Quantos cartões amarelos leva um jogador a ser expulso no futebol?

Zagueiro regatiano, Wellington Carvalho começou o jogo com um cartão amarelo, que recebeu contra o Novorizontino, pela primeira rodada da Série B. Diante do Cruzeiro, o defensor tomou um amarelo, aos 27 minutos do primeiro tempo, e, na segunda etapa, aos 32', levou o segundo cartão amarelo e, consequentemente, o vermelho. Foi expulso de campo.

Aos 32 min do 2º tempo, cartão vermelho para Wellington Carvalho, do CRB, contra o Cruzeiro

Com os dois amarelos e o vermelho aplicados no Mineirão, somados ao primeiro cartão da série, tomado contra o Novorizontino, ficou a pergunta: como funciona o critério de suspensão para a sequência do Brasileiro? O ge ouviu o assessor de arbitragem da CBF, George Alves Feitoza, que detalhou a situação:

- No caso do Wellington Carvalho, como o cartão vermelho foi aplicado de forma indireta, ou seja, houve a aplicação de um segundo amarelo naquele jogo para só então ele receber o cartão vermelho, esse vermelho, digamos assim, zera os dois amarelos aplicados naquele mesmo jogo e ele continua com um cartão que já tinha de uma partida anterior. Daí, ele cumpre apenas uma partida de suspensão pela expulsão - explicou George, acrescentando outra possibilidade:

- Agora, se ele tivesse recebido um cartão amarelo e, na sequência do jogo, o vermelho de forma direta, sem a aplicação de um segundo amarelo, esse amarelo da partida em disputa continua na contagem da série dele. Ele cumpriria suspensão pelo vermelho e já teria dois cartões amarelos contabilizados para sequência do campeonato.

George Alves Feitoza (em pé) é ex-árbitro e assessor de arbitragem da CBF — Foto: George Alves Feitoza/Arquivo Pessoal

Voltando

Wellington cumpriu suspensão contra o Vila Nova, sábado, e volta a ficar à disposição da comissão técnica do CRB na próxima sexta, contra o Ituano, às 21h30, no Rei Pelé.

Os pendurados do CRB com dois amarelos hoje são o atacante Emerson Negueba, o meio-campista Wallace, o volante Yago, o zagueiro Iago Mendonça e atacante Richard.

  • Tinha um amarelo antes do jogo e recebe vermelho direto > O amarelo acumula e o atleta cumpre um jogo de suspensão automática (por ter sido expulso, o caso também vai a julgamento).
  • É expulso ao receber o segundo amarelo > Ele vai cumprir suspensão automática pela expulsão e manter o número de amarelos que tinha antes de começar a partida.
  • Tinha dois amarelos antes do jogo, recebe amarelo e depois leva o vermelho direto > Ele vai cumprir dois jogos de suspensão automática.
  • Tinha dois amarelos antes da partida, recebe dois amarelos e é expulso > Cumpre uma partida de suspensão automática e continua "pendurado" com dois amarelos.
  • Depois de receber três amarelos na mesma competição, o atleta cumpre um jogo de suspensão automática e "zera" os cartões quando voltar da punição.
  • Todas as vezes que o atleta for expulso ele cumpre um jogo de suspensão automática e também vai ser julgado, podendo ter a punição ampliada.

A pedido do blogueiro ALEXANDRE PEREIRA que postou no dia 16.10.2011 as 9:25  o seguinte comentário:

“Gostaria de propor um post sobre a regra dos cartões amarelo e vermelho, é um pouco confuso saber quando um jogador é suspenso pelo terceiro amarelo e também pelo vermelho ou só por um deles.
Parabéns pelo blog.”

Resolvemos debater a respeito do assunto: Primeiro, um pouco de história…

Você sabe porque existe o cartão amarelo e o vermelho no futebol?

             Consta que na COPA DO MUNDO de 1966, na Inglaterra, numa partida válida pelas quartas-de-final do torneio, enfrentaram-se os anfitriões e os Argentinos. Para o jogo foi designado o árbitro Alemão Rudolf Kreitlein. As advertências e expulsões na época eram verbais. O árbitro avisava os atletas e anotava as advertências em sua caderneta. Logo no início da partida três jogadores Argentinos foram “advertidos” no estádio lotado de Wembley. Um deles, o capitão Rattín, pouco antes do final do primeiro tempo enloquecido com a atuação do árbitro começou a gesticular acintosamente solicitando um intérprete para comunicar-se com o árbitro, tanto o fez que o Alemão acabou “interpretando” os gestos do Argentino como xingamentos e acabou lhe expulsando da partida. Rattín, inconformado, negou-se a sair de campo (fazia que não entendia estar expulso) e após uma grande interrupção do jogo teve que ser “convidado” a se retirar do gramado da maneira mais desagradável possível (escoltado).

ken Aston

                  Mas, como utilizar um gesto ou sinal que o MUNDO podesse compreender facilmente? Aquela ideia lhe incomodou até que, quando estava dirigindo diminuiu a marcha em um semáforo que estava amarelo (atenção!) e parou seu carro assim que viu o vermelho (pare!). Resposta encontrada.

Na COPA DO MUNDO de 1970, no México, os cartões estreiaram em grande estilo. Logo no  jogo de abertura, entre os anfitriões Mexicanos e a União Soviética, com 1 minuto de partida, o árbitro alemão Kurt Tschenscher advertiu com cartão amarelo o Mexicano Gustavo Pena e os Russos Givili Nodia e Gennadi Logofet durante uma discussão.

Já o cartão vermelho só foi apresentado na COPA DO MUNDO de 1974, na Alemanha, pelo árbitro Turco Dogan Babacan  na partida entre a Alemanha Ocidental e Chile, ao jogador Chileno Carlos Caszely (o atleta já havia recebido um cartão amarelo no jogo anteriormente). 

Bom, posteriormente os órgãos que organizam campeonatos de futebol perceberam que jogadores insistiam em receber advertências seguidamente durante as competições e nada lhes acontecia. Aí os infratores persistentes começaram a ser punidos pelo “conjunto da obra”.

Deixo claro que as suspensões automáticas por cartões não fazem parte da regra do jogo e sim dos regulamentos específicos das competições que estão sendo disputadas. Nas competições sob a batuta da FIFA,  normalmente 2 cartões amarelos em dois jogos diferentes, tiram o atleta da próxima partida.

Já na Inglaterra, os cartões amarelos são acumulados em todas competições da temporada (administradas pela FA – Football Association). Então soma-se os amarelos e uma série de 5 retira o atleta de um jogo; ao chegar a 10 amarelos, 2 jogos; a 15 cartões na temporada 3 jogos e assim sucessivamente.

Finalmente, respondendo a pergunta do Alexandre, no Brasil funciona da seguinte forma. Os cartões valem nas competições em que são aplicados. Uma série de 3 cartões amarelos em jogos diferentes dá a “suspensão automática” de uma partida. Um cartão vermelho tem a mesma pena (1 jogo automático) mas o atleta vai a julgamento podendo aumentar esta pena ou até mesmo ser absolvido (mas cumprirá a automática assim mesmo).

Aqui cabe uma explicação prática; por exemplo, um atleta entra “pendurado” com dois cartões amarelos em uma partida (recebidos anteriormente durante a competição). Durante o jogo ele recebe um cartão amarelo (o terceiro da série) então:

1. Caso a partida acabe assim, ele cumprirá a “suspensão automática” de 1 jogo e terá seus cartões “zerados” (começa a contar uma nova série);

2. Caso ele receba um segundo cartão amarelo na mesma partida (consequente cartão vermelho por duas advertências) ele sairá daquele jogo e cumprirá a suspensão automática pela expulsão de um jogo (vai a julgamento pela expulsão). Neste caso, o atleta segue “pendurado” com 2 amarelos já que o primeiro amarelo deste jogo “somou-se” ao segundo “transformando-se” em um vermelho.

3. Caso ele receba um cartão vermelho diretamente neste mesmo jogo em que recebeu um amarelo (por agredir a um adversário, por exemplo), ele cumprirá 2 jogos de “suspensão automática”, ou seja, um pelo terceiro amarelo da série e outro pelo vermelho. Este atleta, depois de cumprir dois jogos (e ser julgado) entra “zerado” em uma nova série de amarelos.

Acho que é isso, caso tenha ficado alguma dúvida ou curiosidade, escreve aí, teremos o maior prazer em debater com vocês. Se não estiver ao nosso alcance, buscaremos a resposta em alguém com maior conhecimento. Valeu?

Quantos cartões amarelos equivalem a um cartão vermelho?

Um jogador pode receber cartão amarelo por reclamar demais com o árbitro e ele julgar que é fora do tom ou ofensa. Bem como, faltas mais intensas e outras determinações durante a partida. Contudo, no caso desse atleta tomar dois deste cartão no mesmo jogo, tomará um vermelho como consequência e será expulso.

O que acontece quando um mesmo jogador recebe 2 cartões amarelos?

Um jogador está suspenso do próximo jogo em competições nacionais se receber dois cartões amarelos numa partida.

Quantos cartões amarelos suspende o jogador Brasileirão?

Ou seja, um jogador que receber o segundo amarelo nas quartas ficará suspenso na disputa dos quatro que vão apra a decisão.

Como funciona expulsão no futebol?

O Cartão Vermelho.
Para uma expulsão, após um segundo amarelo em um jogo, o período de suspensão é de um jogo..
Para uma chamada falta profissional, um jogador também receberá uma suspensão de uma partida..
Se a falta em questão for discordante, normalmente será uma suspensão de duas partidas..

Toplist

Última postagem

Tag