Que impactos ambientais são gerados pela utilização de combustíveis fósseis?

Os combustíveis fósseis (carvão mineral, gás natural e o petróleo) estão entre os principais causadores das mudanças climáticas e sua aceleração. Parar a sua exploração é urgente. Assim como é urgente o início de uma transição energética. Energias renováveis (como a éolica e a solar) devem substituir os combustíveis fósseis que devem permanecer no chão.

Saiba, agora, por que defendemos isso:

  • poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
  • A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asmadoença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
  • Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Com informações do Bioblog

São vários os problemas causados pelos gases liberados com a queima dos combustíveis fósseis, entre eles a poluição do ar e o aquecimento global.

Os combustíveis fósseis mais comumente conhecidos são o carvão mineral, o petróleo e o gás natural. Todos têm origem a partir da decomposição de resíduos orgânicos e embora apresentem diversos aspectos que vão na contramão da sustentabilidade, os combustíveis fósseis ainda permanecem em evidência, sendo, ainda muito utilizados para movimentar motores, aquecer materiais e produzir energia.

Por serem de origem de matérias-primas que demoram milhões de anos para serem originadas, são considerados recursos naturais não renováveis. E, para se ter ideia, estima-se que os utilizados atualmente são originados de matérias-primas de 65 milhões de anos atrás. Além da questão de não serem renováveis, os combustíveis fósseis causam danos ao meio ambiente.

o termo combustível fóssil é novo para você? A gente explica mais. leia nosso post: Diferenças entre o combustível fóssil e o biocombustível

Impactos ambientais causados pelo uso de combustíveis fósseis

  • A poluição ambiental é uma das grandes desvantagens do uso de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono, gás liberado durante a queima desse tipo de combustível é o principal responsável pelo aquecimento global.
  • O dióxido de enxofre, um dos poluentes liberados também na combustão de combustíveis fósseis é a causa principal da chuva ácida. Esse fenômeno pode levar à destruição monumentos feitos de alvenaria ou mármore e culturas agrícolas.
  • A poluição originada a partir de automóveis (que utilizam combustíveis fósseis) e usinas de carvão pode causar sérios riscos à saúde. As doenças relacionadas à poluição variam de leve a grave e podem afetar significativamente a qualidade de vida. A poluição do ar pode resultar em asma, doença pulmonar obstrutiva crônica ecâncer de pulmão. A exposição prolongada pode aumentar as infecções respiratórias na população em geral. As crianças e os idosos são mais vulneráveis a partículas finas e outras substâncias tóxicas no ar.
  • Os combustíveis fósseis costumam ser transportados para o local desejado por meio de navios. É comum ouvir falar sobre vazamentos em petroleiros ou navios carregados de óleo cru para ser refinado. A consequência disso é que o petróleo contém algumas substâncias tóxicas que, quando misturadas com água, causam sérios impactos à vida aquática.

Se você ficou na dúvida de como poderia abastecer seu carro sem usar um combustível fóssil, que tal aprender um pouco mais sobre o Etanol? Leia nosso post: Abastecer com etanol: mitos e verdades.

Como você pode ajudar a preservar o meio ambiente?

Imagine que, em todo este cenário, você pode fazer a diferença. Pense que seu dia-a-dia, por si só já pode causar um impacto positivo no Planeta Terra. Gostou?

Então veja as Onze maneiras fáceis de você ajudar a salvar o planeta.

Que impactos ambientais são gerados pela utilização de combustíveis fósseis?

Tags: biocombustívelcarvãocombustível fóssiletanolgasolinameio ambientemineraçãopoluiçãopreservaçãosustentabilidade

Quais os impactos ambientais do uso dos combustíveis fósseis?

Em síntese, a queima de combustíveis fósseis pode causar graves danos ao meio ambiente e à saúde humana. Problemas respiratórios causados pela emissão de poluentes atmosféricos, como monóxido de carbono, além de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida, advém dessa fonte de energia.

Que impactos ambientais são gerados pela utilização de combustíveis fósseis Brainly?

Um dos principais problemas ambientais decorrentes da utilização destes combustíveis é a poluição atmosférica causada pela emissão de gases como os óxidos de enxofre e nitrogênio e dos gases estufa, como o dióxido de carbono e o metano.

Quais são as consequências econômicas e ambientais do uso de combustíveis fósseis?

O principal problema gerado pela queima de combustíveis fósseis é o resto que sobra da combustão. O gás carbônico é o principal componente resultante que fica suspenso na atmosfera, a grande concentração deste gás leva à poluição do ar, altamente prejudicial à saúde humana, animal e ao meio ambiente.

Quais são os impactos ambientais causados pela gasolina?

Além disso, o processo de combustão de gasolina também leva à emissão de dióxido de enxofre e de óxidos de nitrogênio, contribuintes da chuva ácida. Outro impacto negativo do uso de gasolina para o meio ambiente é a intensificação do efeito estufa e, consequentemente, do aquecimento global.