Quem chegou ao Brasil em 1500?

O Descobrimento do Brasil, ou a chegada e início da conquista dos portugueses das terras a oeste da África, ocorreu oficialmente em 22 de abril de 1500, com uma esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral. Existem indícios de que não foram os portugueses, tampouco Cabral, os primeiros homens do continente que se conhece hoje como Europa a pisar em solo brasileiro. Há diversas histórias sobre esse assunto, indicando um conhecimento anterior da existência dessas terras.

Em relação à viagem de Cabral, ela foi a maior expedição organizada pelos portugueses até aquele momento. Composta por 13 embarcações, sendo 10 naus e três caravelas, Cabral partiu de Lisboa em 09 de março de 1500, sob o olhar de milhares de lisboetas que foram convidados a prestigiar os grandes feitos marítimos do povo português.

O objetivo da viagem da esquadra era chegar até Calicute, na Índia, onde Cabral tinha ordens de realizar trocas comerciais com o mercado de especiarias locais. O caminho a ser traçado seria oficialmente o realizado dois anos antes por Vasco da Gama. Estavam presentes na esquadra navegadores experientes, ao contrário de Cabral, como Bartolomeu Dias, que havia sido o primeiro a comandar a travessia do Cabo das Tormentas, no sul da África.

Porém, a esquadra de Cabral não seguiu o mesmo caminho, realizando uma grande volta no Oceano Atlântico, no sentido sudoeste. Durante muito tempo, argumentou-se que Cabral teria chegado ao Brasil por acaso. Porém, pesquisas posteriores revelaram que já eram conhecidas essas terras e que o desvio do trajeto original seria uma forma de garantir o reconhecimento internacional da chegada pioneira de Portugal na região. Não houve registro de tempestades durante o trajeto, o que fundamentaria a versão do acaso da chegada, tampouco os portugueses pararam na África para se abastecerem com água potável, indicando que tinham pretensões de se deslocarem para outro local.

O que se sabe ao certo é que a viagem até o Brasil durou pouco mais de um mês. Foi financiada em sua maior parte por mercadores interessados nas riquezas provenientes do comércio com o Oriente e também por bancos de diversas localidades da Europa. Isso ocorreu em virtude dos grandes custos que Portugal teve durante um século de viagens pela costa africana.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em 22 de abril de 1500, Cabral e a tripulação avistaram um monte na costa, no local onde hoje é o sul da Bahia. Como era dia santo, em decorrência da Páscoa, denominaram o acidente geográfico de Monte Pascoal. No dia seguinte, os portugueses passaram a estabelecer contato com os indígenas que habitavam o local. Ocorreram algumas trocas de objetos entre portugueses e indígenas, bem como a realização de momentos de confraternização e festividades, com músicas e danças.

Duas missas foram celebradas no território recém-conhecido, com o objetivo de abençoar o território de acordo com os preceitos católicos e também fincar uma cruz, para marcar a posse por parte de um povo cristão. Os portugueses partiram da ilha de Santa Cruz, como haviam denominado inicialmente o Brasil, em 2 de maio com destino a Calicute. Aqui deixaram dois degradados (condenados à morte que trocavam sua pena por uma vida em terras estrangeiras) que somente entrariam novamente em contato com portugueses dois anos depois. Outros dois membros da esquadra teriam se perdido no Novo Continente.

A principal fonte de estudos dessa primeira permanência dos portugueses no Brasil é a carta escrita por Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei d. Manuel II por uma nau que se separou da esquadra para dar as boas novas do “achamento”, como se dizia à época.

Boa sorte quem não teve foi o próprio Vaz de Caminha, que morreu em Calicute nos conflitos com os mercadores muçulmanos. Porém, Pedro Álvares Cabral conseguiu realizar uma excelente troca de mercadorias, o que garantiu enormes lucros aos financiadores da expedição e a colocação do nome de Cabral na História.

––––––––––––––––––––––

* Crédito da imagem: Neftali e Shutterstock.com

Ouça este artigo:

Sempre aprendemos, desde que iniciamos nossos estudos em História, que o Brasil foi descoberto em 1500 pelo navegador Pedro Álvares Cabral. Temos que ter em mente que este foi apenas uma parte do período conhecido como Expansão Marítima e que há um grande contexto da História que precisa ser reportado para que se possa entender o chamado “Descobrimento do Brasil”.

No início do século XIV, a Europa enfrentou uma profunda crise em todos os setores. A nobreza estava dividida em conflitos e guerras. Houve, nesse mesmo período, a chamada Peste Negra, doença trazida pelos ratos e dizimou metade da população europeia. É nesse contexto que iniciam revoltas camponesas e fome. Os bens disponíveis eram restritos e levavam à conflitos entre camponeses e senhores e à estagnação. Toda essa crise contribuiu para expansão marítima. Alguns livros abordam também a importância de Dom Henrique e sua famosa Escola de Sagres e a localização geográfica que Portugal possui, facilitando as navegações.

No século XV, Portugal se torna um reino unificado e centralizado, menos sujeito a convulsão e disputas, diferente da França, Inglaterra, Espanha. Em torno do rei, se agruparam vários setores influentes como a nobreza e a burguesia, no qual as duas eram favorecidas pela expansão.

Para os comerciantes havia a perspectiva de um bom negócio; para o rei, era a forma de conseguir novas fontes de renda (Mercantilismo); para nobres, servir a Coroa era sinal de recompensa. Para complicar, em 1453, os turcos ocupam a cidade de Constantinopla, fechando o caminho pelo Mar Mediterrâneo para chegar até as Índias. Assim, os portugueses também tinha a necessidade de encontrar uma nova rota para chegar até as Índias. Em 1499, Pedro Álvares Cabral foi enviado às Índias e, no dia 22 de abril de 1500, chegou na região da atual Porto Seguro (Bahia), que recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz, pois se pensava que era uma ilha, mudando para Terra de Santa Cruz e, finalmente, Brasil.

Quem chegou ao Brasil em 1500?

Chegada de Pedro Álvares Cabral na região de Porto Seguro (BA). Pintura de Oscar Pereira da Silva, 1904.

Não há ainda uma certeza se o desvio de rota feito por Cabral até as terras brasileiras foram propositais ou não. As evidências apontadas pelos historiadores é que o navegador veio até o Brasil propositalmente, pois há registros de que antes de Cabral já havia vindo outros europeus.

Mesmo com as novas terras, Portugal continua com o comércio nas Índias, pois as especiarias lá encontradas eram bastante lucrativas. Ainda não havia sido achado ouro no Brasil, somente o pau-brasil era explorado, pois sua madeira era muito valiosa e sua tinta era comercializada na Europa. Assim, se deu o escambo, que era a troca entre os nativos e os portugueses: os nativos recebiam dos últimos objetos desconhecidos para eles como espelho, apitos, espadas de ferro e, em troca, os portugueses recebiam o trabalho na extração da madeira e o carregamento até as caravelas, ou seja, mão de obra nativa. Foi somente em 1530 que se iniciou a colonização.

Portanto, se percebe que a origem do Brasil está na Expansão Marítima e na busca por metais preciosos, tendo o apoio, principalmente, da burguesa lusa. Da mesma maneira, os historiadores discordam do termo “descobrimento do Brasil”, ainda muito utilizado e trabalhado nas salas de aula, ao passo que já havia uma população nativa no novo território. Assim, o termo que mais se aproxima da historiografia atual é "chegada dos portugueses ao Brasil".

Referências bibliográficas:

DEL PRIORE, Mary, VENANCIO, Renato. Uma Breve História do Brasil. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.

DORÉ, Andréa. Antes de Existir o Brasil: os portugueses na índia entre estratégias da Coroa e táticas individuais. HISTÓRIA, São Paulo, 28 (1): 2009.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1996.

COSTA, Marcos. A História do Brasil para quem tem pressa. Rio de Janeiro: Valentina, 2016.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/descobrimento-do-brasil/

Quem chegou no Brasil no ano de 1500?

A chegada dos portugueses ao Brasil foi parte do processo das grandes navegações. Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Quem chegou em 1500?

22 de abril de 1500: quando Pedro Álvares Cabral e a expedição de portugueses chegaram ao território brasileiro.

Quem foi a primeira pessoa a chegar no Brasil?

A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.

Por que o Brasil foi descoberto em 1500?

O fato é que Pedro Álvares Cabral e suas 13 caravelas, pelas explicações oficiais, iam para as Índias abrir entrepostos comerciais, mas deram cá por essas terras. E deu no que deu. A Música do Dia é O Descobrimento do Brasil, do Legião Urbana.