Quando a lua vai ficar vermelha

O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu. Como a lua sangrando pode ser algo belo? Na verdade, Lua de Sangue é só um nome impactante que deram para o fenômeno em que a lua fica avermelhada. Portanto, fiquem tranquilos, a lua não sangra.

O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. 

A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada  deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.

Veja também: Por que a Lua não cai na Terra?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tópicos deste artigo

Quando presenciar

A superlua não é um fenômeno raro e acontece sempre que ela atinge sua fase cheia a menos de 24 horas do perigeu. Quando isso ocorre, vemos uma lua maior e mais brilhante, principalmente quando ela surge no horizonte. Segundo a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA), as superluas acontecem, em média, uma vez por ano. No entanto, em 2015, o fenômeno ocorreu três vezes. 

A Lua de Sangue, por sua vez, é algo raro de se presenciar, pois depende de o eclipse total lunar ocorrer justamente no período de superlua.

Tanto a Superlua quanto a Lua de Sangue podem ser observadas de qualquer parte do planeta. A única restrição é em relação às nuvens. Se o tempo estiver nublado, dificilmente os fenômenos serão observados. Também não é preciso nenhum tipo de equipamento, mas a Lua fica ainda mais bonita se observada com luneta ou telescópio.

Veja também: Por que vemos a lua durante o dia?


Mitos

Ao longo da história, a Lua de Sangue foi acompanhada de diversos mitos. Algumas religiões acreditam que o acontecimento indica a chegada de um profeta, apocalipse, tragédias, guerras etc. Os astrônomos não acreditam nessas profecias e afirmam que as religiões sempre usaram fenômenos astronômicos para marcar a mudança de uma Era. Sendo presságio ou não, a verdade é que esses fenômenos sempre despertam nossa curiosidade.

Por Adriano Lesme
Equipe Brasil Escola

Quando vai ser a Lua de Sangue em 2022?

O próximo eclipse lunar total será na segunda-feira, 7 de novembro, e na terça-feira, 8 de novembro de 2022. Ou seja, em apenas 145 dias! Será melhor visto da costa oeste da América do Norte, com a Austrália e o sudeste da Ásia também em boa posição.

Quando será a próxima Lua de Sangue 2023?

O próximo eclipse lunar será parcial e ocorrerá apenas em 28 de outubro de 2023, visível no Brasil durante o "nascer" do astro. “Estava com expectativa alta para esse momento, foi um presente ter o céu limpo.

Qual vai ser a próxima Lua de Sangue?

Um eclipse lunar total com uma "Lua de Sangue" está previsto para acontecer em 15 de maio de 2022. Será o primeiro eclipse lunar total desde maio de 2021, e ele poderá ser visto de todo o Brasil.

Que dia é o eclipse lunar 2022?

Nos dias 30 de abril e 16 de maio de 2022 ocorreram dois eclipses, um evento astronômico que sempre evoca o fascínio de quem consegue observá-lo. Divididos entre solares ou lunares, o eclipse é uma interpolação das órbitas do planeta Terra, da Lua e do Sol, cujas sombras e luzes interagem entre si.