Quando é a ceia de natal

  • Capa
  • Vida e Estilo
  • Mulher
  • Comportamento

Patricia Zwipp

O Natal se aproxima e já está mais do que na hora de pensar nos preparativos para a ceia. A melhor forma de evitar inconvenientes é, sem dúvida alguma, investir na organização. Agrade os parentes e amigos seguindo 10 dicas simples, listadas pelas consultoras de organização Cinthia Albernaz Apipi e Kelly Cristina Albernaz:

1) Não deixe de pensar em tudo com antecedência, incluindo a lista de convidados e a preparação dos convites. A confirmação de presença é imprescindível para se saber o número de pessoas, o tipo de recepção e o que será servido;

2) Uma sugestão prática é o serviço de bufê à americana. Assim, todos ficam à vontade e podem se servir em uma mesa central, onde os pratos salgados estão dispostos. As sobremesas devem permanecer em uma segunda mesa. Pratos, talheres e guardanapos ficam na dos convidados ou em uma à parte. Se possível, prepare uma para as crianças, já que não se adaptam muito a esse tipo de jantar;

3) Caso não tenha mesa para todos, é importante providenciar apoio de colo e/ou bandejas de colo;

4) Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios, frutas secas, frutas oleaginosas;

5) As bebidas podem ficar na cozinha e serem servidas por garçons contratados (se possível). Na hora de comprá-las, deve-se levar em consideração o número de adultos que ingerem álcool e os que não (incluindo as crianças). A partir disso, adquira pelo menos três tipos de bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e champanhe), além de refrigerante, suco e água (gaseificada e natural), aproximadamente 500 ml por convidado (refrigerante e/ou suco);

6) Em relação a pratos quentes, calcula-se cerca de 550 g por pessoa, sendo que crianças comem menos e, alguns adultos, mais. Dois perus de 5 kg cada um, servem, por exemplo, aproximadamente 24 pessoas. Cuidado com receitas muito exóticas, pois podem não agradar a todos os paladares;

7) Faça uma lista para não se perder na organização, incluindo a programação do horário de preparo dos pratos natalinos, principalmente porque alguns demoram a ficar prontos e devem ser temperados com até dois dias de antecedência;

8) Reserve um espaço especial para que as crianças brinquem à vontade;

9) Faça uma coletânea com músicas natalinas e também com as suas preferidas (seja eclético para agradar a todos);

10) Decore sua casa com motivos de Natal, sem se esquecer de uma grande árvore para acomodar todos os presentes. Presenteie cada família com algo especial como forma de agradecimento pela presença.

Quando é a ceia de natal

A melhor forma de evitar inconvenientes é, sem dúvida alguma, investir na organização

Foto: Getty Images

+Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

Fonte: Especial para Terra

Tradição se espalhou pelo mundo e cada país acrescentou algumas particularidades

É dezembro e o Natal se aproxima. Já está mais do que na hora de pensarmos e começarmos a nos preocupar com a ceia. Por isto, nos próximos dois encontros, falaremos um pouco mais sobre a ceia de natal. Para começar, que tal entender de onde surgiu a Ceia de Natal?

A Ceia de Natal teve início com um antigo costume dos europeus que deixavam as casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e juntos, as visitas e os anfitriões confraternizavam a data de Natal.

Uma grande variedade de pratos era preparada para esta comemoração. Com o passar dos anos, essa tradição se espalhou pelo mundo e cada país acrescentou alguma particularidade. A adição do peru na ceia, por exemplo, é uma tradição norte-americana que atualmente enfeita a ceia de outros países como o Brasil.

Nos Estados Unidos o peru foi consumido durante anos para comemorar a primeira grande colheita, surgindo assim o hábito de consumi-lo para celebrar datas importantes como o Dia de Ação de Graças e o Natal.

Cada país tem sua peculiaridade quanto à ceia de natal. Se você fosse passar sua ceia de Natal na Alemanha iria se deparar com uma mesa repleta de carne de porco e muitos doces como pão de mel e amêndoas torradas. Muito diferente de quem irá passar o Natal na Polônia onde é proibido comer carne vermelha nesta data. Neste país, as ceias de Natal são compostas de peixes acompanhados de vinho branco.

Já os franceses preferem peru e frutos do mar como as ostras. E não se assuste se você encontrar uma ceia de Natal no meio da praia! Na Austrália, assim como no Brasil, as festividades natalinas acontecem durante o verão e por isto as pessoas costumam fazer a ceia de natal em praias e na mesa não pode faltar o pudim de ameixas flambadas como sobremesa.

Na África do Sul, também se comemora o natal durante o verão, e é comum colocar mesas do lado de fora das casas e saborear a ceia ali mesmo.

Sabemos que a ceia de natal envolve muitas tradições familiares já que é o momento de nos reunirmos para comemorar o nascimento do menino Jesus. Algumas famílias fazem a ceia com suas próprias receitas “secretas”, outras comem apenas os pratos natalinos tradicionais. Ainda temos aquelas famílias em que cada casal leva sua “especialidade” para que todos possam contribuir de alguma forma para a ceia. Este é o espírito natalino que não deve morrer.

Fonte: http://correio.rac.com.br/

Foto: Christiano Diehl Neto/Gazeta de Piracicaba

Qual é o dia da ceia do Natal?

A data oficial do Natal pode até ser o dia 25, mas para muita gente a festa começa no dia 24 com uma completíssima ceia de Natal pela noite com peru de Natal, os vários acompanhamentos com passas e a clássica rabanada.

Qual é a hora da ceia de Natal?

4) Por tradição, a ceia é servida à meia-noite, mas nada impede que você mude o horário ou ainda conte com uma mesa de petiscos com frios, frutas secas, frutas oleaginosas; 5) As bebidas podem ficar na cozinha e serem servidas por garçons contratados (se possível).

Qual a tradição da ceia de Natal?

Segundo literatura, a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data significativa para os cristãos.

Que dia se come o perú de Natal?

A festa começou originalmente como um banquete de Natal comum para membros da faculdade que lá permaneciam durante as festas e, desde então, evoluiu até tornar-se uma celebração anual, no último sábado antes do Natal.