Quanto tempo leva para desinchar uma picada de inseto?

Um dos maiores problemas que as pessoas alérgicas enfrentam é picada de insetos. Qualquer picada, por menor que seja, provoca vermelhidão, inchaço e coceira, no entanto, algumas podem causar reações mais graves, como inchaço em todo o membro do corpo ou em outros locais.

Em alguns casos, uma pedra de gelo pode aliviar os sintomas. Entretanto, há pessoas que são picadas por insetos e que precisam de tratamentos à base de corticoides ou injeção de adrenalina, se a vida estiver em risco. Mas você sabe o que fazer nos casos de alergia à picada?

No artigo de hoje, vamos dar dicas simples que vão lhe ajudar a enfrentar esse problema. Se você tem filhos e se preocupa com a saúde da sua família, fique atento às informações do post de hoje. Acompanhe.  

Quais os sintomas da alergia à picada de inseto?

Nós já falamos aqui no blog que algumas picadas de insetos podem provocar alergias. As pessoas mais sensíveis são as que mais sofrem, e, quando picadas, podem apresentar os seguintes sintomas:

  • Vermelhidão e inchaço no local afetado
  • Dor ou coceira intensa
  • Saída de líquido transparente no local onde foi picado

Só quem pode fazer o diagnóstico preciso se você desenvolveu uma alergia à picada ou não é o médico alergologista. Portanto, se os sintomas persistirem, procure um especialista imediatamente.

Quando os sintomas são considerados alergia à picada?

É importante ressaltar que os sintomas são considerados alergia à picada quando eles aparecem após um inseto, mosquito, formiga, abelha ou pulga picar. No caso de picada por inseto peçonhento, como aranha ou cobra, é necessário chamar ajuda médica. Você deve ligar para o 192 ou ir rapidamente para o hospital.

Há pessoas que podem ter uma anafilaxia, que é caracterizada por uma queda de pressão arterial e dificuldade de respirar. Neste caso, a reação é rápida e o indivíduo deverá ser levado para o hospital mais próximo, pois corre o risco de sofrer consequências graves e até o óbito, em casos mais críticos.

Passe gelo no local

Se sua pele apresentar uma pequena reação à picada de inseto, você pode passar gelo no local. Coloque uma bolsa de gelo ou uma pedrinha por até dez minutos: isso dará alívio imediato e ainda ajudará a diminuir o inchaço.

Use pomadas antialérgicas

Você também pode usar pomadas a base de corticoides tópico, de 2 a 3 vezes ao dia, por 5 dias. Mas atenção! Se os sintomas persistirem, procure um médico imediatamente! Além disso, também é recomendado não coçar a área, uma vez que pode irritar ainda mais sua pele.

Procure um médico

Caso a área fique ainda mais inchada, vá ao médico e, se possível, leve o inseto que o picou, para que o especialista possa identificar. Esse cuidado é importante, pois se a picada for de uma abelha, por exemplo, é necessário retirar o ferrão deixado por ela para que a ferida seja cicatrizada.

Vá para o hospital em caso de falta de ar

Se você perceber que está com dificuldade de respirar, não pense duas vezes e vá para o hospital. Lá, o médico lhe dará remédios a base de corticoides, e, até mesmo, injeções de adrenalina. O profissional de saúde também poderá receitar esses medicamentos para que você tenha sempre consigo, e o tome caso sofra outra picada e tenha os mesmos sintomas.

Agora que você já sabe o que fazer quando for picado por insetos, basta manter a calma para agir durante uma reação alérgica. No caso de sintomas mais graves, com muito inchaço no local afetado ou dificuldades de respirar, procure um centro de saúde mais próximo da sua casa. Também não se esqueça de marcar uma consulta com o médico alergologista para acompanhar o seu quadro e remediá-lo, se necessário. 

E você, já foi picado por algum inseto? Conte para gente o que fez para aliviar os sintomas e até a próxima. 

Compartilhe:

Vermelhidão, coceira e dor são as principais consequências de uma picada de inseto. Em geral, não passa disso. Porém, casos mais graves podem desencadear reações alérgicas e pôr a vida da pessoa em risco.

O problema maior acontece porque, muitas vezes, não se percebe o ataque imediatamente. Sendo assim, como saber se o animal é peçonhento ou não? A seguir, tire suas dúvidas.

Características da picada de inseto

As picadas de inseto deixam um caroço avermelhado. Essa protuberância costuma ser de formato oval ou redondo e provocar coceira. O ataque do pernilongo, por exemplo, rende uma bolha relativamente discreta. Já pulgas fazem uma “constelação” de pontinhos vermelhos, principalmente nas pernas e na barriga do freguês.

No caso do mosquito borrachudo, a situação fica mais desagradável. Há inchaço local e prurido. Você pode identificar o machucado, também, por um ponto de sangue coagulado no centro.

A dor é um efeito relacionado à picada de outros animais, como abelha, vespa (marimbondo) e escorpião. A resposta do corpo é imediata, sendo difícil a criatura passar despercebida.

Contudo, não se pode dizer o mesmo das aranhas. As feridas, que apresentam duas marcas paralelas, nem sempre são dolorosas. Ainda assim, é preciso observar se há necrose da pele – resultante do veneno de espécies como a aranha marrom.

Cabe ressaltar que pessoas alérgicas desenvolvem reações exageradas aos insetos. Pode ocorrer muito inchaço, coceira intensa e, em episódios mais sérios, dificuldades respiratórias. Esse último sintoma prenuncia edema de glote ou choque anafilático. O socorro médico deve ser acionado.

Como tratar picada de inseto

A principal recomendação para tratar picada de inseto é lavar a área afetada com água e sabão. Se houver dor, faça compressa de gelo sobre o local.

Você também pode controlar a inflamação com uma pomada específica. Agora, se já tiver apresentado quadros alérgicos anteriormente, recorra a um medicamento anti-histamínico. Esse cuidado ajuda a frear a progressão da reação.

Ataques de animais peçonhentos exigem medidas mais urgentes. Caso a dor seja intensa, siga à unidade de saúde mais próxima e procure atendimento especializado. Isso vale, principalmente, para picadas de escorpião ou aranha. Muitas espécies de aracnídeos não representem risco à saúde humana, mas, na dúvida, melhor não arriscar.

Sinais como febre, enjoo e indisposição também devem ser investigados. Eles podem indicar intoxicação, ou mesmo uma doença transmitida por mosquito.

Problemas com insetos? Chame a Desinservice

O controle de insetos, também conhecido como desinsetização ou dedetização, é indicado para ambientes com alta incidência de insetos. Os procedimentos têm ação curativa e preventiva. Ou seja: tanto eliminam o problema com protegem o local contra novas infestações.

O serviço da Desinservice segue normas de segurança ambiental e não oferece risco às pessoas. Entre em contato conosco e solicite um orçamento. Fones: (55) 3028.6888 / (51) 3723.1502. Atendemos em todo o Rio Grande do Sul.

Quanto tempo leva para desinchar uma picada de inseto?

Diretor da Desinservice, uma das empresas de maior referência no segmento de Saúde Ambiental no Brasil. Apaixonado pelo tema desde berço, é especialista nos serviços de saúde ambiental, com qualificação no Brasil e em países como EUA, Portugal e Índia. Já foi considerado Personalidade do Ano pelo seu empreendedorismo inspiracional.

Quanto tempo leva para desinchar picada de inseto?

Além da vermelhidão e coceira, o inchaço evolui para o endurecimento do local, que aumenta de tamanho nas primeiras 24-48 horas, diminuindo gradativamente nos dias subseqüentes.

Quanto tempo dura um inchaço de picada?

Sintomas da picada Na maioria dos casos, a dor e o inchaço desaparecem em no máximo um ou dois dias. Em 10% dos casos o paciente desenvolve uma reação maior às picadas, com intensa dor e inchaços que podem chegar a 10 cm de diâmetro e demoram até 10 dias para desaparecer.

O que fazer para desinchar picada de inseto?

Passe gelo no local Se sua pele apresentar uma pequena reação à picada de inseto, você pode passar gelo no local. Coloque uma bolsa de gelo ou uma pedrinha por até dez minutos: isso dará alívio imediato e ainda ajudará a diminuir o inchaço.