Quando vou tomar a vacina

Quando vou tomar a vacina

Saiba quem pode receber a vacina contra a Covid-19 e quantas doses são necessárias para cada faixa etária.

Faixas etárias para a vacinação

12 a 39 anos – Três doses da vacina (dose 1, dose 2 e 1ª dose de reforço)

40 anos ou mais – Quatro doses (dose 1, dose 2 e 1ª e 2ª doses de reforço)

5 a 11 anos:  Duas doses com intervalo de 28 dias

Links úteis

  • Vacinação Covid-19 – Ministério da Saúde
  • Documentos oficiais do Programa Nacional de Imunização / Ministério da Saúde
  • Painel da Anvisa: acompanhe o andamento da análise das vacinas – uso emergencial
  • Opas/OMS: vacinas contra a COVID-19
  • CoronaVac: tudo que você sempre quis saber e não tinha para quem perguntar
  • Fiocruz – Vacinas Covid-19

Completar o ciclo de vacinação contra qualquer doença é fundamental. E funciona assim também no caso da Covid-19. Mas a variedade de vacinas contra o coronavírus e a diferença entre quanto tempo depois se deve esperar de cada dose pode causar confusão e até esquecimento da data em que se deve buscar a segunda dose ou a dose de reforço. Por isso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Joinville alerta sobre a importância de respeitar os prazos e concluir o esquema vacinal.

“As vacinas são seguras, foram testadas e aprovadas pela Anvisa. Portanto, a nossa recomendação é que todos completem o ciclo vacinal. Inclusive com a aplicação da dose de reforço, que, em geral, é oferecida 4 meses após a segunda aplicação”, reforça o diretor executivo da Secretaria da Saúde, Andrei Kolaceke.

Importante: infectados pelo coronavírus devem esperar 30 dias após o início dos sintomas para tomar qualquer uma das doses da vacina.

Confira os intervalos entre as doses de cada vacina

Estas informações são válidas para a população em geral com mais de 12 anos

Segunda dose
Coronavac: um mês após a primeira dose
Pfizer: dois meses após a primeira dose
AstraZeneca: dois meses após a primeira dose
Jassen: não tem segunda dose

Terceira dose (dose de reforço)
Coronavac: quatro meses após a segunda dose
Pfizer: quatro meses após a segunda dose
AstraZeneca: quatro meses após a segunda dose
Janssen: dois meses após a dose única (apenas para pessoas com mais de 18 anos)

Quarta dose (segunda dose de reforço)
Coronavac: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
Pfizer: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
AstraZeneca: quatro meses após a terceira dose para todas as pessoas com mais 30 anos
Jassen: quatro meses após a segunda dose de reforço liberada apenas para pessoas com 40 anos ou mais

Imunocomprometidos

Estas informações são válidas para a população em geral com mais de 18 anos
Coronavac, Pfizer e AstraZeneca: dose adicional oito semanas após a segunda dose e reforço após quatro meses da terceira dose
Janssen: dose de adicional (primeira dose de reforço) dois meses após a dose única e segunda dose reforço quatro meses após a dose adicional

Onde se vacinar

A vacinação em Joinville acontece na Sala de Imunização da Vigilância em Saúde (rua Abdon Batista, 172 – Centro) e na maior parte das UBSFs. Confira endereços e horários de atendimento na nossa página especial sobre o coronavírus.

O que são reforços da vacina contra a COVID-19?

Uma dose de reforço é uma dose de uma vacina dada a alguém que já tenha tomado uma série primária de uma vacina. As doses de reforço das vacinas são recomendadas quando a proteção da série primária diminuir com o decorrer do tempo. Isso é normal; existem diversas vacinas que precisam de doses de reforço.

As pesquisas demonstram que as doses de reforço aumentam a proteção contra doença e hospitalização relacionadas à COVID-19. Para mais informações, veja Relatórios semanais do CDC sobre morbidade e mortalidade.

Para a melhor proteção contra a COVID-19, fique em dia com as suas vacinas contra a COVID-19. Isso inclui tomar uma dose de reforço, se for elegível.

Quem deve tomar uma dose de reforço? 

Todas as pessoas com 5 anos ou mais que já tenham tomado uma série primária da vacina contra a COVID-19 devem tomar uma dose de reforço da vacina contra a doença.

Algumas pessoas devem receber duas doses de reforço. Pessoas com 50 anos ou mais e pessoas com 12 anos ou mais que tenham sistemas imunitários comprometidos de forma moderada a grave, devem receber uma segunda dose de reforço pelo menos quatro meses após a primeira.   

Quando é que posso receber uma dose de reforço?

Cronograma de vacinação contra a COVID-19

As recomendações quanto às vacinas contra a COVID-19 são diferentes, dependendo da sua idade, estado de saúde e quando você foi vacinado primeiro. Se tiver alguma dúvida relativamente ao seu esquema de vacinação, fale com um prestador de cuidados de saúde.

Em geral, pessoas com idade de 5 a 11 anos devem tomar uma dose de reforço cinco meses após a sua série primária.

Pessoas com 12 anos de idade ou mais devem tomar uma dose de reforço bivalente dois meses após terem tomado a última dose. Isso pode ser dois meses após uma série primária (as primeiras duas doses da Pfizer ou da Moderna), ou após uma dose de reforço anterior. Para obter mais ajuda com o seu cronograma recomendado de vacinação contra a COVID-19, veja o cronograma de vacinação do CDC.

Cronograma de vacinação contra a COVID-19 para pessoas com sistemas imunológicos, de moderadamente a gravemente, comprometidos

Existe um cronograma diferente de vacinação contra a COVID-19 se você tiver um sistema imunológico que seja de moderadamente a gravemente comprometido (ex: você está fazendo um tratamento para câncer ou recebeu um transplante de órgãos e está tomando medicamento para suprimir o seu sistema imunológico). Para mais informações sobre quem é considerado como tendo um sistema imunológico de moderadamente a gravemente comprometido, veja a página do CDC ou converse com um provedor de cuidados de saúde.

Em geral, pessoas com sistemas imunológicos de moderadamente a gravemente comprometidos, que tenham tomado vacinas da Pfizer, da Moderna ou da Johnson & Johnson, devem tomar uma dose adicional como parte da sua série primária. Para pessoas que tenham tomado Pfizer ou Moderna, isso significa uma dose adicional, no mínimo, quatro semanas após a sua segunda dose. Para pessoas que tenham tomado a Johnson & Johnson, isso significa uma dose adicional, no mínimo, quatro semanas após a sua primeira dose. (Essas doses adicionais não estão atualmente recomendadas para pessoas que tenham tomado Novavax.)

Pessoas com sistemas imunológicos de moderadamente a gravemente comprometidos devem também tomar um reforço bivalente atualizado, no mínimo, dois meses após a sua última dose.  

Essa  recomendação é aplicável, independentemente de quantas doses de reforço uma pessoa já tenha tomado. Por exemplo, se estiver recebendo tratamento para câncer e tiver tomado três doses da Pfizer para a sua série primária e, então, duas doses de reforço, você ainda deve tomar um reforço atualizado, no mínimo, dois meses após a sua última dose.

Onde posso receber a minha dose de reforço?

As doses de reforço estão disponíveis onde quer que as vacinas contra a COVID-19 estejam disponíveis. Você pode buscar por vacinas contra a COVID-19 em Vaccines.Gov ou em uma das opções listadas em C19VaccineRI.org. Se não puder sair da sua casa, pode solicitar serviços de doses de reforço a domicílio. Visite este link para obter mais informações: https://covid.ri.gov/vaccination#athome.

Bivalente significa que essas doses protegem as pessoas contra duas cepas do vírus que causa a COVID-19, a cepa original e a cepa Omicron.

No momento, existem dois reforços bivalentes, um da Pfizer e um da Moderna. O reforço da Pfizer pode ser usado por pessoas com 12 anos de idade ou mais. O reforço da Moderna pode ser usado por pessoas com 18 anos de idade ou mais. O CDC recomenda que todas as pessoas com 12 anos de idade ou mais tomem um reforço bivalente atualizado, no mínimo, dois meses após a sua última dose. Essa recomendação é aplicável, independentemente de quantas doses de reforço uma pessoa já tenha tomado. Por exemplo, se tiver tomado a sua série primária e duas doses de reforço, você ainda deve tomar um reforço atualizado, no mínimo, dois meses após a sua última dose.

Pessoas com idade de 5 a 11 anos devem tomar uma dose de reforço da Pfizer.

Pessoas com idade de 12 a 17 anos devem tomar uma dose de reforço bivalente atualizado da Pfizer.

Pessoas com 18 anos de idade ou mais devem tomar uma dose de reforço bivalente atualizado da Pfizer ou da Moderna.

Em geral, as pessoas devem tomar a mesma vacina que tomaram para a sua série primária.

  • Pessoas com 18 anos de idade ou mais podem tomar uma vacina diferente para a sua dose de reforço, contanto que seja um reforço bivalente da Pfizer ou da Moderna.
  • Pessoas com idade de 12 a 17 anos podem tomar uma vacina diferente para a sua dose de reforço, contanto que seja um reforço bivalente da Pfizer.
  • Pessoas com 12 anos de idade ou mais podem tomar apenas reforços bivalentes. Os reforços originais (monovalentes) não estão mais autorizados para uso por pessoas com 12 anos de idade ou mais. Isso significa que quando você fizer um agendamento para um reforço, a partir de setembro de 2022, tomará um reforço bivalente.
  • Pessoas com idade de 5 a 11 anos, que tenham tomado a Pfizer para a sua série primária, devem tomar a Pfizer para o seu reforço.
  • A Moderna não está autorizada para uso como reforço para pessoas com menos de 12 anos de idade nesse momento.
  • A Novavax não está autorizada para uso como reforço nesse momento.

Se tiver dúvidas sobre que dose de reforço é certa para você, converse com um provedor de cuidados de saúde.

Na maioria das situações, as vacinas de mRNA contra a COVID-19 (Pfizer e Moderna) são preferidas, em vez da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a COVID-19, por causa do risco de eventos adversos graves, após a vacinação com a vacina da Johnson & Johnson contra a COVID-19.

Vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech: 

  • Vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech (CDC) 
  • Vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech (FDA) 

Vacina contra a COVID-19 da Moderna: 

  • Vacina contra a COVID-19 da Moderna (CDC) 
  • Vacina contra a COVID-19 da Moderna (FDA) 

Vacina contra a COVID-19 da Johnson & Johnson: 

  • Vacina contra a COVID-19 da Johnson & Johnson (Janssen) (CDC) 
  • Vacina contra a COVID-19 da Johnson & Johnson (Janssen) (FDA) 

O CDC recomenda, à maioria das pessoas, uma dose de reforço após receberem a série primária. Continuaremos a adquirir mais conhecimento sobre este vírus e as respetivas variantes, e o quão bem as vacinas funcionam contra o vírus, por isso esta recomendação pode mudar. Sabemos que a proteção dada pelo vacina diminui com o tempo. As doses de reforço funcionam bem para proteger as pessoas de doença grave, hospitalização e morte por COVID-19.

Algumas pessoas devem receber duas doses de reforço. Pessoas com 50 anos ou mais e pessoas com 12 anos ou mais que tenham sistemas imunitários comprometidos de forma moderada a grave, devem receber uma segunda dose de reforço pelo menos quatro meses após a primeira.

As pessoas com 18 anos ou mais que obtiveram a Johnson & Johnson para a sua primeira dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e Johnson & Johnson para a sua primeira dose de reforço podem optar por obter uma segunda dose de reforço da vacina de mRNA contra a COVID-19 (Pfizer ou Moderna), pelo menos quatro meses após a primeira dose de reforço.

Se tiver alguma dúvida sobre se uma segunda dose de reforço é adequada para si, fale com um prestador de cuidados de saúde. 

As vacinas contra a COVID-19 estão funcionando bem para evitar doença, hospitalização e morte, mesmo contra as variantes emergentes. No entanto, os cientistas e pesquisadores aprenderam que a proteção das vacinas contra a COVID-19 pode diminuir no decorrer do tempo, especialmente em pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Tomar uma dose de reforço da vacina contra a COVID-19 ajuda a aumentar a sua proteção contra a COVID-19 e suas variantes. Isso é normal; existem diversas vacinas que precisam de doses de reforço.

Não. Por vezes, pessoas com sistemas imunitários enfraquecidos não desenvolvem proteção suficiente quando são vacinadas inicialmente. Quando isso acontece, uma dose adicional pode ajudar essas pessoas a obterem a mesma proteção obtida por pessoas com sistemas imunitários saudáveis. O CDC recomenda que pessoas com sistemas imunitários moderada a severamente enfraquecidos recebam uma dose adicional da vacina da Pfizer-BioNTech ou da Moderna contra a COVID-19, pelo menos, 28 dias após terem recebido a segunda dose da vacina contra a COVID-19. 

Uma dose de reforço é uma dose de uma vacina dada a alguém que tenha desenvolvido proteção após a vacinação, mas essa proteção está a diminuir com o tempo. Existem muitas vacinas que requerem doses de reforço. 

Para mais informações sobre vacinas contra a COVID-19, veja as nossas Perguntas frequentes sobre as vacinas.

  1. Carteira de vacinação em papel: Ao ser vacinado, você receberá uma carteira de vacinação que lhe informa qual vacina contra a COVID-19 você tomou e a data e o local da sua vacinação. Você pode usar essa carteira como um registro da sua vacinação.
  2. Carteira SMART Health Card através do 401Health App: Os residentes de Rhode Island também podem obter uma cópia digital da sua carteira de vacinação com um código QR na mesma. Ao viajar para outros estados e países, ou ir a empresas ou eventos que requeiram comprovante de vacinação, você pode mostrar o seu registro com o seu código QR. O código QR pode ser escaneado e provará que o seu registro é autêntico. Para obter esse registro digital, baixe o aplicativo 401Health app. No aplicativo, selecione “My COVID-19 Vaccine Record” (Meu registro de vacinação contra a COVID-19). A seguir, selecione “Add a COVID-19 Vaccination Record” (Acrescentar um registro de vacinação contra a COVID-19). Siga as instruções para baixar o seu registro.
  3. Portal.ri.gov/VaccineRecord: Os residentes de Rhode Island também podem obter uma cópia do seu registro de vacinação contra a COVID-19 através de portal.ri.gov/VaccineRecord. A partir deste site, você pode buscar e imprimir o comprovante da sua vacinação contra a COVID-19. Note que somente pessoas que tenham tomado suas vacinas contra a COVID-19 em Rhode Island serão capazes de buscar seus registros de vacinação online. 

Se está com dificuldades em encontrar o seu boletim de vacinação ou não lhe é possível aceder online, pode ligar para os números 401-222-8022 ou 844-930-1779 para obter ajuda. Pode também contactar o seu médico de cuidados primários para verificar o seu boletim de vacinação.

Se o seu registro de vacinação estiver incompleto ou precisar ser corrigido, preencha o formulário de correção de registro em covid.ri.gov/recordcorrection.

Solicitações para alterar seu nome, endereço, telefone, e-mail e/ou data de nascimento no seu registro de vacinação exigem que você forneça comprovante da identidade de acordo com as seguintes diretrizes:

  • Uma cópia de UMA (1) identificação emitida pelo governo, como carteira de motorista, passaporte, identificação militar, certificado de naturalização ou  carteira de registro de estrangeiro; ou
  • Uma cópia de DOIS (2) documentos que apresentem tanto o seu nome, como seu endereço atual, incluindo uma conta de serviços de utilidade pública, extrato bancário, seguro, registro de carro, holerite, etc. (fotocópias ou fotos no telefone celular dos documentos são aceitáveis)

Uma vez que o seu formulário esteja preenchido, envie-o à equipe do RI Child and Adult Immunization Registry (RICAIR) para a correção do registro, por e-mail, para [email protected] ou pelo correio para RICAIR/KIDSNET Updates, 3 Capitol Hill, Room 302, Providence, RI 02908.