Qual região brasileira apresenta uma concentração de usinas de grande porte?

A Amazônia vem, neste início de século, despontando como um novo front energético do território brasileiro. Envolvendo questões bastante controvertidas, encontramos as grandes hidroelétricas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira (Rondônia), e Belo Monte, no rio Xingu (Pará). Além dessas obras, há ainda projetos de construção de novas grandes hidroelétricas, como a usina de São Luiz do Tapajós, no rio Tapajós (Pará). A construção de novas hidroelétricas deve responder pelo aumento do consumo de energia elétrica que acompanha os processos de urbanização e industrialização no país.

a) Que região brasileira apresenta o maior potencial hidroelétrico instalado atualmente e por que a Amazônia tornou-se um novo front para a construção de grandes hidroelétricas?

b) Indique qual dos setores, comercial, industrial e residencial, apresenta o maior e o menor consumo de energia elétrica no Brasil e cite um exemplo de indústria energointensiva existente na Amazônia.

Que regiões do Brasil concentram a maior parte das usinas hidrelétricas?

A maior parte concentra-se na região sul e sudeste, onde está localizada a maioria das usinas do Brasil.

Qual fator abaixo é primordial para a instalação de muitas usinas hidrelétricas no Brasil?

O Brasil possui um clima predominantemente tropical, caracterizado pelas condições climáticas propícias à instalação de hidrelétricas, como os elevados índices pluviométricos.

O que são as usinas a fio d'água e como ela se distingue das demais?

Usinas hidrelétricas “a fio d'águasão aquelas que não dispõem de reservatório de água, ou o têm em dimensões menores do que poderiam ter. Optar pela construção de uma usina “a fio d'água” significa optar por não manter um estoque de água que poderia ser acumulado em uma barragem.

Qual é o problema causado pela instalação de uma usina hidrelétrica?

Destruição da vegetação natural; Assoreamento do leito dos rios; Desmoronamento de barreiras; Extinção de espécies de peixes, por interferência nos processos migratórios e reprodutivos (piracema);