Quando um corpo está em movimento ou em repouso não precisa de referencial?

Quando um corpo está em movimento ou em repouso não precisa de referencial?

O que é necessário para dizer se um corpo está em repouso ou movimento?

Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo. Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.

O que é necessário para determinar se um corpo está ou não em movimento?

Para saber se um corpo está ou não em movimento precisamos de um referencial. ... Se com o passar do tempo a distância entre o corpo e o poste não variar ,dizemos que esse corpo não está em movimento,ou seja ele está em repouso.

O que determina quanto à análise dizermos se um corpo está ou não em movimento *?

Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial. Um mesmo objeto pode estar em repouso em relação a um referencial e em movimento em relação a outro.

Quais são os principais classificações do movimento?

As principais classificações do movimento são :

  • Lineares ou translacionais;
  • angulares ou rotacionais.

Qual a posição de um corpo em repouso?

  • Vemos então que para um determinado corpo estar em movimento, a sua posição deve ser mudada no decurso do tempo com relação a um observador; e para um determinado corpo estar em repouso, a sua posição não deve mudar no decurso do tempo com relação a um observador.

Será que você está em movimento ou repouso?

  • Vemos então que para um mesmo evento simultâneo as condições de movimento e repouso são relativas e dependem de quem as observa. Faça o seguinte: deite sobre sua cama e fique quietinho. Agora faça a seguinte pergunta a si mesmo: Estou em movimento ou em repouso?

Será que o movimento e o repouso são relativos?

  • Conclui-se que movimento e repouso são relativos, ou seja, dependem do sistema de referência adotado. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Motorista de ônibus, o referencial determina seu estado de movimento ou repouso.

Quais são os corpos de massas m e m?

  • Dois corpos de massas m e M (sendo M>m) estão pendurados em uma barra homogênea (com centro de massa exatamente no meio do seu comprimento) em equilíbrio estático. Por se tratar de um corpo extenso, as distâncias das forças até o (s) ponto (s) de apoio (ponto (s) no qual a barra recebe força Normal orientada para cima) devem ser considerados.

A Cinemática é a parte da Mecânica que estuda os movimentos sem que haja preocupação com suas origens. Alguns conceitos de Cinemática são muito importantes para a correta compreensão de fenômenos físicos e pleno entendimento da forma de se construir o raciocínio necessário para a resolução de problemas.

♦ Conceitos de cinemática:

→ Referencial: O referencial é o corpo a partir do qual as observações dos fenômenos são feitas. Como exemplo, podemos imaginar que os passageiros dentro de um carro, tomando o veículo por referencial, estarão em repouso; mas tomando um ponto fixo fora do carro, todos os passageiros estarão em movimento.

→ Movimento e repouso: A partir da concepção de referencial, podemos entender que movimento e repouso são conceitos relativos, pois o que está em movimento para um observador em determinado referencial pode estar em repouso para outro observador e vice-versa.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Se a Terra for tomada como referencial, podemos dizer que os prédios, as cidades, os países, tudo está em repouso. Porém, se o Sol for tomado por referencial, a Terra e tudo sobre a sua superfície possuem movimentos de rotação e translação.

→ Trajetória: é o caminho feito por um corpo que se movimenta em relação a um referencial. Esse conceito também é relativo, pois dois referenciais diferentes podem ter visões diferentes de um mesmo movimento. Imagine que uma aeronave libere uma carga com suprimentos em pleno voo. A imagem abaixo mostra as trajetórias da carga vistas por um observador dentro da aeronave e por alguém no solo.

Quando um corpo está em movimento ou em repouso não precisa de referencial?

Para um passageiro na aeronave, a trajetória da carga é retilínea; mas para alguém no solo, a trajetória é uma curva, pois a carga acompanha a aeronave.

Quando um corpo está em movimento e quando um corpo está em repouso?

Dizemos que um móvel qualquer está parado ou em repouso quando sua posição não varia em relação a determinado referencial. O objeto móvel está em movimento quando sua posição varia em relação a determinado referencial.

O que significa dizer que o movimento ou repouso depende do referencial?

Quando escolhemos um observador para a determinação e identificação do estado de repouso ou movimento de um corpo, estamos estabelecendo o referencial ou o sistema de referências em que um evento será analisado. Conclui-se que movimento e repouso são relativos, ou seja, dependem do sistema de referência adotado.

O que é preciso para afirmar se um corpo está em movimento ou em repouso Justifique sua resposta?

Um corpo está em movimento em relação a um determinado referencial se a sua posição em esse referencial variar no passar do tempo. Um corpo está em repouso a um determinado referencial se a sua posição a esse referencial não variar ao decorrer do tempo.

O que é um ponto referencial?

O referencial pode ser entendido como o ponto de vista de um observador colocado em determinado lugar no espaço. Só podemos dizer que um objeto está em movimento ou não a partir de um referencial. É possível que um corpo esteja em movimento para um observador e parado para outro.