Quanto tempo posso voltar a trabalhar depois da cirurgia de vesícula

Uma dúvida recorrente entre as pessoas que recebem indicação para fazer a cirurgia de retirada da vesícula biliar, ou colecistectomia, é se vão continuar tendo uma vida normal. Esse é o seu caso? Calma! A gente explica por aqui tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

A retirada da vesícula biliar costuma ser recomendada quando ela fica obstruída pela formação de pedra no local.  A vesícula é um pequeno órgão em formato de bolsa responsável por armazenar e liberar a bile no intestino, que é produzida pelo fígado e necessária na digestão de gordura.

Depois da cirurgia, o fígado é conectado ao intestino delgado fazendo com que a bile seja transferida diretamente de um órgão para o outro. Por isso, o paciente consegue viver normalmente sem a vesícula, especialmente se seguir todas as recomendações médicas após a cirurgia, quando seu organismo passa pelo período de adaptação.

Reunimos abaixo os principais pontos da vida sem vesícula biliar. Mas se você vai passar ou já passou pela cirurgia é importante consultar o seu médico. Somente ele poderá te orientar corretamente após analisar seu caso, combinado?

O funcionamento do organismo sem a vesícula biliar

A vesícula fica embaixo do fígado, justamente para armazenar a bile. Quando comemos e o alimento chega ao intestino delgado, a vesícula libera a bile para a digestão da gordura.

Sem a vesícula, o fígado continua produzindo a bile, que é liberada no intestino por meio de um canal natural que liga os dois órgãos. O mais interessante é que, com o tempo, esse canal começa a formar uma “bolsa” para armazenar a bile e fazer o papel da vesícula retirada.

Ou seja, o organismo vai se adaptando sem a vesícula e o paciente pode, na maioria dos casos, voltar a ter uma vida normal.

Pós-operatório 

Após a retirada da vesícula biliar, essa adaptação do organismo vai acontecendo aos poucos. Por isso, é comum o paciente sentir dor no ombro, dor abdominal e sensação de barriga estufada uns dias depois da cirurgia. Conversar com o médico sobre os sintomas pós-operatórios e consultá-lo sempre que tiver dúvidas é importante para garantir uma recuperação mais rápida e tranquila.

Alimentação após a retirada da vesícula biliar 

Durante as primeiras semanas, normalmente, o paciente pode comer de tudo, menos alimentos muito gordurosos, como chocolate, queijos amarelos, coco, amendoim, carne vermelha, entre outros.

Mas essa restrição não costuma ser definitiva. Em geral, não existe nenhum alimento que entra na lista de “proibidos para sempre” depois que se retira a vesícula. Por outro lado, como o organismo vai se adaptando aos poucos a funcionar sem o órgão, o paciente precisa reinserir os alimentos mais gordurosos na sua alimentação em pequenas porções.

Caso exagere um pouco nesse tipo de alimento, é bem comum que tenha sintomas como diarreia, gases e desconfortos abdominais. Mas conforme o organismo se adapta, essa intolerância tende a diminuir e até a desaparecer.

Tirar a vesícula engorda? 

Outra dúvida muito comum de quem vai fazer a cirurgia de retirada da vesícula é se vai engordar. A resposta é: não! O que acontece é que, normalmente, os pacientes com pedras na vesícula sentem dor ao comer e muitos começam a se alimentar menos, perdendo peso. Quando passam pela cirurgia, esse problema acaba e aí eles voltam a comer mais, o que pode levar ao aumento de peso.

Tem indicação para fazer a cirurgia de retirada da vesícula mas está sem plano de saúde? A Vidia conecta você a hospitais que fazem o procedimento particular com valores mais acessíveis e diversas formas de pagamento. Vem conhecer!

O que é a vesícula biliar?

A vesícula biliar é um pequeno órgão localizado próximo ao fígado, que tem o formato de uma bolsa e a função de armazenar um líquido que auxilia a digestão de gorduras no intestino, a bile.

O que é a colecistectomia?

A colecistectomia é a cirurgia para a retirada da vesícula biliar.

Quando a colecistectomia é indicada?

A colecistectomia é indicada quando há a inflamação da vesícula biliar devido à formação de cálculos (pedras) que impedem a passagem da bile, líquido responsável por auxiliar a digestão de gorduras no intestino.

É possível viver normalmente sem a vesícula biliar?

Sim. Sem a vesícula biliar, a bile flui diretamente do fígado para o intestino, fazendo a digestão de gorduras. Portanto, pacientes que fazem colecistectomia levam uma vida normal. A única modificação, que costuma ser temporária, é o funcionamento mais rápido do intestino, causando diarreia, especialmente depois do consumo de alimentos gordurosos. Mas o médico pode prescrever medicamentos para reduzir esse problema.

Qual a duração da cirurgia de retirada da vesícula biliar?

A cirurgia para a retirada da vesícula biliar dura, em média, de 45 minutos a 1 hora, caso não haja complicações e intercorrências. Normalmente, horas após a cirurgia, refeições e pequenas caminhadas já podem ser liberadas, de acordo com a evolução de cada paciente. Também é comum que se indique de 1-2 dias de repouso, sendo que a alta dependerá da sua resposta ao tratamento. Em caso de complicações, o tempo de observação poderá se prolongar.

Como é a cirurgia para a retirada da vesícula biliar?

A colecistectomia pode ser feita por via aberta que é uma técnica convencional mais antiga, com incisão (corte) única com algo em torno de 15 cm de extensão. Outra técnica é a cirurgia feita por via videolaparoscópica, ou seja, uma câmera auxilia o cirurgião durante o procedimento para que seja feita a retirada da vesícula. Para a realização da cirurgia, incisões pequenas são feitas na barriga e o profissional introduz bisturi, câmera e outros instrumentos necessários para o sucesso do procedimento.

Qual o tempo de recuperação da colecistectomia?

O tempo de recuperação da cirurgia de retirada da vesícula biliar varia de 7 a 8 dias. Normalmente, os pacientes começam a retornar para suas atividades em torno de 7 a 14 dias após o procedimento. Mas isso varia de organismo para organismo e somente o médico poderá indicar o período correto ao avaliar cada caso.

Confira os pacotes de colecistectomia disponíveis!

Quantos dias de repouso depois da cirurgia de vesícula?

No caso da laparoscopia, indica-se que o paciente fique em repouso por cerca de uma semana. É indicado que ele faça caminhadas breves, após dois ou três dias. Não é recomendado fazer esforço demasiado, bem como levantar peso. No caso da cirurgia convencional, o repouso deve ser mais longo, cerca de duas semanas.

Quem fez cirurgia de vesícula pode se abaixar?

Liberada para vida normal, exceto levantar peso, pois no umbigo , aonde entra a fibra ótica, o orifício é maior e damos um pontos em cruz , comum fio que leva de 45 a 90 dias para ser reabsorvido. Caminhar pode! Levantar peso , esperar, tomar cuidado por até 60 dias.

Toplist

Última postagem

Tag