Quanto maior à latitude mais inclinada e à incidência de raios solares e menor e à temperatura?

O clima é um fenômeno altamente variável e muito sensível a qualquer alteração de ambiente, local e constituição física dos lugares. Por esse motivo, é muito importante entender todos os fatores que o influenciam a fim de melhor analisar a dinâmica que orienta as variações climáticas e meteorológicas. Sendo assim, um relevante estudo encontra-se em analisar a relação entre latitude e clima.

Por definição, as latitudes são as linhas imaginárias que cortam o planeta Terra no sentido horizontal, ou seja, no sentido leste-oeste. A faixa latitudinal mais conhecida é a Linha do Equador, responsável por dividir a Terra nos hemisférios norte e sul. Essa linha marca a latitude 0º, que aumenta o seu valor para as linhas imaginárias ao longo do hemisfério norte até 90º e diminui para -90º no hemisfério sul.

Em resumo, podemos dizer que a relação entre latitude e clima estabelece-se da seguinte forma: quanto menores as latitudes – ou, melhor, quanto mais próximas elas forem de zero –, maiores tendem a ser as temperaturas. Em outras palavras, quanto mais próximos estivermos da linha equatorial, mais quentes serão as temperaturas, exceto quando outros fatores climáticos (como a altitude) preponderarem sobre uma determinada área.

Por que as temperaturas variam com a latitude?

Por causa do formato esférico da Terra e do grau de inclinação dos raios solares. As faixas equatoriais recebem mais diretamente os raios solares, que incidem com maior intensidade e geram mais calor sobre o ambiente. Já nos ambientes temperado e polares, os raios solares incidem de forma mais inclinada e, portanto, com menor intensidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quanto maior à latitude mais inclinada e à incidência de raios solares e menor e à temperatura?

Exemplo da incidência dos raios solares durante os equinócios

Nas áreas posicionadas entre os trópicos e os círculos polares – zonas temperadas –, os raios solares só incidem mais fortemente no período dos solstícios de verão correspondentes a cada hemisfério. Sendo assim, somente nessa estação do ano as temperaturas são maiores, pois durante esse período os raios solares encontram-se menos inclinados e, assim, mais intensos.

Já nas regiões polares (ao norte do círculo polar ártico e ao sul do círculo polar antártico) no período do verão, o sol incide durante todo o dia — mas ainda assim com inclinação reduzida — durante um período de seis meses. Nos outros seis meses do ano, é inverno e o sol não pode ser visto, o que contribui para uma redução drástica das temperaturas.

Quanto maior à latitude mais inclinada e à incidência de raios solares e menor e à temperatura?

Exemplo da inclinação dos raios solares durante o solstício de verão no hemisfério norte

Perceba que, independentemente da variação dos solstícios e equinócios, as zonas equatoriais sempre estarão recebendo com grande intensidade os raios solares, o que explica, então, o fato de essas áreas terem médias térmicas anuais mais elevadas.

Quanto maior à latitude mais inclinada e à incidência de raios solares e menor e à temperatura?

Quanto maior a latitude (mais perto dos pólos - 90º norte ou sul), mais frio será. E quanto menor a latitude (mais perto do equador - 0º), mais quente será. Junto ao equador os raios solares são mais concentrados porque atingem uma área menor e nas grandes latitudes são dispersos pois atingem uma área bem maior.

Quanto maior à latitude menor à incidência solar e por conseguinte menor à temperatura?

- Latitude Quanto mais nos afastarmos do Equador, menor a temperatura. A Terra é iluminada pelos raios solares com diferentes inclinações. Quanto mais longe do Equador, a incidência de luz solar é menor. - Altitude Quanto mais alto estivermos, menor será a temperatura.

Quanto maior à latitude maior será à temperatura e quanto menor à latitude menor será à temperatura esta afirmativa e verdadeira ou falsa?

A afirmativa V está incorreta porque a relação entre a latitude e a temperatura é inversamente proporcional: quanto menor a latitude (mais próximo à linha do Equador), maiores as temperaturas.

Por que quanto maior à latitude menor à temperatura?

As latitudes interferem diretamente no clima, pois os raios do sol, responsáveis por aquecer o nosso planeta, incidem de diferentes formas ao longo do eixo norte-sul, fazendo com que o clima apresente condições diferentes conforme alteramos as latitudes.