Que parte da célula controla a entrada e a saída de substâncias * imagem sem legenda citoplasma núcleo membrana celular mitocôndria?

Que parte da célula controla a entrada e a saída de substâncias * imagem sem legenda citoplasma núcleo membrana celular mitocôndria?

Como a membrana celular faz o controle da entrada e saída de substâncias da célula?

A membrana plasmática é permeável a algumas substâncias, por isso dizemos que a membrana tem permeabilidade seletiva. A entrada e saída de substâncias por ela é constante. A membrana permite que substâncias como água, oxigênio e hormônios entrem na célula e permite que os excretas produzidos pela célula saiam.

Qual é a composição da membrana plasmática?

Os principais componentes da membrana plasmática são os lipídios (fosfolipídios e colesterol), as proteínas e os grupos de carboidratos que estão anexados a alguns lipídios e proteínas. Um fosfolipídio é um lipídio composto por glicerol, duas caudas de ácido graxo e uma cabeça com um grupo de cadeias de fosfato.

Como funciona o processo de entrada e saída de elementos na célula?

Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo. Os processos de endocitose e exocitose garantem, respectivamente, a entrada e saída de macromoléculas e outras partículas.

Quais as moléculas que formam a membrana plasmática e quais as suas funções?

A membrana plasmática é formada, principalmente, por lipídios e proteínas. Os lipídios atuam garantindo a estrutura da membrana, enquanto as proteínas estão relacionadas com as principais funções desempenhadas por essa estrutura celular.

Que parte da célula controla?

Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear. Células apresentam membrana plasmática, citoplasma e material genético, o qual pode estar ou não no núcleo. A membrana plasmática da célula é responsável por controlar o que entra e o que sai, funcionando como uma barreira seletiva.

Que parte da célula controla a entrada e a saída de substâncias * 1 ponto imagem sem legenda a citoplasma B Núcleo C membrana celular D mitocôndria?

A membrana plasmática, membrana celular ou plasmalema é um envoltório fino, poroso e microscópico que reveste as células dos seres procariontes e eucariontes. É uma estrutura semipermeável, responsável pelo transporte e seleção de substâncias que entram e saem da célula.

Qual a estrutura celular responsável por controlar os meios LEC e Lic?

Membrana Plasmática: … Existe, na superfície das células, uma camada muito viscosa denominada membrana plasmática ou celular que separa o meio intracelular do extracelular e é a principal responsável pelo controle de penetração e saída de substâncias da célula.

Qual a função da membrana celular?

A membrana celular tem a capacidade de controlar o que entra e o que sai da célula. É uma camada tão fina que somente pode ser visualizada com o uso de um microscópio eletrônico. É caracterizada como um fluído bidimensional que possui a capacidade de alterar sua forma.

Como se movimenta a água através das membranas celulares?

A água se movimenta livremente através das membranas celulares. Esse movimento se faz do local de menor concentração de solutos (pois é o local de maior concentração de água!) para o local de maior concentração. A pressão com a qual a água é forçada a atravessar a membrana é conhecida por pressão osmótica.

Quais são as proteínas presentes na membrana celular?

De maneira geral, as estruturas proteicas presentes na membrana celular dividem-se em: Proteínas transmembranas: são as proteínas que que atravessam a bicamada lipídica de lado a lado, porque são capazes de se ligar aos próprios lipídios.

Quais são as substâncias utilizadas pela célula?

Ela é utilizada pela célula para o transporte de substâncias importantes para o seu metabolismo do meio exterior para o interior das células. Elas realizam o transporte inverso ao levar para o exterior da célula as secreções indesejadas.

Por meio destes exercícios sobre biologia celular, você avaliará seus conhecimentos sobre as células, suas estruturas e principais funções. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos

A Biologia Celular, ou citologia, é a parte da Biologia responsável por estudar o funcionamento das células e suas estruturas. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica corretamente o nome do pesquisador que denominou essas estruturas funcionais dos seres vivos de células.

a) Theodor Schwann.

b) Mathias Schleiden.

c) Rudolf Virchow.

d) Robert Hooke.

e) Walther Flemming.

A Teoria Celular pode ser resumida, atualmente, em três pontos principais. Analise e marque a alternativa que não apresenta uma afirmação relacionada com essa teoria.

a) Todos os seres vivos são formadas por uma ou mais células.

b) Todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo.

c) As células são as unidades funcionais dos organismos vivos.

d) Uma célula só pode originar-se de outra existente.

Costuma-se dizer que as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo. Entretanto, não são todas as células que apresentam um núcleo definido e delimitado por membrana nuclear. Baseando-se nisso, o mais correto seria afirmar que todas as células possuem membrana, citoplasma e material genético.

As células que apresentam núcleo definido são chamadas de

a) autotróficas.

b) heterotróficas.

c) eucarióticas.

d) procarióticas.

e) termófilas.

A membrana plasmática é encontrada em todas as células e apresenta como função principal controlar a entrada e a saída de substâncias no interior dessa estrutura. Essa membrana é formada por uma bicamada fosfolipídica onde estão inseridas algumas proteínas. O modelo que descreve a estrutura da membrana plasmática recebe o nome de:

a) modelo de permeabilidade seletiva.

b) modelo de organização membranar.

c) modelo fosfolipídico.

d) modelo do mosaico fluido.

e) modelo celular.

(Enem) A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores.

Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?

a) Lisossomo.

b) Mitocôndria.

c) Peroxissomo.

d) Complexo golgiense.

e) Retículo endoplasmático.

Qual das estruturas relacionadas a seguir está presente tanto em células procariontes como em células eucariontes?

a) Mitocôndria

b) Complexo golgiense

c) Lisossomo

d) Ribossomo

e) Peroxissomo

De acordo com a teoria celular, quais dos organismos a seguir não poderiam ser considerados seres vivos:

a) Bactérias

b) Protozoários

c) Algas

d) Vírus

e) Fungos

Analise atentamente as alternativas seguintes e marque aquela que indica a função do nucléolo.

a) Controlar todas as atividades celulares.

b) Promover a secreção de substâncias.

c) Garantir a síntese de lipídios.

d) Formar as subunidades ribossomais.

e) Realizar a fotossíntese.

A membrana plasmática é uma estrutura que separa o interior da célula do ambiente externo. As propriedades da membrana plasmática permitem que algumas substâncias entrem com mais facilidade para o interior célula do que outras. Essa capacidade é chamada de:

a) Potencial osmótico.

b) Impermeabilidade celular.

c) Permeabilidade seletiva.

d) Capacidade de difusão.

e) Potencial ativo.

(FCM-PB) Considere os seguintes constituintes celulares:

03. Parede celular

05. Membrana plasmática

06. Carioteca

07. DNA

08. Ribossomos

10. Mitocôndrias

12. Cloroplastos

Entre as alternativas, assinale a soma da sequência representativa de estruturas ausentes nas bactérias:

a) 30

b) 21

c) 28

d) 22

e) 51

Marque a alternativa em que a organela celular e sua função não estão relacionadas adequadamente:

a) Mitocôndria - respiração celular

b) Cloroplasto - fotossíntese

c) Lisossomo - síntese proteica

d) Complexo golgiense - secreção celular

e) Retículo endoplasmático liso - síntese de lipídios

(UFSC) Assinale a alternativa correta.

a) A membrana citoplasmática é exclusiva de células de vegetais.

b) O cloroplasto é responsável, exclusivamente, pelo armazenamento de nutrientes na célula.

c) A parede celular está presente nas células de animais e vegetais.

d) A mitocôndria é responsável pela respiração celular e pode ser encontrada em células de animais e vegetais.

e) O núcleo está presente somente em células vegetais.

respostas

Alternativa “d”. Robert Hooke, ao estudar cortiça, observou que o material era formado por várias câmeras vazias, as quais ele denominou de células.

Voltar a questão

Alternativa “b”. A afirmação de que todas as células são formadas por membrana, citoplasma e núcleo não faz parte da Teoria Celular. Além disso, não se pode afirmar que todas as células possuam núcleo, pois as células procarióticas não possuem material genético delimitado por membrana nuclear.

Voltar a questão

Alternativa “c”. As células que possuem núcleo delimitado pela carioteca são chamadas de eucarióticas. Aquelas que possuem material genético disperso no citoplasma recebem o nome de procarióticas.

Voltar a questão

Alternativa “d”. O modelo do mosaico fluido é o que melhor representa a membrana plasmática e foi proposto por Singer e Nicholson. O nome desse modelo foi dado em razão da capacidade de movimentação das proteínas e lipídios nas membranas.

Voltar a questão

Alternativa “b”. Além do núcleo, o material genético pode ser encontrado em duas organelas celulares: os cloroplastos e as mitocôndrias. Os cloroplastos são encontrados exclusivamente nas células fotossintetizantes, e as mitocôndrias encontram-se em todas as células eucarióticas.

Voltar a questão

Alternativa “d”. Os ribossomos são estruturas não membranosas observadas em todos os tipos celulares. Sua função é garantir a síntese de proteínas para a célula.

Voltar a questão

Alternativa “d”. Os vírus não poderiam ser considerados seres vivos, pois não possuem células, e a teoria celular admite que todos os seres vivos são formados por células. Vale destacar ainda que alguns pesquisadores consideram os vírus como seres vivos, mesmo na ausência de células, por eles serem capazes de reproduzir-se e também por apresentarem variabilidade genética.

Voltar a questão

Alternativa “d”. O nucléolo é formado, principalmente, por RNA ribossomal e proteínas. É nele que ocorre a formação das subunidades ribossomais, as quais seguirão para o citoplasma.

Voltar a questão

Alternativa “c”. A membrana plasmática possui permeabilidade seletiva, pois ela consegue controlar o que entra e o que sai da célula.

Voltar a questão

Alternativa “c”. Parede celular (não celulósica), membrana plasmática, DNA e ribossomos são estruturas observadas em células bacterianas, ou seja, células procariontes.

Voltar a questão

Alternativa “c”. O lisossomo relaciona-se com a digestão intracelular. A síntese de proteínas é realizada pelos ribossomos.

Voltar a questão

Alternativa “d”. A letra “a” está incorreta, pois todas as células possuem membrana plasmática, também chamada de membrana citoplasmática. A letra “b” está incorreta, pois o cloroplasto participa do processo de fotossíntese. A letra “c” está incorreta, pois a parede celular é ausente em célula animal. A letra “e” está incorreta, pois todas as células eucariontes possuem núcleo.

Voltar a questão

Que parte da célula controla a entrada e a saída de substâncias * imagem sem legenda citoplasma núcleo membrana celular mitocôndria?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Que parte da célula controla a entrada e saída?

A principal função da membrana é garantir o que entra e o que sai da célula. Substâncias podem entrar e sair da célula através da membrana por meio do transporte passivo ou ativo.

Quem controla a entrada e saída de substâncias?

A membrana plasmática atua nas células como uma barreira que controla a entrada e saída de moléculas. O transporte de substâncias pela membrana pode ser ativo, quando há gasto de energia, ou passivo, quando não há gasto de energia.

Que parte da célula controla a entrada?

Permeabilidade Seletiva A membrana plasmática permite e controla da entrada e saída de outras substâncias, além da água, da célula. Algumas células têm que trocar substâncias de modo rápido. Tanto para liberar hormônios e transmissores para outras células. Mas também bombas de íons que são proteínas transmembrana.

Que parte da célula controla a entrada e a saída de substâncias * imagem sem legenda?

As células possuem um mecanismo que controla a entrada e a saída de substâncias, sendo que esse mecanismo é realizado pela membrana plasmática, também conhecida como plasmalema, sendo que ela é uma estrutura que delimita o espaço das células vivas, tanto as células procarióticas quanto as células eucarióticas.