Que cidade era a capital de Mato Grosso?

Mato Grosso completou 267 anos neste sábado (9). Saiba mais sobre a história do estado

Que cidade era a capital de Mato Grosso?

No último sábado, dia 9, comemoramos e homenageamos os 267 anos do estado de Mato Grosso! Muitos se perguntam: Por que a cidade de Cuiabá faz 296 anos e Mato Grosso faz apenas 267? É o que vamos descobrir agora!

Em 1719 foi a fundação de Cuiabá, e nessa época pertenciamos à capitania de São Paulo. A criação da província de Mato Grosso foi em 1748, com a nomeação do primeiro governador pela coroa portuguesa Antônio Rolim de Moura.

A mudança da capital foi em decorrência da distância e dificuldade de comunicação com os grandes centros do Brasil. O processo de transferência foi iniciado no governo de João Carlos Augusto d’Oeynhausen e Gravemberg e grande parte da administração foi transferida no governo de Francisco de Paula Magessi de Carvalho. Por dificuldades na administração, a capital retornou a Vila Bela e somente em 1825, por um decreto de Dom Pedro I, a capital ficou definitivamente em Cuiabá. Com a proclamação de Independência do Brasil todas as capitanias se tornaram províncias.

O primeiro acontecimento político da época foi a Rusga, movimento em que os grupos políticos liberais e conservadores queriam reformas políticas, sociais e administrativas. Em 1864 inicia-se a Guerra do Paraguai (o Paraguai fazia fronteira com Mato Grosso, atual Mato Grosso do Sul), na qual Mato Grosso participou com soldados e protegeu as fronteiras do Estado. Depois de uma pequena divisão do Estado durante a Revolução Constitucionalista (1932), ocasião em que o sul de Mato Grosso aproveitou a situação e formou um pequeno governo durante 90 dias, em 1977 o governo federal decretou a divisão do Estado de Mato Grosso, formando então Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devido a “dificuldade em desenvolver a região diante da grande extensão e diversidade.

O É Bem Mato Grosso não deixaria de preparar algo especial a esse estado que homenageamos todos os sábados, mostrando as suas belezas naturais, a sua diversidade cultural, o seu povo acolhedor e as suas histórias curiosas. Assista no vídeo abaixo o bate papo entre os atores Thyago Mourão e  Eduardo Butakka, com o texto de Adriano Soares:

O É Bem Mato Grosso é exibido aos sábados, às 14h, logo após o Jornal Hoje.


Siga no Twitter o @ebemmt
Siga no Instagran o @ebemmt
Curta a página do É Bem Mato Grosso

A atual capital do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, surgiu às margens do rio Coxipó em 8 de abril de 1719. Era, então, um pequeno povoado cuja ata de fundação foi assinada por Pascoal Moreira Cabral. Foi a descoberta do ouro pelos bandeirantes paulistas que deu origem à povoação, que estava subordinada à capitania de São Paulo naquela época.

Três anos mais tarde, foram descobertas novas jazidas, as chamadas "Lavras do Sutil", nas proximidades do córrego da Prainha e da colina do Rosário, onde foi construída a igreja do Rosário, no centro da localidade.

A povoação se expandia e viria a se tornar a Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A região de Mato Grosso, por sua vez, seria desmembrada São Paulo, em 1748, tornando-se também uma capitania.

Por meio da carta régia assinada por dom João 6o, a vila foi elevada à categoria de cidade em 17 de setembro de 1818. A sede da capitania, porém, ainda era a Vila Bela da Santíssima Trindade. Somente em agosto de 1835, Cuiabá se tornou a capital da então província de Mato Grosso, que se transformaria em Estado com a proclamação da República.

Após o fim da Guerra do Paraguai, a cidade desenvolveu a sua infraestrutura. No final da década de 1930, com a política de integração nacional do governo federal e o programa "marcha para o Oeste", Cuiabá ganhou a sua primeira avenida, a Getúlio Vargas, além de novos edifícios e rodovias.

Entre 1970 e 1975, quando o Governo Federal incentivava o povoamento do interior do País, a população passou de 83 mil para 127 mil habitantes. A capital de Mato Grosso tem 569.830 mil habitantes e sua área é de 3.495,424  km2 (fonte: IBGE 2013).

Ainda resta, porém, esclarecer o significado do nome "Cuiabá". Há várias versões para ele e nenhuma é tida como definitiva. A mais tradicional diz que vem do local chamado "Ikuiapá" onde os índios bororos pescavam com uma flecha-arpão, que em sua língua chama-se "Ikuia", sendo "pá" o designativo de lugar.

Para outros, o termo deriva de "kuyaverá", palavra guarani que se traduziria por "rio da lontra brilhante". Teodoro Sampaio (1855-1937), grande estudioso do tupi, afirmava que, se o nome tivesse origem nesta língua indígena, poderia significar "homem que faz farinha", "farinheiro", pois "cui" é "farinha" e "abá" homem.

Finalmente, convém lembrar que o célebre cientista alemão von Martius(1794-1868), que realizou uma grande expedição pelas selvas brasileiras, traduziu o termo como "fabricante de vasilhas", decompondo-o em "cuia" (vasilha) e "abá" (criador), atribuindo-o a outro dialeto das tribos locais.

Que cidade era a capital de Mato Grosso antes?

No ano de 1748, ao ser desmembrado da capitania de São Paulo, nascia a Capitania de Mato Grosso, hoje uma das 27 unidades federativas do Brasil, que neste 9 de maio comemora 268 anos de criação. Apenas quatro anos depois, em 1752, foi fundada a primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade.

Que cidade era a capital do estado de Mato Grosso antes da criação do Mato Grosso do Sul Cuiabá?

Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade).