Qual o nome do processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem gasto de energia?

Entenda como ocorre o transporte através da membrana e aprenda a diferença entre o transporte passivo e o transporte ativo.

Qual o nome do processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras mas sem gasto de energia?

Na difusão facilitada, uma proteína auxilia o movimento das moléculas

Sabemos que a membrana plasmática é responsável, entre outras funções, por controlar todas as substâncias que entram e saem da célula. Em virtude dessa capacidade, dizemos que a membrana apresenta permeabilidade seletiva. Essa seleção é importante porque garante a entrada de oxigênio e nutrientes na célula, além de garantir a eliminação dos produtos do metabolismo celular.

Tipos de transporte através da membrana

Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.

Transporte Passivo

  • Difusão simples: as partículas movem-se de um local mais concentrado para outro menos concentrado. Dizemos, nesse caso, que o movimento acontece a favor do gradiente de concentração. A substância atravessa a membrana através da própria membrana ou através de canais. Entre as substâncias que podem ser transportadas desse modo, podemos citar o oxigênio e o gás carbônico.

  • Difusão facilitada: uma substância é transportada por meio da participação de proteínas presentes na membrana. Essas proteínas são conhecidas como proteínas carregadoras e facilitam o movimento espontâneo das moléculas sem que haja nenhum gasto de energia pela célula. Substâncias como aminoácidos e açúcares podem ser transportadas dessa forma para o interior da célula.

  • Osmose: é um tipo especial de difusão e, nesse caso, a substância que se difunde pela célula é a água. Nas células, a água difunde-se do meio menos concentrado para o mais concentrado. Se uma célula é colocada, por exemplo, em um meio em que a concentração de soluto (substância dissolvida) é muito maior que a do interior da célula, a tendência da célula é perder água por osmose. Se o contrário ocorre, a célula enche-se de água.

Transporte Ativo

Nesse tipo de transporte, ocorre um gasto de energia, a qual é fornecida para a célula pelo processo de respiração celular. Diferentemente dos outros processos, uma substância corre contra o gradiente de concentração. Como substâncias que podem ser transportadas dessa forma, destacam-se os íons sódio e potássio, que garantem o impulso nervoso.


Aproveite para conferir as nossas videoaulas relacionadas ao assunto:

Proteínas de transporte

1. Proteína de Canal – apresenta um canal aquosos ao longo de toda a sua molécula transmembrana, que permite o livre movimento de determinados íons ou moléculas (difusão);

2. Proteínas carreadoras – fixam-se às substâncias que vão ser transportadas e sofrem alterações em sua forma, transportando as substâncias através da membrana (transporte ativo).

Transporte passivo: sem gasto de energia

Osmose: transporte de solvente, contra o gradiente de concentração, através de membrana semipermeável e sem gasto de energia.
Ex.: água

Difusão: movimento de moléculas que seguem o fluxo do meio mais concentrado de soluto, para o menos concentrado, sem gasto de energia. A difusão que ocorre na membrana plasmática, pode ser de 2 tipos:

1. Difusão simples: sem a necessidade de proteínas de transporte; ocorre com substâncias lipossolúveis; também ocorre por meio de proteínas de canais como “aquaporinas”;

Continua após a publicidade

2. Difusão Facilitada: ocorre com auxílio de proteína transportadora (permease), que se liga à substância e a transporta para dentro ou fora da célula – isso ocorre com a glicose, por exemplo.

Transporte Ativo: há gasto de energia, pois se move contra um gradiente de concentração. Exemplo: Bomba de Sódio e Potássio.

Transportes em bloco: quando a células transferem grande quantidade de substâncias para dentro ou para fora do meio intracelular. Esse tipo de transporte é sempre acompanhado de alterações morfológicas da célula.

Endocitose: quando o transporte em quantidade é para o interior da célula; pode ocorrer por fagocitose (quando a célula engloba partículas sólidas) ou pinocitose (quando a célula engloba partículas líquidas).

Exocitose: quando o transporte de substâncias, em quantidade, é direcionado para fora da célula.

Continua após a publicidade

  • Biologia
  • celular
  • Enem
  • fichas
  • Fisiologia
  • Resumo
  • transporte
  • Vestibular

Qual o nome do processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática com o auxílio de proteínas transportadoras com gasto de energia?

Difusão facilitada Essa ajuda é dada pelas proteínas de membrana, que garantem a passagem de uma substância para o outro lado da membrana. O transporte passivo com auxílio de proteínas é chamado de difusão facilitada.

Como é chamado o processo quando uma substância passa através da membrana plasmática sem gasto de energia por parte da célula?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia.

Qual o nome do processo de passagem de substâncias através da membrana plasmática a contra o gradiente de concentração e com gasto de ATP?

Difusão Facilitada e Osmose A osmose e a difusão facilitada são consideradas transporte passivo, no qual não há gasto de energia. Ambas ocorrem a favor de um gradiente de concentração, ou seja, do meio mais concentrado para o menos concentrado.

Como se chama a passagem de substâncias através da membrana plasmática?

As substâncias podem atravessar a membrana plasmática com gasto de energia ou não, sendo esses processos conhecidos, respectivamente, como transporte ativo e passivo.