios de design e arquitetura ou em empresas do ramo imobiliário, de construção, de jardinagem e administração de condomínios.

    Também conta com a possibilidade realizar demandas específicas como autônomo.

    Com o Quero Bolsa, entrar na faculdade é muito mais fácil Cadastre-se e receba alertas por e-mail e WhatsApp assim que chegarem novas vagas do seu interesse.

    Busque sua vaga

    Compare preços e escolha a vaga que cabe no seu bolso

    Garanta sua vaga

    Pague a taxa de serviço, chamada de pré-matrícula

    Estude pagando menos

    Aí é só fazer o processo seletivo e a matrícula na faculdade

    A área é ocupada por técnicos em paisagismo vindos de cursos técnicos, cursos livres ou então de cursos superiores de Arquitetura e Design, todos oficialmente habilitados pelo MEC.

    O profissional precisa ter habilidade com a terra e as plantas, criatividade, boa percepção do espaço e capacidade comunicação clara para poder apresentar seus projetos e ideias.

    As principais características do profissional de Paisagismo, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

    Capacidade de síntese;

    Expressar ideias graficamente;

    Transmitir segurança;

    Percepção espacial;

    Criatividade;

    Gerenciar informações e atividades diversas;

    Sensibilidade estética;

    Comprometimento social;

    Atuar em equipes multidisciplinares;

    Administrar conflitos;

    Assegurar a qualidade dos serviços.

    Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

    Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

    No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Paisagismo foram:

    Alguns cursos similares

    Qual o melhor curso de paisagismo do Brasil?

    O SENAC oferece um Curso Técnico em Paisagismo com a carga horário de 800 horas, essa renomada instituição é um bom caminho para quem deseja seguir a profissão.

    Qual curso devo fazer para ser paisagista?

    Mesmo o campo de paisagismo sendo bem vasto, ainda não existe um curso de graduação nessa área no Brasil; no entanto, os profissionais que são formados em Engenharia, Arquitetura ou Agronomia podem fazer uma pós-graduação em Paisagismo.

    Qual o valor de um curso de paisagismo?

    R$ 1.985,00 (para pagamento em até 10 dias antes do início do curso) pelo cartão de crédito em até 12x, sendo em até 4x sem juros.

    Qual o melhor paisagista do mundo?

    Fundador de um dos mais criativos e renomados escritórios de arquitetura externa do país, Alex Hanazaki é atualmente um dos maiores nomes do paisagismo contemporâneo nacional e vem conquistando cada vez mais destaque no mercado internacional.