Quanto tempo dura a dor após cirurgia de hérnia?

A hérnia umbilical, quando presente em adultos, deve ser tratada com cirurgia para evitar complicações maiores, como uma infecção do intestino, por exemplo. Por envolver um processo cirúrgico, muitas pessoas têm dúvidas sobre o pós-operatório.

É fácil identificar uma hérnia no umbigo, como é mais conhecida. Ela envolve uma protuberância (superfície elevada, caroço) que se forma na região do abdômen.

A cirurgia de hérnia é o procedimento mais indicado para o reparo da hérnia umbilical (e outros tipos de hérnias), já que o problema não some sozinho.

Quando não tratada, pode ocorrer o que chamamos de hérnia estrangulada, que é extremamente grave e pode levar até a morte. E é por conta desse risco que hérnias são operadas. Então, se você tem uma hérnia umbilical e está considerando a cirurgia, veja o que esperar e quais cuidados você deverá tomar após a cirurgia. Vamos lá?!

Como é o pós-operatório da cirurgia?

A cirurgia de hérnia umbilical é geralmente bem simples. Normalmente, você é liberado para ir para casa no mesmo dia da cirurgia, depois de comer e beber algo. É normal sentir algumas dores e desconforto no abdômen. Você também pode ficar com um pouco de sono. É normal e logo passará.

Passar uma noite no hospital é recomendado normalmente para quem tem outros problemas médicos, ou pacientes que não estão conseguindo manter nada no estômago (vomitando). Nestes casos, uma noite de monitoramento é necessário.

No entanto, se tudo ocorreu bem, você receberá analgésicos e será enviado para casa.

Quais os principais cuidados você deverá tomar?

Em casa

Pode haver alguns hematomas ao redor da incisão durante a recuperação em casa. É normal e geralmente somem após uma semana. No entanto, quanto ao inchaço, pode levar mais de uma semana para diminuir. Por isso, é importante tomar os analgésicos indicados pelo hospital para aliviar qualquer desconforto.

Lembre-se de seguir as instruções de banho e cuidados com a ferida que a enfermeira lhe deu. Se você tem intestino preso, evite fazer esforço no vaso sanitário, pois pode causar dor próxima a ferida. Beber muito líquido e comer alimentos ricos em fibras podem ajudar a controlar a condição de intestino preso.

Atividades diárias

Seu médico será capaz de lhe instruir sobre quanto tempo levará para a recuperação total no pós-operatório. No entanto, geralmente atividades diárias podem ser retomadas quando o paciente para de sentir dor ao realizar determinadas ações.

Atividades físicas mais simples, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar podem ajudar no processo de recuperação. Já atividades mais pesadas, como malhar ou qualquer outra que exija muito esforço, devem ser evitadas por 4-6 semanas.

Trabalho

É recomendado voltar ao trabalho após 1 a 2 semanas, de acordo com a indicação médica. Agora, se o seu trabalho exige força física, então provavelmente você precisará de mais tempo. Consulte seu médico.

Dirigindo

É realmente aconselhável evitar dirigir nas primeiras duas semanas após a cirurgia, pois ficar muito sentado pode causar dor ou desconforto. Além disso, pode impossibilitar que você consiga fazer paradas de emergência sem sentir dores.

Quando procurar um médico?

Ligue imediatamente para o seu cirurgião geral se após a cirurgia de hérnia umbilical você sentir algum dos sintomas abaixo no pós-operatório:

  • febre persistente;
  • sangramento no local da incisão;
  • dor e inchaço persistente no abdômen;
  • calafrios;
  • falta de ar;
  • dificuldade para urinar;
  • náusea e vômito persistente;

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como cirurgião em Belo Horizonte!

A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes voltam as suas atividades normais em poucos dias.

A hérnia da parede abdominal ocorre quando parte de um órgão ou tecido (gordura intra-abdominal ou alças intestinais) se desloca de sua cavidade normal através de uma abertura congênita ou adquirida. Elas podem ser classificadas de acordo com a sua localização:

  • Inguinal: quando se localizam na região Inguinal (Virilha) acima da dobra da coxa.
  • Crural ou Femoral: localizam-se também na virilha, porém abaixo da dobra da coxa.
  • Umbilical: quando se localizam no umbigo.
  • Epigástrica: quando se localizam na região epigástrica, entre o umbigo e o início do tórax.
  • Incisional: quando surge no local de uma cicatriz de cirurgia realizada no passado.

Quanto tempo dura a dor após cirurgia de hérnia?

  • A recuperação da operação é geralmente muito rápida e a maioria dos pacientes voltam as suas atividades normais em poucos dias. As orientações abaixo devem ser seguidas para que você tenha pouco desconforto, sua recuperação ocorra sem intercorrências e sem retorno da hérnia.
  • Sua cirurgia não exige nenhum tipo de dieta especial mas, lembramos que comer alimentos saudáveis, ricos em fibra (folhas verdes, frutas, granola), mastigar bem e alimentar-se com porções menores várias vezes ao dia ao invés de café da manha, almoço e jantar.
  • Se a cirurgia for realizada por vídeolaparoscopia pode ocorrer dor no ombro. Esta dor é consequente à irritação de um nervo do Diafragma, essa irritação acontece pelo gás que é usado durante a cirurgia. A dor no ombro geralmente desaparece em poucas horas ou dias. Se ela for intensa, entre em contato com seu médico.
  • Nos primeiros dias, evite fazer esforço físico excessivo pois poderá sentir algum desconforto maior e colocar sua cirurgia em risco. Pode caminhar normalmente, evite carregar volumes acima de10 Kg, abaixar-se, subir muitos lances de escada e dirigir moto ou carro nos primeiro 10 dias após a cirurgia.
  • As feridas operatórias serão fechadas com pontos e cobertos com curativos, os curativos podem ser retirados em casa na hora do banho, após 24 horas de cirurgia, deverão ser lavados com água e sabão e mantidos limpos e secos durante todo o dia. Não há necessidade de fazer novos curativos nem aplicar nenhum tipo de pomada ou anti-sépticos.
  • Evite ficar muito tempo deitado ou sentado. Procure andar várias vezes ao dia, quando estiver fazendo caminhada procure respirar fundo algumas vezes para ajudar expandir os pulmões.
  • Caso seu intestino não funcione pelo período de dois ou três dias, poderá tomar um laxante natural como Tamarine ou Naturetti. Outra opção será usar um supositório de glicerina ou Minilax por via retal.
  • Você pode retomar gradualmente as suas atividades habituais como: trabalhar, dirigir, ter relações sexuais no prazo de 15 dias, caso não haja desconforto.
  • Não deixar de tomar as medicações que foram orientadas pelo seu médico em receituário anexo.
  • Marcar retorno com seu médico no prazo mínimo de 01 semana após o procedimento cirúrgico, ligar para marcar na Clínica do primeiro atendimento.
  • Não hesite em entrar em contato com seu médico seja por celular ou WhatsApp, caso haja alguma dúvida ou não esteja sentindo bem.

Pré-Operatório

Confira algumas orientações após a consulta e a indicação da cirurgia.
Saiba Mais

Anestesia

Para cirurgias de hérnias, existem 3 opções possiveis de anestesia.
Saiba Mais

Quanto tempo fica doendo a cirurgia de hérnia?

Até 90 dias de pós-operatório, podemos considerar como desconforto relacionado ao procedimento, e não há tratamento especifico. Passando deste periodo, pode se tratar de dor crônica e deve ser investigada. Nas primeiras semanas após a cirurgia de hérnia inguinal pode ocorrer dor ou maior sensibilidade na região.

É normal cirurgia de hérnia doer?

Apesar de ser um evento raro, a dor após cirurgia de hérnia não deve ser ignorado pelo paciente. Por isso, caso esteja nesta condição não hesite em contatar o médico de hérnia que fez a operação para obter a orientação adequada. Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato e agende uma consulta.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma cirurgia de hérnia por dentro?

Em geral para não ter recidiva, 60 dias sem fazer força.

Quantos dias é normal sentir dor após cirurgia?

Segundo Peters, um bom indicativo dos níveis de dores que o paciente irá enfrentar após a operação são os primeiros quatro dias do pós-operatório. Dores mais agudas estão relacionadas com um recuperação mais demorada. “É claramente importante monitorar a recuperação dos pacientes nos seis meses seguintes à cirurgia.