Quando colocamos sal na salada de alface ela murcha podemos afirmar que ocorre um processo de osmose explique?

Esta pergunta sempre aparece quando temperamos nossa salada de alface e em poucos minutos ela está murcha e escurecida.
Este fenômeno ocorre porque as células das plantas possuem uma concentração exata de água e outros nutrientes. Dependendo do meio em que a planta encontra-se, essas células perdem água, ganham água ou se mantêm estáveis. Este fenômeno, em linhas gerais, é designado osmose.
Quando em meio salgado, como é o caso da alface temperada, a planta tende a perder água para o ambiente, de modo a equilibrar aquele meio osmótico. Desta forma, a membrana que envolve a célula descola da parede celular e sofre envaginação. Em outras palavras: as células vegetais são compostas por, basicamente, duas ”camadas de pele”. A membrana plasmática, camada mais interna, e a parede celular, camada mais externa. A camada mais interna desprende-se da parede celular porque ela perde muita água, ficando murcha. Assim, vemos o vegetal murcho também!
O fenômeno acima descrito carcateriza a célula como uma célula plasmolisada.
Caso você afunde o alface em um meio pouco salgado, no qual a concentração da célula é maior que a do meio, as células ficarão ”gordinhas”, ou seja, a quantidade de água no interior da célula será tamanha que ela ficará inchada. Neste caso, temos uma célula túrgida.

Quando colocamos sal na salada de alface ela murcha podemos afirmar que ocorre um processo de osmose explique?

Fonte: Reprodução

1 – Célula Normal
2 – Célula Túrgida
3 – Célula Plasmolisada

Quando colocamos sal na salada de alface ela murcha podemos afirmar que ocorre um processo de osmose explique?

Fonte: Mariana Muniz; foto tirada de microscópio de luz, imagem real

1 – Célula Normal
2 – Célula Túrgida
3 – Célula Plasmolisada

Antes de resolver os exercícios sobre osmose, lembre-se de que se trata de um processo de difusão de moléculas de água. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

(FUVEST) Pesquisadores norte-americanos produziram uma variedade de tomate transgênico que sobrevive em solos até 50 vezes mais salinos do que o tolerado pelas plantas normais. Essas plantas geneticamente modificadas produzem maior quantidade de uma proteína de membrana que bombeia íons sódio para o interior do vacúolo. Com base em tais informações, pode-se concluir que plantas normais não conseguem sobreviver em solos muito salinos porque, neles, as plantas normais

a) absorvem água do ambiente por osmose.

b) perdem água para o ambiente por osmose.

c) absorvem sal do ambiente por difusão.

d) perdem sal do ambiente por difusão.

e) perdem água e absorvem sal por transporte ativo.

(Fatec -SP) É uma prática comum salgarmos os palitos de batata após terem sido fritos, mas nunca antes, pois, se assim for, eles murcharão.

E murcharão porque:

a) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, ganham água por osmose.

b) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, ganham água por transporte ativo.

c) as células dos palitos de batata ficam mais concentradas que o meio externo a elas e, assim, perdem água por transporte ativo.

d) o meio externo aos palitos de batata fica mais concentrado que as células deles, que, assim, perdem água por osmose.

e) o meio externo aos palitos de batata fica menos concentrado que as células deles, que assim, ganham água por pinocitose.

Quando colocamos uma célula em meio hipotônico, a água pode invadir seu interior, ocasionando a lise celular. Nos vegetais, a célula fica túrgida, porém não ocorre seu rompimento. Isso só é possível graças à presença:

a) da membrana plasmática.

b) do vacúolo.

c) da parede celular.

d) do citoplasma.

e) do núcleo.

Quando colocamos uma célula vegetal em uma solução hipertônica, podemos observar que, em alguns casos, ocorre o descolamento da membrana plasmática da parede celular. Esse processo, que acontece em virtude da perda exagerada de água, é chamado de :

a) desplasmólise.

b) plasmólise.

c) tonoplasto.

d) turgidez.

e) lise celular.

Ao temperarmos uma salada com sal, percebemos que após algum tempo ela fica murcha. Isso acontece, pois:

a) o sal é absorvido pelas células, ocasionando sua desidratação.

b) o sal torna o meio externo hipertônico e ocasiona a perda de água da salada por osmose.

c) o sal torna o meio externo hipotônico, ocasionando, assim, a perda de água da salada por osmose.

d) o sal torna o meio externo hipertônico e ocasiona a absorção de água pelos componentes da salada.

respostas

Alternativa “b”. Quando o solo está com muita quantidade de sais, ele torna-se um meio hipertônico comparado ao interior dos vegetais. Sendo assim, ocorre a perda de água da planta para o solo, dificultando o seu desenvolvimento.

Voltar a questão

Alternativa “d”. Ao colocar sal na batata, tornamos o meio externo hipertônico. Isso faz com que a batata, por osmose, perca água para o ambiente, ficando murcha.

Voltar a questão

Alternativa “c”. A parece celular da célula vegetal garante resistência à célula e é formada principalmente por celulose.

Voltar a questão

Alternativa “b”. O processo de plasmólise consiste na separação da parede celular vegetal da membrana plasmática. Isso ocorre em virtude da perda excessiva de água quando a célula é colocada em uma solução hipertônica.

Voltar a questão

Alternativa “b”. O sal deixa o meio hipertônico em relação aos componentes da salada e, consequentemente, causa a perda de água por osmose para o meio externo. Essa perda de água faz com que a salada fique murcha.

Voltar a questão

Quando colocamos sal na salada de alface ela murcha podemos afirmar que ocorre um processo de osmose explique?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Como ocorre a osmose no alface?

A combinação do sal com a umidade do ar proporciona que esse meio seja hipertônico em relação ao interior das células de alface, fazendo com que a água se difunda para fora da folha, proporcionando o aspecto murcho que pode também ser visualizado após algum tempo que a salada foi temperada.

Porque a salada de alface murcha quando é adicionado sal?

Agora você já sabe por que a salada murcha quando se coloca sal: ela está perdendo água por osmose! Sendo assim, evite colocar o tempero muito tempo antes de servir, pois assim você serve um produto muito mais bonito e saboroso.

Quando colocamos sal na alface da salada em pouco tempo observaremos que está fica murcha este processo se explica pela?

Quando fazemos uma salada com alface, por exemplo, observamos que inicialmente as folhas estão vistosas, entretanto, após a adição de sal, as folhas murcham. Isso acontece, pois criamos um meio hipertônico, que fez com que a água saísse do vegetal por osmose.

Quando temperamos alface Ela fica murcha explique com suas palavras por que isso ocorre?

Você já reparou que quando temperamos a salada, depois de algum tempo as folhas murcham? Isso ocorre justamente porque a água difunde das células vegetais da alface (meio menos concentrado) para o meio mais concentrado, que é a solução de vinagre e sal.