Quando pisamos descalço em um chão de cerâmica sentimos Ele frio ao passo que um tapete sobre esse mesmo chão parece quente Qual e a explicação física para isso?

Você já percebeu que num mesmo ambiente, se tocarmos num objeto feito de algum metal ele parecerá mais frio do que um objeto de madeira? Por que isso acontece?

Para entendermos o que acontece temos primeiro que saber o que significam alguns conceitos tais como energia térmica, temperatura e calor, para que não haja nenhuma confusão.

As moléculas, átomos ou íons que compõem os materiais estão em constante agitação, que é o seu movimento térmico. A soma das energias de todos os átomos ou moléculas de um copo é a sua energia térmica.

Quanto maior for a agitação dessas partículas, maior será a temperatura do corpo. Assim, a temperatura dos materiais é relacionada com a intensidade dessa agitação e não com o nosso tato, pois ele não é confiável. Por exemplo, ao pegarmos na maçaneta de metal ela parece estar mais fria que a porta de madeira, no entanto, elas estão num mesmo ambiente e por isso as suas temperaturas são as mesmas.

No entanto, quando dois objetos de temperaturas diferentes são postos em contato, ocorre a transferência de energia térmica do corpo com maior temperatura para o de menor temperatura, até atingirem o equilíbrio térmico. O calor é exatamente isso, não é algo estático, mas pode ser definido como a transferência de energia térmica entre corpos de diferentes temperaturas.

Assim, num dia frio, por exemplo, a nossa mão está com uma temperatura mais elevada que a maçaneta e do que a madeira da porta, por isso, quando as tocamos flui calor de nossa mão para esses objetos. Esse processo é chamado de condução, onde a energia térmica passa de partícula para partícula no meio.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Acontece que os metais são ótimos condutores de calor, enquanto que a madeira é péssima condutora, sendo inclusive usada como isolante. Isso significa que como os metais são bons condutores térmicos, a taxa de transferência de energia de nosso corpo para o metal ocorrerá mais rapidamente do que a taxa de transferência de energia para a madeira.

Para se entender melhor, é como se os metais “roubassem” o calor da nossa mão mais rapidamente e por isso sentimos aquela sensação de frio (não porque a temperatura do metal está menor, mas porque a temperatura da nossa mão diminuiu devido ao fluxo rápido de sua energia térmica para o metal).  Ao tocar na madeira, entretanto, o calor vai fluir bem devagar e não haverá a sensação de frio.

É por esse mesmo motivo que os seguintes fatores acontecem:

  • Quando pisamos num chão de cerâmica achamos que ele está mais frio do que quando pisamos num piso de madeira;
  • Quando aquecemos uma panela feita de metal, ela fica quente, enquanto que o seu cabo de madeira não fica;
  • Uma colher de madeira não esquenta quando colocada numa panela quente, mas uma de alumínio sim;
  • A água num copo de alumínio parece que está mais fria, no entanto, isso é mentira. Na verdade, esses recipientes têm a desvantagem de a bebida “esquentar” mais depressa, ou seja, o copo perde calor para a água. É por isso que o copo fica mais frio, mas a bebida fica mais quente.

Quando pisamos descalço em um chão de cerâmica sentimos Ele frio ao passo que um tapete sobre esse mesmo chão parece quente Qual e a explicação física para isso?

Grátis

1 pág.

Quando pisamos descalço em um chão de cerâmica sentimos Ele frio ao passo que um tapete sobre esse mesmo chão parece quente Qual e a explicação física para isso?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

Por: Ana Julia Marchi Crocciari 
 
Exercício: Quando você caminha descalço sobre um carpete ou um tapete e sobre um 
piso cerâmico, você consegue notar que o piso cerâmico parece mais frio que o tapete, apesar 
de estarem com a mesma temperatura. Explique porque existe essa diferença de sensação. 
 
Resolução: 
Não se engane! Os pisos estão sim na mesma temperatura. 
A diferença de sensação ocorre por conta da diferença entre os coeficientes de 
condutividade térmica da cerâmica em relação ao tapete/carpete. No sistema internacional, o 
coeficiente de condutividade de calor expressa a quantidade de energia (calor) que passa, em 
um segundo, por meio de 1m² de área, quando há um ΔT de 1°C. 
Podemos entender que seu corpo está com uma temperatura maior que o piso e o 
carpete. Logo, o fluxo de calor ocorre do seu corpo para a superfície. E, esse fluxo é maior para 
quem possui um maior coeficiente de condutividade térmica (cerâmica). Como há maior 
transferência de calor, você sente "mais frio". 
 
Espero ter ajudado. :) 
 
A principal referência foi um conteúdo publicado anteriormente por mim no “Brainly”, 
infelizmente sem referências. Disponíveis em: <https://brainly.com.br/tarefa/16390989>. Acesso em 23 
jul. 2021.

Quando pisamos descalço em um chão de cerâmica sentimos Ele frio ao passo que um tapete sobre esse mesmo chão parece quente Qual é a explicação física para isso?

Note que essa sensação não é por causa da temperatura, os dois pisos podem estar à mesma temperatura, mas é em razão da velocidade com que perdemos calor. Basicamente, o piso de cerâmica "rouba" o calor dos nossos pés mais rápido do que o tapete.

Por que ela tem a sensação de que a temperatura do tapete?

a) Por que ela tem a sensação de que o tapete está com a temperatura maior se ambos os pés estão no mesmo ambiente? R: Porque a cerâmica conduz calor mais rapidamente do que o tapete.

Quando pisamos num chão de cerâmica achamos que ele está mais frio do que quando pisamos num piso de madeira?

O piso de cerâmica tem a mesma temperatura do piso de madeira. A cerâmica é melhor condutora térmica que a madeira. Portanto, ao pisar descalço na cerâmica, ela absorve o calor do seu pé mais rapidamente que a madeira. Por isso, a sensação de frio.

Porque a cerâmica é Fria?

Por ter baixa inércia, o material não retém calor, ajudando a manter a casa fresca. Mesmo quando expostos ao sol em ambientes externos, por exemplo, os revestimentos cerâmicos começam com uma temperatura mais baixa e terminam com uma menor, na comparação com matérias-primas como a madeira e as pedras naturais.